Slider

terça-feira, 17 de julho de 2012

Suflê de Espinafre


Olá queridos!

Lembram que um tempinho atrás rolou um "debate" na fan page do blog sobre o Soymilke Creme de Soja, o lançamento da Olvebra que é um substituto para o creme de leite? Até então, só existia um substituto de outra marca no mercado e esse lançamento veio aumentar as nossas opções. 

Eu fiquei super curiosa para provar e optei por um suflê que é uma das coisas que eu sempre gostei, além de ser levinho e gostoso, é super prático de fazer. 


Suflê de Espinafre - Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: receita da Olvebra

1 maço de espinafre 
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola cortada em cubos
2 dentes de alho picados
1 caixa de Soymilke Creme de Soja
2 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
3 claras em neve
Sal e demais temperos à gosto (usei orégano, salsinha e ervas finas)

1. Refogue a cebola no azeite até ficar translúcida, acrescente o alho e refogue por mais dois minutos. Coloque o espinafre, acrescente um pouco de sal e deixe refogar, até secar a água. 
2. Bata no liquidificador: o espinafre, o creme de soja, gemas e amido de milho. Agregue as claras em neve delicadamente e coloque os demais temperos a gosto, como por exemplo, orégano, salsinha e ervas finas e mais um pouco de sal. 
3. Coloque em um refratário grande ou em ramequins individuais untados com um pouco de óleo. Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.

O suflê sai do forno estufado (vejam foto abaixo) e logo depois de uns minutos, murcha.


Eu gostei bastante do resultado e não senti nenhuma alteração na textura e no sabor. O suflê ficou bem levinho e cremoso, o gosto do espinafre com os demais temperos ficou uma delícia! Recomendo! =) 


Beijos!

12 comentários:

  1. Oi Monalisa!
    Achei seu blog por acaso e AMEI! Tenho um filho que eh extremamente intolerante a lactose e sempre busco por opcoes e receitas diversas para fazer aqui em casa (eu tbem sou levemente intolerante e nao consumo mais derivados do leite).
    Moro nos EUA, mas estive recentemente no Brasil visitando familia e estou adorando ler suas dicas e posts com receitas e produtos brasileiros q tem baixo/zero teor de lactose.
    Aos poucos estou lendo seus posts e receitas mas queria dizer q gostei demais do seu blog, ja virei uma super fa, e sem duvida irei fazer muitas das receitas. O Tofupiry esta em numero um na minha lista de receitinhas para testar, todo mundo aqui em casa se animou com essa, rs!
    Ah, e eu tbem sou nutricionista :-)
    So queria mesmo falar um oi!
    Abracos
    Ana (sua nova fa!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana! Que comentário mais delicioso de se ler! :)
      Estou muito feliz de saber que vc gostou do blog e que já se animou em fazer uma receita! O tofupiry fica muito bem em pizzas, eu gostei bastante. Não recomendo consumí-lo puro porque é totalmente sem graça, rs. Depois venha me contar o que vc está achando das receitas! :)
      Você deve estar muito bem servida de produtos sem lactose nos EUA, sabia que meu sonho é ter um Whole Foods aqui no Brasil? Mas com a mesma média de preços né, senão vou ter que trabalhar só para pagar as compras do mercado! rs
      Que legal, você também é nutricionista! Na verdade, só me formo daqui a 2 anos e meio, sou uma "quase-nutrinionista". :)
      E olha que engraçado, quando vi seu nome sabia que já te conhecia de algum lugar... eu acompanhava o seu blog! Logo que fui fazer intercâmbio (em 2009), procurei alguns blogs em inglês para ir treinando e achei você! Vc parou mesmo de postar? =(
      Muito Obrigada pelo seu comentário!
      Grande Beijo!

      Excluir
  2. Monalisa, adoro suflê de espinafre! Geralmente eu encho de queijo para o marido "poder gostar", rs, mas vou experimentar uma versão mais levinha, como a sua. Seus suflês ficaram lindos! Estufaram exatamente no "topinho", conta o segredo, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vc viu? rsrs Eles estufaram no lugar certo, nunca mais conseguirei fazer isso de novo! kkkk Beijão!

      Excluir
  3. fiz a receita hoje e simplesmente amei. nunca na minha vida tinha comido espinafre. mais pense numa coisa boa. parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa! Que bacana saber disso! Muito Obrigada por vir aqui me contar! Beijão! :)

      Excluir
  4. Monalisa, em vez de usar 1 caixa de Soymilke Creme de Soja, será q daria certo se fizesse com 1 caixa de creme de leite de arroz?? Amei o seu blog ja fiz varias receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella!
      Pode substituir o creme de soja pelo de arroz sim.
      Obrigada, fico feliz de saber que você já fez receitinhas do blog! :)
      Beijos

      Excluir
  5. Posso congelar esse sufle? o gosto sofre alguma alteracao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não sei te informar, nunca congelei suflê. Beijos

      Excluir
  6. Olá, gostaria de saber qual é a textura dentro, daria pra comer na mão, tipo cupcake? Gostaria de fazer para meu filho levar de lanche

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila! A textura por dentro é um pouco mole, não vai ficar estruturado como um cupcake. Aqui no blog tenho outras opções que se adequam mais a lanchinhos, como por exemplo esse muffin salgado: http://www.diariosemlactose.com/2016/05/muffins-de-legumes-do-hulk.html
      No índice de receitas salgadas (que fica logo no comecinho da página) também tem bastante coisa. Espero que te ajude. :)
      Beijos

      Excluir