Slider

domingo, 10 de outubro de 2010

O começo de tudo

O que fazer quando passamos a vida inteira comendo de tudo e de uma hora para a outra somos obrigados a mudar nossos hábitos?



A resposta para esta pergunta é: arregaçar as mangas e parar de se lamentar! Se xorôrô cura-se IL, eu já teria me curado assim que descobri este problema! rsrs

O engraçado é que assim que descobri o motivo das minhas diarréias eternas, enjôos, cólicas, etc etc etc eu fiquei feliz! Uma mistura de felicidade com alívio por finalmente saber o que eu tinha. O xorôrô só começou depois de um tempo, quando me dei conta da mudança que isso ia gerar...

Descobri ser intolerante à lactose aos 24 anos. Foi uma longa trajetória até o diagnóstico correto. Estava passando mal por muito tempo, exatos três anos. Antes de chegar ao estado crítico, as crises iam e vinham. Como na época eu trabalhava demais e ainda fazia faculdade a noite, as crises de diarréia, enjôos, fraquezas eram explicadas pelos médicos como sintomas emocionais.

Fiquei muito tempo sem saber o que eu tinha, até o dia em que fui a uma médica otorrinolaringologista porque estava com fortes crises de rinite (tive rinite a vida inteira). Essa médica me passou um exame de intolerância à lactose porque disse que vinha observando a ligação da intolerância a lactose com fortes crises de rinite em alguns pacientes. Isso ocorreu a quase um ano e meio atrás.

Muita coisa mudou na minha vida e continua mudando. O fato de não poder comer certos tipos de alimentos não é tão simples como pode parecer. Isso interfere e muito na vida das pessoas, principalmente na vida social.

Antes de mais nada, entenda o que é Intolerância a Lactose, saiba o que ocorreu com o seu organismo. O guia essencial para o IL é sem dúvida o site Sem Lactose.

Estou criando O Diário de Receitas Sem Lactose para compartilhar com todos as minhas experiências. Graças a IL descobri o quanto eu gosto de cozinhar e como isso ajudou na minha adaptação. Fique a vontade para enviar sua dúvida, comentário ou experiência!

Seja bem-vindo(a)! =)

23 comentários:

  1. Oi Monalisa, descobri que sou IL há 2 meses. No meu caso tive prisão de ventre, fortes dores do lado direito do abdome e até hoje ainda estou fazendo exames para ver direito essa dor que sinto (as vezes). Melhorou muito depois que comecei a tomar Metamucil para funcionar o intestino. Vou viajar para Orlando/Florida ano que vem e suas dicas serão úteis.Um grande abraço. Mônica Fukai

    ResponderExcluir
  2. Olá Monica! Fico feliz que minhas dicas serão úteis! Quando vc voltar de viagem, me conta como foi, nos EUA tem muita opção de produtos sem lactose, se tiver oportunidade vá no mercado Whole Foods, ele só vende produtos orgânicos e possui muita coisa para alérgicos, é o paraíso! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. A minha história é bem parecida com a sua a diferença é que eu descobri a minha intolerância aos 11 anos. Estou adorando as suas dicas

    ResponderExcluir
  4. Oi Monalisa! Então... estou na fase de apatação a nova vida, meio xororô misturado com alívio também...rs O meu maior problema tem sido "os Outros", ou seja, quando sou convidada para um jantar ou almoço na casa de alguém, ou um aniversário. É chato ter que ficar recusando tudo e explicando... aff!!! Como lidar??

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa, é preciso ter paciência e infelizmente recusar os alimentos que vc não pode comer e explicar aos outros sobre a IL para que eles entendam que não é "frescura". Fique tranquila porque vai chegar uma hora que vc vai saber o "texto explicativo sobre a IL" na ponta da língua, rsrs. Se Planeje antes de sair para ir a uma festa ou qualquer outro evento. Coma antes de sair de casa e leve alguma coisa fácil na bolsa como barrinhas de cereais, cookies, etc. Se for almoçar ou jantar na casa de alguém converse sobre o cardápio, se ofereça para levar alguma coisa que vc possa comer, as pessoas que não estão acostumadas a receber pessoas com restrição alimentar ficam assustadas e não sabem por onde começar, então só depende da gente explicar e passar segurança para que o jantar não se torne algo muito preocupante ao ponto da pessoa não te convidar de novo. Fique tranquila que com o tempo vc vai se acostumando e as pessoas que estão próximas a vc também, tudo vai ficar bem! :) grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Monalisa! O começo é meio complicado mesmo, né? Agora é dar tempo ao tempo! Agradeço sua atenção e seu carinho! Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Ola, gente meu nome é vivianne, tenho 26 anoos e ja tenho intoleranca a lactose desde os 23 anos. Passei praticamente 1 anos sem ingerir nehum tipo de alimento com lactose e isso pra mim era horrvel. Porem procurei um gastroenterologista, que prescreveu lactose. Dai por diante nao fico sem comer em festas,aniversarios , datas comemorativas.
    ë muito bom, procurem um medico!

    ResponderExcluir
  8. Monalisa,

    Eu descobri minha IL há uns 6 anos (tinha uns 20 na época), mas acho que eu já tinha há bem mais tempo pois desde uns 12 anos que eu me lembro de passar mal com certa frequência (normalmente após o café da manhã, momento que eu tomava leite). Eu confesso que quando descobri eu também fiquei feliz, muito feliz. Hoje em dia eu não como nada que leva leite...antes, em determinadas épocas eu simplesmente não comia NADA, porque eu nunca sabia o que me fazia passar mal. Quando viajava era praticamente greve de fome com medo do que poderia acontecer. Em determinadas épocas acho que meu organismo ficava tão frágil que até com pão e água eu passava mal. Hoje, apesar de restringir muito o leite (minha intolerância não é total), eu sei que posso me jogar no resto sem medo. =)

    Obrigada por tornar a nossa vida mais fácil com receitas deliciosas.

    Abraço!
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Eu que agradeço o seu depoimento, é ótimo que as pessoas saibam que há sim uma fase bem difícil, mas que depois tudo se ajeita. :) Antes eu tinha muito medo também, hoje já estou bem mais confiante, com o tempo aprendemos a lidar. Beijão!

      Excluir
  9. Monalisa, adorei seu blog! Descobri a IL há uns 6 meses e de lá para cá minha saúde melhorou muito. Não tenho uma intolerância severa, portanto às vezes me dou o luxo de comer algo que contém leite. Sentia muita dor de estômago, má digestão, gases e dores de cabeça. Foi meu médico homeopata e naturalista que me aconselhou a deixar de consumir leite e derivados pois minhas crises estavam fortes mesmo tomando remédio. Agora levo uma vida mais confortável e com suas dicas ficará melhor ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia! Fico muito feliz de saber que você gostou do blog, muito obrigada! Precisando de qualquer coisa estou por aqui. :) Espero que o blog te ajude bastante! Beijão!

      Excluir
  10. Gostei do blog!Sou mãe de um alergico de 11 anos e queria mais informações sobre o cartão do alergico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna Paula!
      O cartão do alérgico pode ser feito através deste link http://www.specialgourmets.com/resource/chef-cards
      É só fazer o download do arquivo na língua desejada, eles disponibilizam em português, espanhol e inglês.
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá!
    Tenho IL e percebo que há sim uma grande ligação entre as crises de intolerância e a rinite. Neste final de semana pude, mais uma vez, comprovar isso. É que esqueci de ingerir a lactase antes de comer um pedaço de torta de bolacha no sábado. Resultado: fiquei enjoada e ainda tive a pior crise de rinite da minha vida no domingo, ou seja, estraguei o aniversário do meu marido e além do mal estar físico ainda fiquei com peso na consciência. certamente foi uma boa lição para que eu nunca mais esqueça deste suplemento.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu Blog, vai ajudar-me imenso a cuidar bem da minha menina pois tem receitas que ela vai adorar...
    A minha filha ten dois anos e meio e esta semana esteve internada durante 5 dias, fizeram imensos exames e analises ate que foi diagnosticado IL
    Desde que ela nasceu começou logo o nosso desalento, ela assim que ingeria o meu leite deitava-o fora de seguida e tinha sempre muitas colicas e outros sintomas comuns... na altura disseram que ela sofria de refluxo; ela começou a comer com apenas 3 meses... desde aí que tento sempre ter cuidado e cosinho o mais saudavel que posso para ela, mas ela é muito gulosa e gostava sempre dos bolinhos da mãe... iogurtes entre outras coisas... começei a desconfiar pois sempre que ela ingeria certos alimentos com lactose passava mal... mas nunca asossiei que fose IL por tambem desconhecer que ela se encontra na maior parte dos alimentos que ingerimos diariamente :(
    Esta a ser dificil ela quer continuar a comer as coisas que gosta, nao entende que nao pode é uma bébé... e eu tentando constantemente que ela prove as novas comidinhas :) as quais ela so de olhar se recusa...
    por isso digo novamente Obrigada por toda a informação e receitas postadas!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Continue estimulando a sua bebê, oferecendo as comidinhas, comendo na frente dela, que com o passar do tempo ela vai começar a entender e aceitar. É preciso paciência e perseverança, isso tudo vai melhorar! :)
      Eu que só tenho a agradecer, muito obrigada!
      Beijão

      Excluir
  13. Oi, estou aqui lendo todas as postagens do blog!!hehe
    Não sei se cheguei a comentar mas minha meta é tirar absolutamente tudo que tenha leite em 8meses, obrigada mais uma vez por toda a ajuda que seu blog vai/está me dando. Acredito que vc faz muita diferença na vida de pessoas como eu mas principalmente para pessoas que não tem outra opção e vc da uma luz para as pessoas que tem alguma restrição alimentar..
    O diferencial do seu blog é pq vc não deixou de tomar leite e derivados por opção e sim por precisão e isso eu não havia encontrado em outros blogs, suas receitas são simples e fácil de fazer, vc pensa em pessoas que não tem tanto dinheiro assim.Valeu!!!!
    Tudo de bom,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ale!
      Que comentário mais lindo, muito obrigada! <3
      Fico muito contente de saber que o blog está te ajudando! Mas também é muito importante uma orientação médica e/ou nutricional, ok?
      Muito obrigada pelas suas palavras, fiquei muito feliz!
      Um grande beijo! :)

      Excluir
  14. Ah sim, não se preocupe, fui ao nutricionista sim!!!
    Muito legais as meninas que me atenderam! Leite não faz bem, ele não foi feito para o nosso organismo o grande porém é que ele dá dinheiro, então esse consumo não vai parar tão cedo =(

    Mas tenho comido muitos vegetais verdes escuros, oleaginosas e cereais!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tenho intolerância extrema à lactose! E não me adaptei à alimentação a base de soja. Pelo contrário... Passei tão mal, que acabei no hospital! Já estava ficando sem apetite para nada! Mesmo com as dicas da minha nutricionista, não me animei muito. Mas, vocês estão me ajudando muito! Parabéns pelo trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen! Fico super feliz de saber que o blog está te auxiliando! :) :) :) Muito obrigada por me contar e espero que eu possa te ajudar cada vez mais!
      Grande beijo e muito obrigada!

      Excluir
  16. Oi Monalisa querida!!!!! Fiquei mito feliz por encontrar o seu blog, há 6 anos, desde o nascimento do meu caçula que sinto todos os sintomas que vc descreve, já fui a vários otorrinos, fiz várias endoscopias e nada, acredito que vc está sendo usada por DEUS para abençoar a mim e a muitas pessoas, ficava aflita, sem saber o que tinha, marquei médico para daqui a 10 dias, mas já vou preparada para pedir um exame de intolerância a glúten e lactose. Muito obrigada!!!! Vc tem me ajudado muito. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ficarei aqui na torcida para que você tenha uma ótima consulta e que a causa seja descoberta. Não tem nada pior do que ficar passando mal sem saber o porque, não é mesmo?
      Me dê notícias e se cuida! Grande beijo!

      Excluir