Slider

domingo, 2 de dezembro de 2012

Torta de Limão à Francesa Sem Lactose


Olá Queridos!
Quem acompanha a Fan Page do blog no Facebook, viu que eu comprei 2 limões sicilianos enoooormes no último feriadão e como não sabia o que fazer com eles, pedi ajuda para vocês e uma enxurrada de ideias boas e deliciosas foram enviadas! ;)

Fiquei tentada a fazer muitas coisas, como por exemplo, o Mac n'Cheese vegano sugerido pela Fabrícia Queiroz, o sorbet com leite de coco (servido no próprio limão) da Ana Paula Ferreira, o risoto da Cida Gomes... mas infelizmente eu não tinha os ingredientes principais destas receitas. A Rosana Vicente sugeriu torta de limão e na hora me lembrei de uma receita de torta de limão à francesa do Richie, do blog A Cozinha Coletiva. Faz tempo que namoro a foto dessa torta porque a comparo com a receita dos quadradinhos de limão que tenho aqui no blog e que eu sou enlouquecida, porém eles são feitos com o limão verde e não com o siciliano.

Pois bem. Da receita original do Richie eu segui apenas o recheio, para a massa e a cobertura utilizei receitas que já estou acostumada a fazer e que já foram publicadas no blog. E eu preciso ser bem sincera com vocês... se vocês tiverem em mente o gosto da torta de limão tradicional, aquela feita com leite condensado e suco de limão, bem docinha com o azedinho do limão, entonces queridos... podem parar por aí.

Não sei como isso é possível, mas pela primeira vez na minha vida fiz uma receita de limão e não devorei tudo no mesmo dia. A torta fica boa sim, mas é bem diferente, acredito que principalmente pelo fato de o limão ser o siciliano. Por ser uma receita francesa, não tem toda aquela "doçura em forma de torta" que receitas brasileiras possuem, sabe? Enfim, não estou dizendo que é ruim, pelo-amor-de-Deus. E nem estou desencorajando ninguém a fazer, apenas estou avisando que é diferente para que ninguém faça achando que vai sentir um sabor já conhecido, do tipo torta de limão tradicional brasileira. Beleza?

Ok, era isso que eu precisava contar! rs Vamos a receita!



Torta de Limão à Francesa - Sem Lactose
Fonte: adaptada da receita do Richie, do blog A Cozinha Coletiva.

Massa (a mesma utilizada no preparo das Tortinhas de Figo)

100 gramas de creme vegetal
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 colher de café de canela em pó (não coloquei)
1 xícara de chá de farinha de trigo

1. Misture o creme vegetal, o ovo, o açúcar, a aveia e a canela com uma colher. Adicione a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa firme. (a minha massa ficou estilo "cremosa firme" e bem grudenta, não quis colocar mais farinha para não ficar ressecada depois de assar e foi a melhor coisa que eu fiz mesmo)
2. Coloque a massa em forminhas de 10 cm de diâmetro com a ajuda de uma colher, depois vá alisando com as costas da colher até que todo o fundo e as bordas fiquem preenchidos. É um pouco trabalhoso, a massa é grudenta. Eu usei forminhas antiaderente, se as suas não forem recomendo que unte com creme vegetal só para garantir. Fure o fundo das formas com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até ficar levemente dourado. 

Recheio (adaptado da receita do Richie)


1/2 xícara de chá de suco de limão siciliano
100 gramas de açúcar demerara
4 gemas peneiradas
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de creme vegetal (esqueci de colocar)

1. Coloque o suco de limão em um copo de medida e complete com água até atingir 300 ml.
2. Despeje em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver por completo.
3. Dissolva o amido de milho em um pouquinho de água e adicione à mistura ainda no fogo, mexa até ferver e engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
4. Quando o creme já estiver esfriado um pouco, adicione as gemas aos poucos mexendo sem parar e vigorosamente para que elas não cozinhem e nem forme grumos. Por último coloque o creme vegetal e mexa até derreter. 

Cobertura - Merengue Italiano (o mesmo utilizado no bolo baba de moça)
Veja a receita do merengue clicando aqui. Meia receita é mais que suficiente.
Eu fiz uma receita inteira e com a sobra do merengue, fizemos suspiros. 

Montagem: depois de assar a massa, recheie e decore com o merengue italiano, utilize uma manga de confeitar ou uma colher para espalhar. Leve ao fogo médio apenas para o merengue dourar um pouco. Sirva as tortinhas geladas.


Beijos!

4 comentários:

  1. Oi amiga,
    Faz um tempão que não passo por aqui, né? Estou em falta contigo... Desculpa... A minha vida não está fácil...
    Mas, deu um tempinho e vim passear e me deparo com essa DELÍCIA!!! Nossa!!! ARRASOUUUUU!!!
    Grande beijo e saudades, Irene

    ResponderExcluir
  2. Oi Monalisa tudo bem?

    Fazia tempo que estava com vontade de fazer uma torta de limão e assim que vi essa receita não pensei duas vezes ela é otima vou repetir mais vezes.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, o que seria o creme vegetal? Sou leiga em receitas sem lactose e fiquei em dúvida. Pode me ajudar me indicando uma marca e locais onde eu consiga comprar? Obrigada. Beijos, Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu! Um exemplo de creme vegetal é a Becel (da tampa azul). Você consegue encontrar em grandes supermercados. Beijos

      Excluir