Slider

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pound Cake de Limão Sem Lactose


Olá queridos!

Hoje a receita não é de leitor. Mas calma que já já publico uma nova receita! =)

O que acontece é o seguinte: hoje eu estou ficando mais velha e adivinha? Não tem bolo. Aniversário no meio da semana é muito sem graça. Eu não tive tempo para nada, não vai dar para comemorar direito, mas eu não queria que passasse em branco. 

Então resolvi publicar uma receita de bolo que já estava arquivada e que eu já tinha publicado no Facebook um tempo atrás, lembra? Se eu pudesse fazer algum bolo hoje para meu aniversário seria esse bolinho sem frescuras de limão. É exatamente do jeito que eu gosto, bolo com limão MESMO. Se você não é enlouquecido (a) por limão, aconselho a fazer a receita original, sem as minhas observações, para não ter arrepios. =)

Pound Cake de Limão Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado da Martha Stewart.

1 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de sopa de suco de limão
1/4 xícara de leite de soja (usei suco de limão)
3/4 xícara de açúcar refinado + 3 colheres de sopa para a calda
5 colheres de sopa de creme vegetal sem sal
2 ovos grandes
Raspas de 1 limão

1. Unte uma forma de bolo inglês com creme vegetal e polvilhe açúcar refinado. Reserve. 
2. Misture a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Em outra vasilha, misture o leite de soja (ou suco de limão) e 1 colher de sopa de limão (se usar o suco de limão, não precisa colocar essa colher)
2. Bata o açúcar com o creme vegetal por 2 minutos. Adicione os ovos e as raspas de limão e bata até incorporar. Acrescente a mistura de farinha e alterne com a mistura do leite de soja (ou suco de limão), misturando bem e coloque na forma.
3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar nas laterais (faça o teste do palito).
4. Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Leve ao fogo as 2 colheres de sopa de limão com as 3 colheres de açúcar (se você usou suco de limão ao invés do leite de soja, faça a calda com 3 colheres de sopa de limão). Mexa até dissolver. Assim que retirar o bolo assado do forno, jogue a calda por cima e deixe esfriar dentro da forma para o bolo absorver bem a calda.

O bolo não cresce muito, não estranhe. Se você é chegado (a) num limão, só tenho uma coisa para te falar: um bolo desses não vai dar para nada. Experiência própria! =)

Preciso dizer que fica uma delícia? A foto dispensa comentários! 


Beijos!

8 comentários:

  1. Realmente a foto está bonita e 'avisa' que a receita dá certinho mas não deixaria de comentar hoje não... Porque é um prazer dar PARABÉNS pra ti Monalisa!!!
    Que o pai do céu te abençoe sempre, que tenhas muita saúde pra seguir a vida e mantendo este blog que só faz bem a todos.
    Não sou presença constante aqui, mas és uma referência definitiva pra mim e tenho certeza pra todos os teus seguidores. PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Helô querida! Vc como sempre tão carinhosa e gentil com os seus comentários! =) Grande Bjo!

      Excluir
  2. Parabéns Monalisa!! Você merece!! Que Deus te dê muita saúde e disposição para sua vida e para continuar colocando essas receitas maravilhosas no blog para gente. Ainda quero te mandar uma receita de bolo prestígio que fiz e gostei bastante. Tá meio corrido, mas vou parar qualquer dia desses para escrever pra você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, Muito Obrigada!*-* Não tenha pressa para me mandar a receita, eu aguardo! E ainda tenho a receita do bolo de abacaxi que vc me mandou para fazer lembra? Vc em breve estará nos posts da receita do leitor! =) Grande Bjo!

      Excluir
  3. Parabéns, querida! Aniversário na semana é mesmo corrido, mas não deixa de comemorar no finde, hein! Com bolo e tudo que você tem direito (ela merece, ela merece!) Desejo a ti muita felicidade e saúde :)
    Esse bolo ficou bem molhadinho e caprichado no limão, delícia! Não dispenso um bolo melecado de recheio e cobertura, mas esses "simples" são os meus bolos do coração... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri sua linda, Muito Obrigada! Vou comemorar no finde sim, mas o bolo que é bom mesmo acho que não vai ter esse ano! =( Esse bolinho de limão é demais mesmo e eu estou de olho no seu bolo pão de mel faz tempo... vamos ver se rola em breve! Grande Bjo!

      Excluir
  4. Monalisa,
    Estudo Gastronomia e, pesquisando sobre receitas sem lactose para um trabalho da faculdade, me deparei com o seu blog. Acredito que foi o melhor site com receitas que eu encontrei ate agora! Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Fico lisonjeada com o elogio, Muito Obrigada! =) Precisando de alguma coisa, é só entrar em contato! Grande Bjo! =*

      Excluir