Slider

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Brownie de Caneca Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo


 

Com a proximidade da Páscoa a única coisa que consigo pensar é chocolate! Chocolate!
E para não abusar, nada melhor do que preparar uma receita de apenas uma porção, não é mesmo? 
Esse brownie ficou delicioso e é sem dúvida o melhor bolinho de caneca que já fiz. Quentinho, com o chocolate derretido e os pedacinhos de nozes... só provando mesmo para matar a vontade! :)
 
 
O Melhor Brownie de Caneca Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos
Fonte: inspirado nessa receita.

Já testei essa receita com diversas substituições (alterando o tipo de leite, de açúcar, farinhas, entre outros) e na minha opinião, essa é a mistura perfeita - mais saborosa e com a melhor textura!

1 c. (sopa) cheia de farinha de arroz
1 c. (sobremesa) de flocos de quinoa
2 c. (sopa) rasa de amido de milho
2 c. (sopa) de cacau em pó 100% sem açúcar
1 c. (sopa) de açúcar mascavo
2 c. (sopa) de açúcar demerara
4 nozes picadas
2 c. (sopa) de chocolate meio amargo em barra sem glúten sem lactose picado (usei Belcolade)
2 c. (sopa) de óleo de coco
5 c. (sopa) de leite de coco
obs. não vai fermento.

1. Misture todos os ingredientes secos. Acrescente o óleo de coco e o leite de coco e mexa bem.
2. Coloque a misture em uma caneca grande (no mínimo 300 ml de capacidade - usei uma caneca de sopa que é mais larga) e leve ao micro-ondas por 1 minuto, 1 minuto e meio aproximadamente. Cuidado para não deixar tempo demais, o brownie deve ficar úmido.  Sirva em seguida.

Importante: o tempo de micro-ondas é rápido mesmo, não temos ovo para cozinhar e nenhum outro ingrediente cru que necessite de grande tempo de cozimento, percebem? Então não deixe tempo demais, caso prefira coloque 1 minuto, verifique se está bom e caso não esteja coloque por mais tempo. Na primeira foto é possível ver direitinho o ponto correto: bem úmido!

 
Massa antes e depois de ir ao micro-ondas.
 
 
Espero que gostem!

Beijos

58 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Stela!
      É uma receita de caneca, rende apenas 1 porção.
      Beijos

      Excluir
  2. Fazendo uma pesquisa de receitas para meu niver conheci o blog e tô amando como e bom trocar dicas,receitas,produtos,... Tenho uma duvida o soro do leite que vejo em rotulos de alguns produtos contem lactose? Daqui a pouco vou dividir minhas receitas com vcs

    ResponderExcluir
  3. Olá. Gosto muito do blog, tenho recomendado para várias pessoas. Muito boa receita! Pelo que posso substituir a quinoa? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Selma! Se você não tiver problemas com glúten, pode colocar flocos de aveia. Ou senão, flocos de amaranto ou de arroz. Beijos

      Excluir
    2. A quinoa não tem de ser cozinhada primeiro?
      Obrigado pela óptima receita, beijinho

      Excluir
    3. Olá! Não, porque a quinoa utilizada na receita é a quinoa em flocos e não em grãos.
      Beijos! :)

      Excluir
  4. OI Monalisa!!!
    Que maravilha é essa? Delícia de receita, sem nada de origem animal. Amei!! Eu fiz e ficou divino! Vou te mandar a foto.
    Achei que fosse te encontrar no curso que vai dar, mas não consegui vaga!!! :( Uma pena! Se conseguir, nos encontramos fora de lá.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! Que bom que você fez e gostou! Que pena que não vamos nos ver no curso! Mas com certeza vou querer te ver, vou te mandar um e-mail para combinarmos! :) Beijão, saudades!

      Excluir
  5. Sabem Como salvei o arquivo dessa receita? Brownie de Caneca Free Free Free

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe se ao invés do microondas poderia se usar o forno elétrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda não fiz no forno, mas acredito que fique bom sim. Só tome cuidado para não ultrapassar o tempo e deixar o brownie ressecado, ele assa rápido e deve ficar bem úmido. Beijos

      Excluir
  7. Posso substituir o amido de milho por alguma outra coisa? Não posso nada de milho, arroz, batata, soja, glúten, lactose... Obrigada pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giselle! Coloque no lugar 1 c. (sopa) de farinha de arroz e 1 c. (sopa) de polvilho doce.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Monalisa,
    Fiz aqui em casa e só eu gostei! hahaha Minha família não é muito light. Olha, gostei do sabor! Lógico que não é sabor de brownie tradicional bem gordo, né, mas ficou bem legal! Um sabor diferente. Fiquei pensando, a minha farinha de arroz é muito forte, ela marcou bastante na receita, eu usaria menos ou outra, tipo a de coco. Vc já usou essa? Pra complementar e suavizar esse gosto fiz uma calda de whey de baunilha por cima. Ficou MUITO parecido com brownie e sorvete. Muito legal!!!!
    :D
    Obrigada!!!
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa, que pena que sua família não gostou! rsrs Mas mesmo assim fico feliz por saber que você gostou! :)
      Eu ainda não fiz com a farinha de coco, mas sem dúvida vai deixar um gostinho muito bom!
      Que delícia deve ter ficado com a calda, ótima ideia!
      Beijão!

      Excluir
  9. Noooosssaaaaa... que incrívellll essa receita!!! confesso que não botei uma fé que daria certo!!! aí resolvi fazer!!! e não só deu certo como ficou incrível!!!! nossa, amei... as únicas mudanças que fiz foi usar polvilho doce no lugar do amido de milho, e coloquei 1 colher de sopa de mel no lugar do açúcar demerara!!!! Nossa, apaixonei!!! obrigadaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeeeeeee, que delícia! Fico super feliz!!! <3 Você se apaixonou pela receita e eu me apaixonei pelo seu comentário! Beijão

      Excluir
  10. Acabei de fazer e ficou muito bom! Usei óleo de girassol pq não tinha o de coco, e diminui meia colher na receita. Não tinha nozes e usei macadamia e castanha de caju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cibele! Obaaa, maravilha! :) Que bom que gostou! Muito obrigada pelo retorno! Beijão

      Excluir
  11. E se eu fosse fazer em uma quantidade maior, você recomendaria o microondas também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Tanto faz, você pode usar o micro-ondas ou o forno. O uso do micro-ondas nessa receita é pela questão da praticidade e do tempo de preparo, já que é apenas 1 porção. Mas dá certo preparar no forno também. Só tome cuidado em ambos os casos para não passar do ponto e assar demais, senão vai perder a textura de brownie. Beijão

      Excluir
  12. Delicioso.. é o que posso dizer...

    Descobri a IL e a IG recentemente, e como a soja tb não cai bem... tenho tentado inventar coisas novas...

    Tudo bem que fiz umas alterações:

    Coloquei apenas 1 col do Demerara (nenhuma de mascavo), assei no forno convencional, e no lugar das nozes, coloquei um mix de castanha do pará, castanha de caju, amendoim e uva passa escura.

    DE-LI-CI-O-SOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Grata pelas dicas...

    Bjim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Esse mix deve ter dado um tchan a mais, hein! :) Adorei!
      Obrigada pelo comentário, adorei saber que você gostou!
      Beijão

      Excluir
    2. Modéstia à parte, deu sim... e olha que o pessoal que provou amou e só contei que era sem tudo isso depois que provaram e aprovaram rs... Muito grata!

      Excluir
  13. Oi Monalisa! Entrei no mundo da APLV mês passado, pois meu filho de 2 anos e meio desenvolveu a alergia e agora estou em busca de alternativas para substituir os alimentos que, na maioria das vezes, tem o leite de vaca em sua fabricação. Amanhã tem festinha na escola e já estava aflita por não saber o que fazer para ele não ficar apenas vendo os amigos comerem o bolo... Eis que entro aqui no seu blog e encontro essa receita maravilhosa (e rápida, o que também é super importante! rs). Hoje minha peregrinação foi em busca dos ingredientes. Pela falta de experiência no assunto, ainda não descobri os lugares em que os encontro com mais facilidade. Mas desses ingredientes, só não consegui o óleo de coco. Encontrei o óleo de gergelim... resolvi experimentar, usei somente 1 colher e ficou ótimo! Já o chocolate, usei o que tinha em casa, à base de soja, Choco Soy, da Olvebra. Pronto! O problema foi resolvido! Meu filho vai ter um bolinho de chocolate para comer em comemoração ao aniversário da amiga e a mamãe aqui está feliz da vida por poder proporcionar isso a ele. Obrigada a você por dividir essas receitas e facilitar a vida de quem ainda está tentando assimilar essa restrição alimentar. Eita coisa difícil que é pra uma mãe ver um filho querendo comer algo e não poder dar! Claro que no dia a dia prefiro dar frutas e refeições bastante equilibradas, mas em ocasiões como essas, não dá pra privar o pequeno de um bolinho ou doce. Afinal, criança gosta, com ou sem alergia alimentar. Obrigada mais uma vez e parabéns pela sua iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Virginia, foi um prazer imenso ler o seu comentário! Muito obrigada por doar um pouquinho do seu tempo e vir aqui me contar tudo isso. Saiba que fico muito feliz e imensamente agradecida! Espero que seu filho aprove o bolinho e aproveite bastante a festinha na escola! Um abraço bem apertado em você! :)

      Excluir
  14. Que delícia! Só usei duas colheres de açúcar mascavo, não coloquei o demerara e não coloquei o chocolate, pois não tinha, mas mesmo assim ficou muito saboroso. Parabéns pela receita e pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Eeeeeee, que bom que você gostou!
      Muito obrigada e grande beijo! :)

      Excluir
  15. Ficou muito bom! Matou minha vontade de doce na TPM :)

    ResponderExcluir
  16. Olá Monalisa! Quero fazer a receita. Onde vc comprou o chocolate Belcolade? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula! Comprei na loja física da Central do Sabor (www.centraldosabor.com.br). Beijos

      Excluir
    2. Olá,Monalisa!
      Preciso saber como fazer do tamanho de um bolo,e substituindo os açúcares pelo adoçante sucralose líquido(gosto mais doce que os tradicionais,rsrsrs) e também trocando o amido de milho por outro ingrediente já que faço dieta zero carboidrato e baixo índice glicêmico.Se puder me enviar a receita com as substituições p/ fazer na caneca,seria ótimo!!!
      Obs:Posso usar o chocolate em barra 70% cacau.
      Grata,bjs

      Excluir
    3. Olá, Teresa! Será necessário testar essas substituições, não tenho como te mandar uma receita pronta, já que nunca testei. Quando fizer, compartilhe o resultado conosco. Beijos

      Excluir
  17. Só dá pra sentir gosto do leite de côco. Não gostei. Posso substituir por leite desnatado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Drielly! Tudo bem? Você não deve ter utilizado o cacau 100%, né? O gosto do cacau é extremamente forte, não dá para sentir somente o leite de coco. Você pode substituir o leite de coco por qualquer "leite" vegetal ou leite desnatado, fica ao seu critério. Beijos

      Excluir
  18. Karina mãe do Gus ;)28 de julho de 2016 às 21:55

    Ola, estou chegando agora no blog , resultado de procura para a festinha do meu bebe hiper alergico...ADOREI!!! Parabens e obrigada pelas dicas e receitas, me ajudou muito!!
    Esta receita pode ser feita em proporção maior ou ficaria fora do ponto ?? Continuarei seguindo.. bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina! Fico muito feliz de saber que as receitas te ajudaram, obrigada por vir me contar! :)
      Eu nunca testei essa receita em proporções maiores, acredito que dá certo sim, mas só teremos certeza testando. Grande beijo e qualquer dúvida fique a vontade para mandar um comentário!

      Excluir
  19. você tem página no facebook? AMEI seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa! Oba, muito obrigada! Tenho sim: https://www.facebook.com/diariosemlactose/
      Beijos!

      Excluir
  20. Amei , muito rápido e muito gostoso , com sabor de brownie mesmo. Fiz com água por não ter leite de coco. Depois vou tentar adaptar pra fazer brownie na forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Que bom que gostou, fico feliz! Depois me conta se deu certo a adaptação na forma. Grande beijo!

      Excluir
  21. Fiz com adoçante, ficou excelente, parabéns pela receita!!!

    ResponderExcluir
  22. Acabei de comprar os ingredientes e fazer... ficou simplesmente ÓTIMO!!! amanhã vou receber uma amiga para jantar que é intolerante ao Glúten e a lactose , acho que vou fazer bonito!!! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, você vai arrasar! Que bom que gostou! Depois me conta se sua amiga também curtiu! Beijos

      Excluir
  23. Boa noite. Descobri a pouco minha IL, estou me adaptando. Nao posso com nada de amido, polvilho, nada derivado da mandioca. Posso substituir o amido de milho por qual ingrediente?
    Ah, obrigada por seu blog, está me ajudando bastante nessa nova adaptaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se puder batata, utilize fécula de batata.
      Fico feliz de saber que o blog está te ajudando, grata pelo seu comentário!
      Beijos

      Excluir
  24. Oq posso usar pra substituir os flocos de quinoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aveia em flocos (se for celíaca, utilizar aveia sem glúten) ou flocos de amaranto. Beijos

      Excluir
  25. Achei a receita muito legal,porém, achei mais legal ainda, dia atenção para com os seus leitores! 😙

    ResponderExcluir
  26. Amei a receita já fiz e ficou perfeito. No caso eu fiz pro meu filho que não pode comer nada de leite então eu não coloquei a barra de chocolate e pra não ficar amargo eu aumentei uma colher de cada açúcar. Obrigada pela receita maravilhosa e fácil de fazer fiquei tão feliz com o resultado que acabei saindo da dieta por causa desse brownie kkkk

    ResponderExcluir
  27. Show! Melhor textura que já testei de brownie. Uma delícia.

    ResponderExcluir