Slider

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Evento Ajinomoto e Receita de Tempurá


A Ajinomoto promoveu um evento na Viver Casa & Gourmet com um grupo de blogueiras para demonstrar a utilização do tempero Hondashi e comemorar o aniversário da imigração Japonesa que completa mais um ano hoje, dia 18 de Junho.

Fui presenteada com o convite da minha amiga querida Sandra Reis, do blog "Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar" para ir como acompanhante e passei uma tarde super agradável, degustando alguns pratos da culinária oriental e o melhor de tudo: 100% sem lactose!


Antes da aula de culinária, fizemos uma degustação de produtos orientais como salgadinhos de arroz, petiscos de grão de bico frito temperado com Hondashi, salgadinhos de inhame e soja e as barquinhas feitas com pão de forma e patê de maionese e atum.

Os pratos preparados foram: missoshiru, cação com legumes preparado com leite de coco, yakissoba com frango e tempurá, que foi feito com folhas de rama de cenoura (receita abaixo). 


Na foto, Viviane Alves, do Blog da Vivi, Deborah Martin, do Delícias 1001, Rachel Azevedo, do Na Biroskinha, Sandra Reis, do Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar e Eu.


Deixo para vocês a receita do tempurá que estava delicioso e que foi feito com um ingrediente muitas vezes desperdiçado na cozinha: folhas da rama da cenoura! 


Tempurá 

Massa
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo (165g)
1 sachê de Hondashi
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 xícara de chá de água gelada (300ml)
folhas de rama de 3 cenouras (50g)

Molho
1 xícara de chá de água (200ml)
1 sachê de Hondashi
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de saquê (opcional)
1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)

1. Em uma tigela média, coloque a farinha, o Hondashi, o sal e a água, e mexa bem. Mergulhe os pedaços da rama sobre a massa envolvendo-os uniformemente.
2. Em uma frigideira funda, frite o tempurá aos poucos, em imersão até que fiquem dourados. Escorra em papel absorvente e reserve.
3. Prepare o molho: em uma panela pequena, coloque água e leve ao fogo alto para ferver. Junte o Hondashi e misture bem até dissolver. Acrescente o açúcar, o saquê e o shoyu, misture e retire do fogo. 
Sirva o tempurá acompanhado do molho.

O segredo para a massa ficar sequinha e crocante é a massa estar gelada e o óleo de fritura bem quente.

Espero que gostem! :)

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário