Slider

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Trufas com Amêndoas Sem Lactose



Olá queridos!

Como foi o Natal de vocês? Espero que tenha sido ótimo! :D

Assim que testei essa receita pensei: vou mantê-la em segredo, vou começar a vender, vou ficar rica, vou ganhar dinheiro o suficiente para lançar um livro de receitas e vou ganhar mais dinheiro ainda :P hahaha
Mas depois voltei à realidade, lembrei que era Natal e decidi: A receita desta trufa é meu presente atrasado de Natal para todos vocês! Smaaaaack! Beijos para todos com muito carinho! =*

Não sei se vocês sabem, mas já tenho uma receita de Trufa de Chocolate com Nozes aqui no blog, que é esta aqui. As trufas são deliciosas, vale a pena fazer, só tem um único problema: faz uma meleca geral, que eu descrevi muito bem para vocês. Elas derretem muito fácil na hora da preparação, mas depois que ficam prontas, se mantidas na geladeira, ficam perfeitas e não dão mais trabalho.

Porém essas trufas de hoje são super-hiper-mega-fácil, não fazem meleca, é uma receita sem lactose, sem glúten e sem ovos (a antiga tem ovos), muito aromática e deliciosa, claro. Para quem gosta de trufa com chocolate meio amargo é o paraíso. Esta receita estava na mesma revista das trufas antigas, lembro que quando fui escolher as receitas não tinha a farinha de amêndoas e acabei optando pela trufa com nozes. 

Descrevi todos os ingredientes que usei, principalmente o chocolate. Se você fizer com outro chocolate vai ter o mesmo resultado? Não sei. Eu testei apenas com este. :)


Trufas com Amêndoas Sem Lactose, Sem Ovos, Sem Glúten
Fonte: 50 Recettes Familiales pour un Noel Magique.

250 gramas de chocolate meio amargo (usei Callebaut 50% cacau* ver informação abaixo)
80 gramas de creme vegetal em temperatura ambiente
1 colher de sopa de leite vegetal morno (de sua preferência: amêndoas, coco, soja, etc)
80 gramas de farinha de amêndoas
50 gramas de açúcar de confeiteiro
1 colher de café de café solúvel
2 colheres de sopa de rum (usei conhaque)

1. Derreta o chocolate em banho maria. Misture o leite vegetal morno, com o café solúvel e o rum (ou conhaque). Reserve.
2. Numa tigela, misture com um fouet o creme vegetal, o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Coloque o chocolate derretido aos poucos, misture bem, e por último coloque a mistura de leite vegetal, café e rum. Deverá ficar uma massa lisa e brilhante. Coloque na geladeira por 30 minutos.
3. Depois deste período a massa ficará bem firme, dá a impressão de que não será possível fazer bolinhas, mas acredite em mim: dá sim. Pegue pequenas porções com uma colher e faça bolinhas com as mãos, enrole como se fosse um brigadeiro. Não é preciso untar as mãos com creme vegetal (no final começou a grudar um pouco nas mãos, mas mesmo assim não untei). Passe as trufas em cacau em pó ou em farinha de amêndoas. Coloque em forminhas de papel e mantenha na geladeira até o momento de servir.

A farinha de amêndoas dá uma encorpada à massa da trufa, conforme você mastiga é possível sentir alguns pedacinhos da amêndoas. Fica muito bom!

Se não quiser usar o rum, substitua pela mesma medida de leite vegetal.

O Callebaut que eu usei é em gotinhas. Segundo informação da embalagem, os ingredientes do chocolate são: açúcar, pasta de cacau, manteiga de cacau, emulsionante lecitina de soja, baunilha natural. Pode conter leite. Eu não tive nenhum tipo de reação, lembrando que eu sou intolerante à lactose. Se você tem alergia às proteínas do leite de vaca este produto não é recomendado.

Na foto: mistura do creme vegetal, açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas. Chocolate antes e depois de derretido e mistura do leite vegetal, café solúvel e conhaque.

Tenho certeza que vocês vão amar! 
Aproveitem bastante o meu presente para vocês! ;)
Grande Beijo!

6 comentários:

  1. Querida Monalisa,
    Curto muito o seu cantinho. Ele é muito aconchegante...
    Desejo para você e para toda sua família um ano de 2012 maravilhoso e muito iluminado.
    Enorme beijo e até ano que vem, Irene

    ResponderExcluir
  2. Será que dá pra fazer com farinha de castanha de cajú? Aqui no Nordeste amêndoa só aparece no natal...

    ResponderExcluir
  3. Ilana, acredito que dê certo sim. Eu nunca usei esta farinha, mas não vejo motivos para dar errado, deve ficar uma delícia! Bjos =)

    ResponderExcluir
  4. Monalisa,
    tudo bem?
    Eu já fiz essa receita uma vez e deu super certo!
    Vc saberia me dizer se essa receita pode ser feita substituindo o açúcar de confeiteiro por adoçante? Se sim, seria melhor usar o forno e fogão?
    Obrigada!!!
    Hevelyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hevelyn! Tudo bem e você?
      Infelizmente não sei te dizer, eu teria que testar mesmo. Porém conhecendo a receita, acredito que sim. A quantidade de açúcar é pequena e acho que não impactaria tanto na receita. Se eu fosse testar, sem dúvida utilizaria o forno e fogão.
      Beijos

      Excluir
    2. Tudo sim!
      Acho q essa quantidade de 50gr de adoçante daria certo, né?
      Vou testar e te conto!
      Obrigada!!
      ;)

      Excluir