Slider

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alfajor Sem Lactose da Laura



Receita no blog de novo! Eba! \o/

A receita de hoje foi enviada pela Laura Canani de Porto Alegre - RS e foi preparada no encontro culinário que eu tive com a minha amiga Carol Beraldi, no mesmo dia do pão de queijo. =)
Fechamos o dia com chave de ouro degustando os alfajores que ficaram deliciosos! 

Laura, não te disse isso por e-mail, mas considero a sua receita uma receita 2 em 1. A massa do alfajor é super saborosa e pode ser consumida como biscoitinhos sem dúvida alguma! Adoramos!

Fica como dica pessoal, a massa pode virar biscoitos amanteigados com gostinho de limão!


Alfajor Sem Lactose 
Fonte: receita enviada pela Laura Canani.

Massa
250 gramas de creme vegetal
1 xícara de chá de açúcar refinado
3 gemas 
2 1/2 xícaras de chá de amido de milho
1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento químico
1 colher de sopa de tequila
raspas da casca de 1 limão

Recheio
1 lata de doce de leite de soja
1 colher de sopa de tequila

Cobertura 
aprox. 200 g de chocolate sem lactose, de preferência o meio amargo.
(utilizamos 2 barras de chocolate meio amargo de 180 g cada uma)

Massa:
1. Bata o creme vegetal e o açúcar até ficar fofo, acrescente as gemas, o amido de milho e a farinha aos poucos. Coloque a tequila e as raspas de limão e, por último, o bicarbonato e o fermento. (O ideal é que se use uma batedeira de pá ou após bater o creme vegetal, açúcar e gemas, que se faça o restante com as mãos. A massa é bem espessa.) Leve a geladeira por 10 minutos.
2. Sove a massa e se necessário adicione um  pouco mais de farinha. Abra com espessura de aprox. 3 mm em uma superfície enfarinhada e corte círculos com a ajuda de um copo. Coloque em uma assadeira enfarinhada ou forrada com papel laminado (usamos papel manteiga) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos (esperamos o fundo dos biscoitos ficar levemente dourado).


Recheio:
1. Coloque o doce de leite de soja em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Adicione a tequila e mexa até aparecer o fundo da panela. Espalhe o recheio sobre a massa e em seguida feche-a em forma de sanduíche. 


Cobertura:
1. Derreta o chocolate em banho maria. Mergulhe os alfajores no chocolate, coloque-os em uma assadeira e leve à geladeira até o chocolate endurecer.


A quantidade de recheio vai conforme o seu gosto. Fizemos de todos os tipos: com muito recheio, com pouco recheio... eu gostei de todos, mas o meu preferido foi com pouco recheio, como o da foto acima. Não fica enjoativo e dá vontade de comer de montão! 

Muito Obrigada Laura, valeu a pena preparar e devorar a sua receita! :D

Beijos!

17 comentários:

  1. Mas isso já é 'arte', coisa de confeitaria chique!
    Muito bom deve ser também, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gente, vale mto a pena fazer o alfajor... estou com gostinho de quero mais... o limão dá um toque maravilhoso e a bebida no doce de leite corta o gosto da soja. MARAVILHOSO !!!

    Bj Carol Beraldi

    ResponderExcluir
  3. como é que "mergulha esses biscoitos no chocolate"? não vai esfarelar tudo? ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esfarela não, fica tranquilo (a). Pode mergulhar e retirar com a ajuda de um garfo (você coloca o alfajor em cima do garfo) e espera um pouquinho para cair o excesso de chocolate, é bom até dar umas batidinhas para ajudar a escorrer. Bjos!

      Excluir
  4. Nhami, nhami! Sai um alfajor com muito recheio para mim, por favor! Rs. O alfajor ficou perfeito, e de quebra ainda fica como receita de biscoitinhos. Já começou a semana acabando com a dieta do povo, hein, Monalisa, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos inventar outros recheios hein Monalisa! Esse doce de leite de soja é muito ruim, não dá. Geléia? Torrone? Que tal?
    Muito legal a receita.

    @katiafran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, a bebida corta o gosto da soja e quando você come o alfajor como um todo, o que mais se destaca é a delícia do biscoito e a cobertura de chocolate.
      Mas claro que podemos utilizar outros recheios, nada melhor do que variar, né?
      Já estou com uma ideia na cabeça, vou fazer o teste e depois coloco aqui para vocês! :D
      Beijos!

      Excluir
    2. Kátia eu particularmente prefiro o leite condensado de soja ao invés do doce de leite de soja. Mas uma opção que fica super gostosa é rechear com goiabada e trocar o chocolate por coco ralado em volta. Fica MUITO bom.
      Monalisa eu AMEI ver minha receita no blog, mas o meu sobrenome na "fonte da receita" está errado, é Canani (com a)não Canini. Hehehehe.
      Bjs
      Laura

      Excluir
    3. Laura, me desculpe! Já fiz a correção! Engraçado que eu coloquei certo em cima e fui errar embaixo, vai saber o que deu em mim! rsrs
      Agora que você disse que prefere o leite condensado de soja ao doce de leite de soja, fui me dar conta de uma coisa... Na receita que você me enviou, nos ingredientes estava escrito leite condensado de soja, mas no modo de preparo estava dizendo doce de leite. Como os alfajores são feitos geralmente com doce de leite, achei que tinha ocorrido um erro de digitação nos ingredientes e que o modo de preparo estava correto. Acho que era o contrário, né? rs
      Da próxima vez vou fazer com o leite condensado de soja, deve ficar uma delícia do mesmo jeito! =)
      Grande Bjo!

      Excluir
  6. Uhuuu Canani! Eu provei a receita (de primeira mão hein) e não fica aquele gosto ruim de "sem gosto" de produtos sem lactose como algumas coisas da Choco Soy; é uma delícia.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,
    gostaria de saber porque os alfajores racham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Os alfajores não devem rachar, provavelmente o tempo de forno foi excedido para que isso tenha acontecido. Assim que o fundo dos biscoitinhos estiverem dourados já pode tirar do forno.
      Beijos :)

      Excluir
  8. Oi, não dá pra fazer sem a tequila?

    ResponderExcluir
  9. Oii Monalisa, qual o efeito se eu não colocar a tequila? Obrigada!! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tay! Só vai mudar o sabor, se você não gostar não precisa colocar. Beijos

      Excluir
  10. É uma pena que não dá pra fazer pro meu baby, pois ele além de ser alérgico ao leite, tb é ao trigo e ovo! Gostaria muito de fazer algo assim pra ele.

    ResponderExcluir