Depois do sucesso do pão de queijo com truque da Cléo (veja a receita aqui), fiquei animada para provar as demais variações de pão de queijo. Sabia que é possível substituir a batata por mandioquinha, cará e até inhame?
Como eu adoro mandioquinha, fiz a receita que a querida Alessandra de Oliveira (mãe do lindo do Kaio, que ganhou uma festa toda especial cheia de quitutes sem lactose, sem ovos e sem soja) me mandou usando ela ao invés da batata. A receita é um pouco diferente da receita do pão de queijo com truque, a medida do polvilho é outra e não vai fermento.
Desta vez não coloquei a essência de queijo, preferi sentir exclusivamente o sabor da mandioquinha que é uma delícia e bem forte. Se você não é muito fã de mandioquinha essa receita não é para você, substitua pela batata, ok? Agora se você é como eu... faz um café para acompanhar e se joga! AMEI! *-*
Pão de "Queijo" com Mandioquinha
Fonte: receita enviada pela Alessandra de Oliveira.
Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.
Medida da xícara: 240 ml
1/2 xícara de chá de água
1/3 xícara de chá de óleo (diminuí para 1/4 de xícara)
1 xícara de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (coloquei 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de mandioquinha cozida e amassada (cozinhei quase 500 gramas de mandioquinha, deu 2 xícaras certinho)
Orégano ou manjericão à gosto para temperar (coloquei um pouco de orégano)
1 colher de chá de essência de queijo (opcional - não coloquei desta vez)
obs. essa receita não vai fermento
1. Coloque a água e o óleo para aquecer juntos. Junte os demais ingredientes (menos a mandioquinha) numa vasilha de vidro ou numa panela (não pode ser de plástico porque vamos jogar a mistura da água e óleo em cima deles e há o risco de derreter).
2. Jogue a água e óleo aquecidos em cima dos polvilhos e mexa bem, até formar uma farofa, continue mexendo até amornar. Coloque a mandioquinha e amasse até ficar uma massa lisa.
3. Faça bolinhas do tamanho desejado e coloque em assadeira untada com óleo.
4. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar. Quando os pãezinhos começarem a rachar e ficarem opacos, já estão prontos. Se você deixar mais tempo no forno eles vão ficar iguais aos pãezinhos da Heloise, clique aqui para ver. As duas maneiras estão corretas, fica a critério de cada um assar mais ou menos.
Rendimento: consegui 26 pãezinhos pequenos.
Ótimo final de semana!
Essa receita e a outra com o truque da pra congelar? Antes de assados ? Bjos, estou adorando o seu blog.
ResponderExcluirOlá Andresa, as duas podem ser congeladas antes de assar.
ExcluirColoque os pãezinhos modelados numa forma e leve ao freezer. Quando estiver congelado, coloque em saquinhos plásticos e volte para o freezer. Dessa forma as bolinhas não vão grudar uma nas outras e fica mais fácil de assar quando você desejar. Só não sei te informar quantos meses podem ficar congelados. Beijos!
Nossa, eu tbm quero me jogar nesses pãezinhos! Amo mandioquinha!!! Bjss e bom final de semana!
ResponderExcluirBom final de semana para vc tb querida! =) Beijos!
ExcluirO Kaio já conheceu as fotos... É muito bom mesmo. Experimentem com batata meninas, fica um tudo também!
ResponderExcluirAmei ver a receita aqui... Alessandra
Bom dia!! Qual seria o problema do fermento nessa receita? Esse pãozinho cresce mesmo sem o fermento? Abs!!
ResponderExcluirOlá Milena, bom dia! Os pãezinhos crescem sem o fermento sim, eles ficam iguais aos da foto. Coloquei também o link para a foto dos pãezinhos feitos pela Heloise, ela deixou por mais tempo no forno, vc também vai conseguir ver o resultado da fornada dela. Não sei qual seria o problema do fermento, a receita foi me passada assim, eu só coloquei a observação de que não vai fermento porque a outra receita de pão de queijo que tenho no blog o utiliza. As duas crescem do mesmo jeito. Grande beijo! :)
ExcluirBom dia, fiz o pãozinho juntamente com a minha filha de 03 anos, ela adorou. A proxima receita será recheiada com frango desfiado. Um abraço Laura e Mariana.
ResponderExcluirQue delícia! Fico feliz em saber! :) Grande Beijo!
ExcluirNossa eu faço desde que descobri meu problema com lactose eu faço muito e congelo. Já fiz com batata, mandioquinha e a última fiz com abobora japonesa, nossa fica divinooooooooooooo. Agora eu prefiro com abobora. Futuramente irei testar misturando todosbos tuberculos :D. Eu faco sempre com muitas ervas e alho acho que fica muito bom e nao deve nada ao original <3
ResponderExcluirOi!! Acabei de fazer os pãezinhos..mas achei que ficaram tão oleosos...não usei o óleo de canola pq não tinha em casa...acabei usando o óleo de soja mesmo, entretanto coloquei um pouco menos do que pede na receita e mesmo assim achei oleoso...será que foi a qualidade do óleo?
ResponderExcluirTenho pavor de oleosidade...confesso que fiquei um pouco decepcionada, ainda mais pq a aparência deles são ótimas rs.
Na próxima vou colocar menos para ver se resolve...
Mesmo assim gosto muito das suas receitas e do seu blog!!
Obrigada! bjão
Olá Verlaine! Poxa fiquei bem surpresa em saber que ficaram oleosos porque essa receita nunca me deu problemas. Infelizmente não sei o que pode ter acontecido, me desculpe! Espero que dê tudo certo na próxima vez e que essa decepção seja compensada! :) Grande Beijo!
ExcluirO meu também ficou um pouco oleoso. Você untou a travessa com oleo? Acho que o meu problema foi esse, acho que coloquei oleo demais na travessa. Na próxima vou colocar bem menos.
ExcluirTirando isso, ficaram ótimos. Eu adorei!!!
Olá, Laís!
ExcluirPoxa, que pena! Eu não untei a assadeira.
Mas que bom que você gostou, espero que na próxima fique melhor ainda! Beijão!
a princípio tb achei oleoso, mas voltei ele pro forno e deixar assar mais um pouquinho... acho até q assou demais!rs E aí, melhorou um pouco a oleosidade pq ressecou. Ficou uma delícia! =) Amei conhecer o blog! Já estou testando várias receitas e tô super feliz por ter encontrado comidas gostosas que eu posso comer! Desde q descobri minha intolerância, fiquei com a sensação de coisas gostosas sumiriam do meu cardápio... =)
ExcluirUsei azeite extra virgem.A primeira fornada q fiz tb ficou bem oleosa, depois congelei, e assei congelado e ficou sequinho.
ExcluirPrimeiramente, parabéns pelo blog!! Hoje vou fazer uma receita parecida com mandioca. Você já fez essa? Alguma dica?
ResponderExcluirBeijos
Olá, Anne! Muito obrigada!
ExcluirCom mandioca ainda não fiz, só fiz com mandioquinha, batata e batata doce. Todos ficaram uma delícia, mas a de mandioquinha é minha favorita. :)
Como não fiz ainda com a mandioca, não sei qual dica te passar... mas não se preocupe porque a receita é bem simples e é difícil de errar, só tenha o cuidado de amassar bem a mandioca para não ficar gruminhos e cuidado com o tempo de forno para não exceder e perder a textura "cremosa" da parte de dentro do pãozinho.
Beijos!
Adorei!! Já fiz com aipim (como chamamos mandioca aqui no sul) e ontem fiz com mandioquinha! Da primeira vez achei que faltou sal, mas dessa vez ficou delícia! Só que os meus, em ambas vezes, não ficaram bonitinhos como os da foto... As bolinhas foram "derretendo" enquanto assavam no forno. Além disso, também achei que ficaram um pouco mais oleosos do que gostaria, mesmo usando a quantidade recomendada de óleo de canola. Como não faço pra bonito, sem problemas né. Fez sucesso em casa e no trabalho!
ResponderExcluirAcabei de fazer os pãezinhos com mandioquinha e inhame misturados. Fiz para milha filha que tem alergia a proteina do leite de vaca e a ovo também. Quando tirei do forno estavam duros, mas coloquei um pano encima até esfriar e ficaram macios. Ficaram ótimos!! Obrigada
ResponderExcluirFiz os pãezinhos com mandioquinha e inhame. Fiz para filha que tem alergia ao leite de vaca e a ovo também. Quando tirei do forno estavam duros, mas coloquei um pano encima até esfriarem e ficaram macios. Ela adorou!! Obrigada
ResponderExcluirAcabei de tirar do forno os pães de mandioca... ficaram ótimos. Mas quando eu acabei de amassar achei que a massa estava um pouco mole, grudou muito na mão.... é assim mesmo? Ou ela tem que desgrudar das mãos? Obrigada.
ResponderExcluirOlá! Essa massa não fica grudenta, ela desgruda sim das mãos. Mas que bom que ficaram bons mesmo assim! Beijão
ExcluirQue sonhoo!!Demais!
ResponderExcluirAdorei a receita é uma ótima opção para levar como lanche para a faculdade. Pode assar na Air Fryer? Amando o blog!!!!!
ResponderExcluirOi, querida! Pode sim. Coloque poucos minutos e vai acompanhando para eles não secarem demais. Beijão
ExcluirAdorei!!! A receita é muito boa, deu super certo!!! Obrigada!!!
ResponderExcluirOi, Simone! Muito obrigada pelo seu retorno, fiquei feliz de saber que você gostou! :) Beijão
ExcluirFicou impossível modelar, pq a massa grudava nas mãos, mesmo me banhando em óleo haha
ResponderExcluiro que pode ter acontecido?
Algum erro de medida. A massa fica igual massinha de modelar, não gruda e não fica banhada em óleo. Beijos
ExcluirMonalisa, fiz a receita uma vez e ficou bem mole mesmo, bem grudenta, daí resolvi editar a receita e coloquei 1/4 de xíc. de água ao invés de 1/2 e acrescentei 1/2 xíc de farinha de linhaça dourada. Então ficou perfeita a massa para enrolar e uma delícia (não precisa nem untar a assadeira). Bjs
ResponderExcluirA receita é perfeita! Amei! Mas será que dá pra congelar depois de assado? Só eu como aqui em casa, e os pãezinhos acabaram embolorando depois de uns dias porque não dei conta de comer :(
ResponderExcluirOlá Janice, pode congelar antes de assar.
ExcluirColoque os pãezinhos modelados numa forma e leve ao freezer. Quando estiver congelado, coloque em saquinhos plásticos e volte para o freezer. Dessa forma as bolinhas não vão grudar uma nas outras e fica mais fácil de assar quando você desejar. Tira do freezer e vai direto para o forno, não precisa esperar descongelar. Beijos!
Amei a Receita, acabei de fazer e ficou igualzinho o da sua foto, bgd!!!
ResponderExcluirOlá, Eva! Que linda! Fico muito feliz de saber, obrigada por vir me contar! :) Grande beijo!
ExcluirTem jeito de assar no microondas
ResponderExcluirNão, precisa ser assado no forno. Beijos
Excluir