Slider

terça-feira, 19 de julho de 2011

Tortinhas de Figos com Aveia Sem Lactose


Olá meus queridos e queridas!!!

Vocês se lembram daquela tortinha de figo que eu comentei no Facebook e no Twitter há um tempo atrás?
Pois é, aqui está! Esta foi a primeira tortinha xuxuzinha lindinha que eu fiz, nunca tinha feito tortinhas individuais. =)

As vezes me dá umas vontades repentinas e com essa torta foi desse jeito. De um dia para o outro eu queria porque queria comer uma torta de figos com aquele creme de baunilha docinho sabe? 
Não sosseguei até preparar e o resultado foi melhor do que eu esperava! A massa é bem crocante, fica uma delícia, bem diferente daquelas massas esfarelentas de tortinhas que a gente encontra por aí. 

Quem não gostar de figo pode usar outra fruta no lugar!


Tortinhas de Figos com Aveia Sem Lactose

Massa:
Fonte: retirada da receita de Tortinha de Aveia e Pera da revista Receita Minuto Especial Tortas de Daniel Bork.

100 gramas de creme vegetal
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 colher de café de canela em pó
1 xícara de chá de farinha de trigo

1. Misture o creme vegetal, o ovo, o açúcar, a aveia e a canela com uma colher. Adicione a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa firme. (a minha massa ficou estilo "cremosa firme" e bem grudenta, não quis colocar mais farinha para não ficar ressecada depois de assar e foi a melhor coisa que eu fiz mesmo)
2. Coloque a massa em forminhas de 10 cm de diâmetro com a ajuda de uma colher, depois vá alisando com as costas da colher até que todo o fundo e as bordas fiquem preenchidos. É um pouco trabalhoso, a massa é grudenta. Eu usei forminhas antiaderente, se as suas não forem recomendo que unte com creme vegetal só para garantir. Fure o fundo das formas com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até ficar levemente dourado. 

Enquanto as tortinhas assam, prepare o creme:

Creme de Baunilha Sem Lactose
Fonte: Adaptado da receita de Tortinha de Morango da revista Receita Minuto Especial Tortas de Daniel Bork.

1 e 1/2 xícara de chá de leite de soja
2 colheres de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de açúcar (coloquei 2)
1 gema
essência de baunilha a gosto (coloquei 1 colher de café de extrato de baunilha)

1. Dissolva o amido de milho no leite. Coloque numa panela e acrescente o açúcar, a gema e a essência (ou extrato) de baunilha. Leve ao fogo até engrossar. 

Cobertura
6 figos descascados e cortados em rodelas
açúcar para polvilhar

Montagem: Recheie as tortinhas com 2 colheres de sopa cheias do creme de baunilha. Coloque as rodelas de figo (1 figo para cada tortinha), polvilhe açúcar e volte ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos, ou até o açúcar derreter e o figo ficar levemente cozido.

Coloquei o recheio ainda morno nas tortas recém saídas do forno. Os figos vão soltar um pouquinho de água, mas nada que prejudique a textura da torta, a massa fica bem crocante.


Vale super a pena, amei de paixão essa receita!
Ótima Semana a Todos! Beijos! =)

3 comentários:

  1. Sou apaixonada por figos! Sua torta me deixou com água na boca! bjs

    ResponderExcluir
  2. Hoje fiz a torta, só que fiz com peras, pois aqui em fortaleza não encontro figos tão fácil. Ficou uma delícia!!! Fiz a receita dobrada e em uma assadeira grande de fundo removível. Só não deu tempo de bater a foto... Acho que vou fazer depois só a massa em formato de biscoitinhos de aveia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Beta! Obrigada pela visita! Essas tortinhas realmente são uma delícia! =) Beijos!

    Olá Raquel! Que ótimo saber que vc gostou da receita! Com peras deve ter ficado uma perdição, que delícia! A massa é boa mesmo né? Vai ficar ótima como biscoitinhos, se fizer me conte o que achou. Beijos! =)

    ResponderExcluir