Slider

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dicas para um ótimo cafezinho com o Frans Café



Essa semana a rede Frans Café promoveu um evento para apresentação de seu café torrado e moído com blend próprio - o Moidinho -  na loja da Rua Haddock Lobo aqui em São Paulo. 

Houve uma apresentação com a nutricionista Arlete Nagano, que nos contou a história da rede, desde o seu surgimento que foi em 1975 na cidade de Bauru, em SP, até a atualidade - hoje com mais de 120 lojas em todo o Brasil.

Em seguida, tivemos uma aula com a barista da rede Stella Gros que nos ensinou a preparar café de três maneiras diferentes.


Barista Stella Gros e a Renata Bitencourt do Momentos Cafeinados

A primeira foi utilizando o coador de papel. A Renata Bitencourt, expert em cafés do blog Momentos Cafeinados, auxiliou a Stella nessa primeira parte.

Dica: a Renata disse para primeiro escaldarmos o coador de papel com água quente e só depois colocarmos o pó de café e prepará-lo normalmente. Fazendo isso, tiramos as impurezas do filtro deixando o gosto do café melhor.

Turma preparando o café no coador de pano

A segunda foi com o coador de pano. Para a alegria do grupo pudemos participar e cada um fez o seu café no coador individual. Utilizamos 1 colher de sopa rasa para preparar uma xícara. A Stella nos explicou que a trama do tecido deixa passar mais a oleosidade dos grãos de café moído, proporcionando um café mais aromático. 

Preparação do café no coador de pano

E a terceira foi com a cafeteira Globinho, que eu achei um luxo! Parece um equipamento de laboratório, não é mesmo? Primeiro colocamos água no recipiente inferior e pó de café no superior. A chama é acesa e quando a água ferve e evapora, ela vai sendo transferida para o recipiente de cima, se misturando com o café. Quando toda a água subir, o fogo é retirado e neste momento a água desce, já sendo coada, e está pronto o café!

Preparação na cafeteira Globinho

Provamos os três cafés sem açúcar, sentimos o aroma, percebemos as diferenças de sabor nas preparações distintas e o meu preferido adivinha qual foi? Na minha opinião, o "método vovó" é imbatível: coador de pano! Como eu sou apreciadora de café mais fraco e não gosto de colocar açúcar, prefiro o de coador.

Aqui vai um apanhado de dicas da barista Stella Gros:

- sempre utilize água filtrada ou água mineral;
- a água não deve ser fervida, apenas aquecida;
- a proporção é de uma colher de sopa de pó de café para cada 100 ml de água;
- despeje a água quente em cima do pó devagar e em movimentos circulares, não jogue a água de uma vez só;
- escalde a xícara e/ou a garrafa térmica;
- o café pronto tem duração de 1 hora e não devemos jamais requentá-lo!

Primeiro anúncio da rede, que tinha como público alvo mulheres

Foi uma noite super agradável na companhia de amigos degustando um ótimo café!

Veja todas as fotos do evento clicando aqui.

Beijos!


2 comentários:

  1. Querida Monalisa,
    Adorei a sua publicação... Tudo bem explicado...
    Parabéns!!!
    Amei o evento e te conhecer melhor...
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  2. Amei! Eu como amante de café adorei a idea e já estou criando um evento assim com minhas amigas.

    ResponderExcluir