Slider

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bolo de Laranja com Damasco + Vitao

Olá pessoal!
Como foi o Natal? Espero que tenha sido maravilhoso!

Aqui vai a receita do bolo de halloween, ou melhor, do meu bolo de Natal. hehe. Mandei em primeira mão para a Heloise, agora é a vez do blog :)
Apesar de feinho ele ficou super saboroso e até rendeu elogios! O damasco azedinho contrastou com o doce do bolo de laranja, vale a pena fazer!

Bolo de Laranja com Damasco - Sem Lactose

1/2 xícara de chá de óleo
4 ovos
1 laranja com casca e sem semente
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
óleo para untar
damasco picado a gosto

calda: suco de 2 laranjas e 2 colheres de sopa de açúcar

1. Bata no liquidificador o óleo, ovos e a laranja.
2. Numa tigela, peneire a farinha, açúcar e o fermento.
3. Acrescente aos poucos a mistura do liquidificador, mexa até ficar homogêneo e acrescente os damascos picados.
4. Unte com óleo uma forma com buraco no meio e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, faça o teste do palito.

Para a calda: leve ao fogo o suco de laranja e o açúcar, mexa até o açúcar dissolver.
Regue a calda no bolo ainda quente. Espere esfriar para desenformar.


E lembram do caso que contei para vocês do salgadinho da Vitao?
Eles responderam com um e-mail esclarecedor, que publico aqui abaixo:

“Bom dia Monalisa,
Informamos que a Vitao sempre busca ofertar o melhor para os seus consumidores. Para isso procuramos manter o melhor padrão de qualidade dos produtos o que envolve também a clareza das informações dos rótulos.
Informamos que para todas as informações que constam no rótulo, existe legislações específicas que devemos seguir.
No momento não existe nenhuma legislação que determine a informação de que um produto contém ou não a lactose na sua composição no rótulo do mesmo, diferente do glúten que desde 2003 possui uma lei que regulamenta essa informação.
Informamos que apesar de não existir uma regulamentação, entendemos a importância de constar essa informação sobre a lactose nos rótulos dos produtos. Porém informamos que ao colocar qualquer informação na embalagem que não é prevista em lei, temos que tomar os cuidados necessários para que a empresa não seja penalizada por órgãos reguladores.
Por entender a importância dessa informação, já disponibilizamos no site da empresa (www.vitao.com.br) um espaço dedicado para pessos que necessitem de dietas especiais. Onde consta uma relação de produtos sem lactose e sem caseína.
Informamos também que estamos verificando juntamente com o órgão fiscalizador local, a Vigilância Sanitária, a melhor maneira para que essas informações constem, se possível, nos nossos próximos rótulos.
Nos colocamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas e gostaríamos de trocar para a Sra. os 04 pacotes de snacks sabor ervas finas pelo sabor tomate e orégano. Para isso solicitamos os seus dados completos (nome e endereço) para envio de kit de reposição via correio.  
Atenciosamente,
Atendimento ao Consumidor VITAO”

Recebi por correio a troca dos salgadinhos e eles ainda me mandaram um pacotinho de biscoitos.
Fico feliz que a empresa tenha se preocupado e fico na torcida para que a informação “contém lactose” saia nos próximos rótulos.


 Grande Abraço a Todos! :)

2 comentários:

  1. Eu consegui!
    Meu bolo de laranja com damasco ficou 'da pontinha da orelha'!
    A mistura dos ítens líquidos feita no liquidificador fica ótima e quando se junta à farinha, açúcar e fermento forma uma massa muito legal que a gente logo vê que o bolo vai dar certo.
    Como tenho gastrite crônica retirei a casca da laranja mas mesmo assim deu certo. O bolo fica úmido, doce e azedinho ao mesmo tempo, bem como disse a Monalisa.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu fiz o bolo e adaptei a farinha para a de grão de bico, e o bolo ficou top, macio e molhadinho, obrigada por disponibilizar a receita

    ResponderExcluir