Slider

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lemon Sponge Pudding


Vocês escolheram na votação do Twitter e do Facebook e aqui está: receita com limão! :D
A receita com chocolate vem semana que vem tá?

Depois de quase um mês sem publicar receitas doces (e isso significa não preparar receitas doces), resolvi me dar um agrado. A vontade de algo azedinho com limão falou mais alto e esta receita da Tia Martha (Stewart) foi a escolhida. 


O resultado é uma mistura de suflê com mousse. A camada de cima fica bem levinha, mais parecida com um suflê e mais seca também. Já a camada de baixo parece com uma mousse de limão, é molhadinha e aerada. Uma delícia! Vale a pena!


Lemon Sponge Pudding Sem Lactose
Fonte: Receita retirada do site da Martha Stewart.

2 colheres de sopa de creme vegetal em temperatura ambiente e mais para untar os ramequins
2/3 xícara de açúcar cristal (usei demerara e diminuí a quantidade)
2 pitadas de sal
3 ovos grandes (separe as claras das gemas)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite de soja
6 colheres de sopa de suco de limão (aprox. suco de 1 limão médio) - da próxima vez vou colocar mais 1 limão para acentuar o sabor, se você gostar de limão fica a dica.
2 colheres de sopa de raspas de limão
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional - não coloquei)

1. Misture o creme vegetal, o açúcar e o sal até formar um creminho. Em seguida, acrescente as gemas de ovo, a farinha, o leite de soja, o suco de limão e as raspas. Misture bem.
2. Bata as claras em neve (não bata demais, deixe levemente firme - se bater demais o resultado sairá seco). Misture delicadamente as claras em neve na mistura de limão.
3. Divida a massa nos ramequins untados com creme vegetal (consegui dividir em 5 ramequins), e coloque para assar em banho maria em forno pré-aquecido (fogo baixo) por aproximadamente 25 minutos ou até ficar levemente dourado. Eles vão subir como se fossem um suflê, mas depois murcham quando retirados do forno. Deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro, caso desejar. 

Eu comi um quente, um frio e um no dia seguinte que passou a noite na geladeira. Todos são ótimos, mas o último fica muuuuuito bom!




Beijos! =)

10 comentários:

  1. Monalisa

    Hummmmmm, me deu água na boca!! Delícia!

    Bjs e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Ola, Monalisa,

    Que imagem deliciosa, uma tentação!
    eu tenho no meu blog um bolo de chocolate (que é um dos meus preferidos, aliás) que é lacto-free. Ele é também facinho de fazer.

    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oii Monalisa,

    Vc precisava ver minha felicidade quando encontrei seu blog. Dou meus pitacos sobre intolerância à lactose no meu blog pessoal, já fiz bacalhau, como chocolate, iogurte, etc... Mas nada comparado a suas dicas e receitas!!
    Ameii sua dica do Coffee-Mate vou comprar já! Café sem leite é uó!
    Ainda ontem sucumbi ao petit gateou e burguer king com enzima, tou me sentindo super mal hoje, doi o estômago e a consciência, me identifiquei mto com o que vc disse sobre ter vida normal sem lactose, sem enzima...
    Estou te seguindo, curtindo e esperando os feeds de notícias!
    Mil Bjos,
    Anna

    ResponderExcluir
  4. @Sandra: ótimo final de semana para vc tb! Bjosss

    @Marly: Opa, bolo de chocolate é comigo mesmo! Vou agora no seu blog ver a receita! Bjosss

    @Anna: fico muito feliz que vc tenha gostado daq! Espero que vc melhore logo e que esse desconforto vá embora! A enzima é uma coisa né, praticamente uma loteria, pelo menos comigo... as vezes faz efeito que é uma blz, outras vezes é uma tragédia! =/ Vida de IL não é nada fácil, rsrs. Bjosss

    ResponderExcluir
  5. Uffa!! eu ja estava achando q tava ficando doida..hehe..além das pessoas não acreditarem em mim qdo eu falava q a enzima não fazia efeito e me olharem atravessado, ainda bem que li este comentário, obrigada mais uma vez por me ajudar Monaliza.
    bjinho.
    Tati

    ResponderExcluir
  6. @Tatiana: É assim mesmo, isso das pessoas não acreditarem já virou "normal" para mim. Recentemente estava conversando com uma pessoa e quando falei que era IL ela me respondeu: "Ah, mas isso é fácil. É SÓ tomar a enzima...". Simples assim né? Algumas pessoas não levam a sério, só quem passa é que sabe. O jeito é ignorar esses comentários e continuar fazendo o que é melhor para a gente. Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber se posso substituir o creme vegetal por ghee ou outra manteiga sem danificar a receita e a farinha de trigo por integral toda ou só parte dela..

    Adorei as receitas, testarei todas!!!!!!

    Att, Letícia W.

    ResponderExcluir
  8. olá, não tenho ramequins, pode ser feito em uma unica forma? Talvez uma de pudim?


    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivanise! Pode usar outra forma sim. Use uma redonda, pode ser refratário de vidro ou cerâmica também que possa ir ao forno. Não recomendo a forma de pudim.
    Beijos

    ResponderExcluir