Slider

domingo, 17 de junho de 2012

Pãezinhos de Cebola Sem Lactose


Olá queridos! 

Pãezinhos de cebola super fofos e quentinhos num final de tarde. Era tudo o que eu precisava nessa semana de provas que está me deixando de cabelos em pé!
A receita vem do Pecado da Gula, da querida Akemi. Também pudera... quem em sã consciência ao ver esta foto dos pãezinhos desfiando consegue não tomar nenhuma atitude??? :-o

A receita é fácil, naturalmente sem lactose, exige sim um pouco de paciência porque você vai precisar esperar os pães crescerem em determinados momentos, mas a espera compensa. Ah, se compensa! :)

Obs: fotos tiradas a noite = desastre. Vejam a real formosura desses pães nas fotos da Akemi!


Pão de Cebola (Sem Lactose)
Fonte: receita da querida Akemi, do pecaminoso Pecado da Gula.

2 ovos
3/4 xícara de óleo
1 colher de sobremesa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 1/2 xícara de água morna
1 cebola grande picada grosseiramente (usei uma pequena)
15 gramas de fermento seco para pão
cerca de 1 kg de farinha
gema para pincelar (opcional)
orégano para polvilhar (opcional)

1. Bata no liquidificador os ovos, óleo, sal, açúcar, água morna, cebola e o fermento. 
2. Coloque em uma bacia grande e adicione a farinha aos poucos, até que seja possível sovar na mesa. Pode ser que não seja necessário usar 1 kg de farinha, por isso coloque aos poucos e vá sentindo a massa.
3. Sove até a massa ficar lisa e elástica, modele no formato de uma bola e coloque em uma vasilha untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar em local abafado (dentro do forno desligado, por exemplo) até dobrar de tamanho (cerca de 40 min).
4. Após o descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o gás acumulado e vire a massa na mesa. Corte em porções menores e modele em bolinhas. Cubra com um pano de prato molhado e bem torcido por 10 minutos.
5. Amasse levemente e modele em bolinhas novamente dispondo em assadeira untada e enfarinhada. Cubra frouxamente com filme plástico e deixe descansar mais 30 minutos em local abafado. 
6. Pincele com gema e polvilho orégano (caso desejar) e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 30 a 40 minutos, depende do tamanho dos pães.
7. Deixe esfriar sobre uma grade. Assim que esfriar, guarde em saquinhos plásticos e consuma em 3 dias (se armazenado em temperatura ambiente) ou dentro de 1 semana (se mantido na geladeira).

Rendimento: consegui 16 pãezinhos.


Sabia que eu tenho mais 8 opções de receitas de pães aqui no blog? Vejam no índice, clicando aqui

Ótima semana a todos!

16 comentários:

  1. Achei lindos e o melhor é q não tem lactose (pra quem tem intolerância)
    Bjs e ótima semana
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Monalisa, que bom que gostou dos pãezinhos! O cheiro que eles deixam na cozinha quandoe estão assando é uma loucura ne? Hummm, só de imaginar já dá vontade de fazer de novo! :)
    Obrigada pelos créditos e pelo carinho sempre! E adorei a nova cara do seu cantinho, lindo e super delicado! Bjss e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. esses paezinhos ficarao uma delicia fis para o cafe da tarde . . Hummmm. delicia vou fazer sempre . bom para mim porq. tenho intolerancia a lactose . bjo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivanize! Fiquei feliz de saber que você gostou, muito obrigada por ter vindo me contar. Um grande beijo para você! :)

      Excluir
  4. Olá!
    Gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz? Tenho um filho que não pode consumir gluten.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andréia! Não recomendo a substituição, a textura não vai ficar a mesma. Dê uma olhada nas opções de pães sem glúten no índice de salgados, há ótimas opções e você pode saborizar da maneira que quiser, colocando a cebola e fazendo um pão equivalente a esse. :) Grande abraço

      Excluir
  5. Fiz esse pão substituindo o ovo por linhaça. Ficou muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Polyana! Adorei saber que dá certo assim! :) Obrigada por vir me contar! Beijos

      Excluir
  6. Meu filho nao pode comer ovo,o que posso substituir o ovo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sugiro que você faça essa receita sem ovos aqui http://www.diariosemlactose.com/2011/05/pao-com-bacon-formato-de-trigo.html substituindo o bacon por cebola, ou simplesmente não coloque nenhum dos dois. beijos

      Excluir
  7. Olá Monalisa. Sou mãe de uma menina de 4 anos que é alérgica a proteína do leite, tenho tido muita dificuldade de preparar os lanches dela para a escola e manter uma dieta saudável para o bem dela. PORFAVOR me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucileia, nessa fase do lanche da escola o ideal é sempre colocar coisas atraentes para a criança, e sempre orientar muito bem a escola quanto ao consumo de outros alimentos sem ser os da lancheira. Aqui no blog tem algumas receitas que creio podem te ajudar bastante e sempre que precisar pode entrar em contato. Grande Beijo!

      Excluir
  8. Oi. Descobri a intolerância há alguns meses (apesar de passar mal com lactose quase a vida toda....rsrsr). E quando descobri o seu blog senti um alívio enorme. Várias receitas que eu fazia e que tinham leite, estão aqui sem lactose. Agora posso comer à vontade. Esse pão de cebola fica igualzinho ao da minha mãe (que vai leite na receita). Fiz aqui em casa e todos amaram. Minha mãe inclusive já copiou a receita....rs. Parabéns pelo blog e muito obrigada por compartilhar suas receitas conosco. Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cyntia! Que delícia ler o seu comentário! Fico imensamente feliz e agradeço muito sua gentileza de vir aqui me contar seu relato. Espero que as receitas possam te proporcionar momentos deliciosos e reconfortantes. Grande beijo! :)

      Excluir
  9. Meu pao nao cresceu! Será que errei em alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Crys! Tudo bem?
      Se não cresceu alguma coisa realmente aconteceu. O seu fermento estava bom? Pode ser que o fermento não funcionou. O dia estava muito frio? Nesse caso leva mais tempo para crescer. Todos os ingredientes foram medidos? Esses são alguns pontos que podem influenciar.
      Mas apesar disso não desista. :) Tente novamente porque esses pãezinhos são uma delícia!
      Beijos

      Excluir