Slider

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comendo Fora - Starbucks


Olá Pessoal!

Na Starbucks é possível escolher o tipo de leite das bebidas, então no nosso caso a opção é... leite de SOJA

A minha bebida preferida, pode ser inverno ou verão, é o Frappuccino Mocha, esse aí da foto.  Os frappuccinos e algumas outras bebidas vem acompanhados de chantilly, então não esqueça de avisar o atendente para não colocar no seu pedido.
   
Algumas opções, mesmo com o leite de soja, ficam inviáveis de se tornarem sem lactose, como é o caso do Frappuccino Caramelo ou bebidas a base de creme. Sempre confirme com o atendente se o acompanhamento da bebida é livre de leite ok?

Há bastante opções de bebidas, porém todas as opções de salgados, doces, cookies contém lactose... :(
Para bebidas com leite de soja há um acréscimo de R$1,50.
A Starbucks tem lojas em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Uma observação: nas lojas Starbucks do Canadá e Estados Unidos, sempre que eu pedia uma bebida com leite de soja e avisava que era intolerante à lactose a bebida era preparada em um copo de liquidificador exclusivo para produtos não lácteos. No copo vem escrito dairy (produtos com leite) e non dairy (produtos sem leite) para não ocorrer contaminação cruzada.

Aqui no Brasil, nas 3 últimas vezes que fui numa loja da Starbucks fiquei olhando para me certificar se iriam fazer minha bebida corretamente e reparei que em nenhuma das vezes foi utilizado o copo exclusivo, todas foram preparadas no copo dairy.

Na última vez, perguntei para o atendente se no Brasil não existia o copo exclusivo e expliquei toda a história. Ele me disse que eles tem sim um copo para bebidas com leite, sem leite e para chás, mas que naquele dia não estava sendo utilizado porque muitos funcionários estavam em treinamento (?) e porque não havia necessidade (?) já que a higienização dos copos é feita a cada uso (a higienização é realizada passando os copos num jato de água, não é utilizado água e detergente).
Então, perguntei o que eles fariam se uma pessoa com alergia ao leite pedisse uma bebida com soja, já que poderia ocorrer contaminação cruzada. Ele falou que neste caso a pessoa pode avisar que eles fazem no copo separado.

Não sei qual é a regra no Brasil, já que as normas para alergias e intolerâncias alimentares na área da alimentação são diferentes por aqui, mas acredito que deva existir um padrão, não é mesmo? Por isso gostaria de saber qual o procedimento correto adotado nas lojas Brasileiras... (linkei a Starbucks pelo twitter neste post e gostaria de uma resposta). PARA LER A RESPOSTA DA STARBUCKS ENVIADA NO DIA 15/06/2011, CLIQUE AQUI.

Nós, intolerantes à lactose, não temos problemas com os traços de leite, que na verdade são as proteínas do leite e não a lactose em si. Mas no caso de pessoas alérgicas torna-se um perigo caso o copo não seja higienizado corretamente. Então, se você for alérgico às proteínas do leite, não deixe de avisar na hora de solicitar a sua bebida.

Bjos!

Posts anteriores da série "Comendo Fora":



9 comentários:

  1. Que legal!! Muito bom saber que no Starbucks existe essa opção para nós =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mona, por favor me tire uma duvida..quem só tem IL pode consumir produtos com traços de leite? mesmo em qualquer grau de IL? nunca faço uso diz isto na embalagem tenho medo e as vezes fico com vontade de comer.Obrigada
    bjinho

    ResponderExcluir
  3. Eh incrivel como brasileiro nao cumpre normas ou regras. La fora Canada e EUA duvido que eles utilizam o copo especial com outras bebidas. VIVA O BRASIL

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati! Os intolerantes a lactose podem ingerir traços de leite porque a quantidade de lactose é muito baixa mesmo. O risco seria para os alérgicos, já que a menor quantidade de proteína do leite pode ocasionar uma crise. Por isso é muito importante ter certeza de que vc é somente intolerante e não alérgica. Sugiro que vc leia essa reportagem que saiu no Sem Lactose que fala sobre traços de leite: http://www.semlactose.com/index.php/2008/04/13/mas-afinal-o-que-sao-tracos-de-leite/
    Bjosss!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esta é minha primeira vez aqui :)
    Bom, eu tenho problemas com leite apenas.
    Eu não posso nem ver alguém bebendo leite que tenho vontade de vomitar.
    Bebidas que vão leite me enojam. Mas o leite em outros alimentos (processado), mesmo o queijo, iogurte, não me fazem mal não. Mas curiosamente não são os meus preferidos.
    Mas já vi gente alérgica quase morrer pq cortaram um queijo com uma faca depois a usaram em outro alimento. Isso é grave!
    Abraços e obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que estas redes estejam oferecndo opções para pessoas com restrição alimentar, agindo assim todos ganham, não é verdade?

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu questionamento!
    Tive uma dúvida parecida um dia desses quando sai para tomar um suco. Minha amiga pediu um suco batido com leite e fiquei pensando na limpeza do liquidificador entre os sucos. Muitas vezes eu passo mal comendo fora mesmo com muito cuidado na escolha do pedido.
    Bjs
    Vivian
    @comersemlactose

    ResponderExcluir
  8. Oi Monalisa,

    Adorei a sua dica. Recentemente, fui ao Starbucks e provei o Frapuccino Mocha e achei uma delícia. Pedi sem o chantily, com leite de soja e batido no liquidificador non-dairy. Tomei duas vezes e não tive problemas.

    Bjs

    Patrícia

    ResponderExcluir
  9. Olá, Joana!
    Muito obrigada pela dica! A partir de agora vou perguntar. Um grande beijo!

    ResponderExcluir