Slider

sábado, 20 de julho de 2013

Torta Básica de Liquidificador Sem Glúten Sem Lactose



Olá! Tudo bem por aí?

Sabe receita boa que nunca te deixa na mão? Essa aqui é um exemplo.
Essa torta de liquidificador sem glúten não tem erro. Já fiz inúmeras vezes, com diversos tipos de recheios e todas as fornadas foram devidamente devoradas! :)

A receita é da Claudia Marcelino, do blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite  que também já fez algumas variações da massa: desde cachorro quente de forno até torta de sardinha. Dá uma passada lá para conferir!

Como vocês podem ver na foto, a minha torta está em forminhas de alumínio. Comprei essas formas em uma casa de confeitaria e estou adorando porque consigo dividir a mesma receita em várias formas porções e congelar de uma forma mais organizada. Elas vão direto para o forno, não precisa untar e tem de diversos tamanhos. Fica a dica para quem anda na correria assim como eu. Consegui 3 formas pequenas com 1 receita da torta.


Torta Básica de Liquidificador Sem Glúten e Sem Lactose
Fonte: Receita da Claudia Marcelino.

Massa básica:
3 ovos
1 xíc. (chá) de água (240 ml)
1/4 xíc. (chá) de óleo
1/4 xíc. (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho grande (opcional)
1 xíc. (chá) de farinha de arroz
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento químico para bolos

Sugestão de recheio:
1 lata de atum conservado em água
1 cenoura grande ralada
1/4 xíc. (chá) de azeitonas picadas
orégano para polvilhar

1. Misture o recheio em uma vasilha e reserve.
2. Bata todos os ingredientes da massa (menos o fermento) no liquidificador. Quando estiver homogêneo, acrescente o fermento e bata mais uma vez apenas para misturar.
3. Despeje a massa (que fica bem líquida mesmo) em cima do recheio e misture bem. Coloque em uma forma untada com óleo e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito.

O que mudei da receita original: incluí o dente de alho na massa para dar um leve sabor e dividi a 1/2 xíc. (chá) de óleo em 1/4 xíc. de óleo e 1/4 xíc. de azeite.


Facílima e deliciosa!

Beijos!

245 comentários:

  1. Monalisa auqi na Inglaterra nao existe isso de torta de liquidificador, faz anos que nao como algo assim, deu uma saudade... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Gostaria de saber se congela a torta cru ou assada?

      Excluir
    2. Olá Tata, congelada assada e depois descongela direto no forno. Grande Beijo

      Excluir
  2. Mona, tenho uma torta salgada de maisena... experimenta um dia desses, super prática e gostosa também!!! Depois que aprendi só faço ela :) Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk.. oi debora, manda a receita

      Excluir
    2. Débora Pusebon, por favor manda a receita de torta salgada de maisena. Abraço. Rossita

      Excluir
    3. E a receita da torta de maizena ?

      Excluir
  3. Ola...gostaria de saber se eu retirar os 3 ovos da receita ela dará certo, ou seria melhor substituir??!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, é melhor substituir. Nos comentários da receita original da Claudia, uma leitora disse que substituiu os ovos por três colheres de sopa de linhaça liquidificada e deixou de molho em nove colheres de sopa de água por mais ou menos meia hora, e que deu certo. Você pode tentar dessa forma. Beijos

      Excluir
  4. Não entendi o pq de untar com óleo ..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for utilizado forma comum, deverá ser untado para que a torta não grude. Se a forma possuir revestimento antiaderente ou se for utilizado formas descartáveis iguais as que eu usei, não há necessidade de untar.
      Beijos

      Excluir
  5. unta-se com óleo porque algumas margarinas, ou a maioria possui derivados de leite.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ!TD BEM?
    ADOREI ESSA TORTA TENHO ALERGIA A LEITE E GLÚTEN,EU VOU FAZER,MAS GOSTARIA DE SABER COMO VOCE CONGELA? SERIA NA PRÓPRIA FORMA DESCARTAVEL? E PARA DESCONGELAR COMO FAZ?
    MUITO OBRIGADA!
    AMANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e você?
      Eu congelo na própria forma descartável depois de assada.
      Para descongelar, levo de novo ao forno até descongelar completamente e ficar quentinha porque prefiro comer desta forma.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Monalisa
    Fiz a massa dessa torta e amamos!
    Fiz usando uma farinha de arroz integral q comprei ai no Brasil quando visitei minha familia mes passado. Fiz com leite de amendoas no lugar da agua e usei 1 1/3 de xicara da farinha de arroz pois era o q eu tinha e fiquei com preguica de guardar o 1/3 de xicara, hahaha :) e no fim deu super certo!
    A massa ficou simplesmente deliciosa, muuuito macia e fofinha, gostamos demais mesmo e sera essa agora minha receita de massa de torta!
    Obrigada por dividir sempre suas receitas com a gente, adoro seu blog!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Ana! Muito obrigada pelo retorno! :) E todos os méritos vão para a Claudia Marcelino, ela arrasa nas receitas! beijão

      Excluir
  8. Olá, descobri a pouco tempo que não poderei utilizar mais lactose e glúten, comecei a pesquisar receitas e encontrei seu blog. Hoje chamei minha família para a nova fase da minha vida do sem glúten e sem lactose, fiz a Torta Básica de Liquidificador Sem Glúten e Sem Lactose e mudei o recheio, fiz com frango desfiado,azeitona e seleta de legumes ficou divina, todos amaram. Agradeço por compartilhar suas receitas. Beijos Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika! Que ótimo que todos gostaram, fico muito feliz!
      Obrigada por vir me contar, adoro receber o retorno de vocês. :)
      Grande beijo!

      Excluir
  9. Uma delícia essa torta. Estou tendo que fazer a dieta, pois estou amamentando e meu bebê tem intolerância à lactose e soja. Todos que provaram elogiaram muito. Obrigada por compartilhar as receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Maravilha, Tatiana! Eu que agradeço, muito obrigada pelo retorno! :)
      Grande beijo!

      Excluir
  10. Oi Monalisa adorei a torta!
    Obrigada por dividir suas receitas conosco!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Leila! Grande beijo para você! :)

      Excluir
    2. oi eu gostaria de saber alguma manteiga sem lactose voçe sabe dizer se essa becel azul tem lactose. Ela tem ingredientes que eu nao entendo então fico com medo de comer

      Excluir
    3. Olá, tenho intolerância a lactose e minha médica recomendou Becel Original, do rótulo azul porque ela nao contém lactose. Sempre uso essa, nas minhas receitas. Mas não pode ser da embalagem amarela, nem verde, tem que ser a azul. Abraço. Rossita

      Excluir
  11. Olá... vou experimentar!!! Será que posso trocar a água por leite???? Abc

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelas receitas! Adoro o site! Ajuda muito!bjOoOoOS Bruna

    ResponderExcluir
  13. Oil Monalisa!Posso substituir a farinha de arroz por de trigo?bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá,fiz a sua receita e deu certíssimo!Ficou uma delícia mesmo.Obrigada por publicar suas receitas eu sou intolerante ao gluten e ao leite,a proteina do leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou! Muito obrigada pelo retorno e um grande abraço! :)

      Excluir
  15. Parabéns!! Essa receita é show!!! já fiz 3 vezes, quando vem visita, minha mãe pede para eu fazer!!! Isso que ela não tem nenhum tipo de intolerância, só eu!!! Ela precisa esconder a torta de mim, se não quero comer até não ter mais!!! Só que eu faço um recheio bem molhadinho de frango com molho, milho e ervilha, azeitona bem temperadinho!!! Fica hummmmm demais!!!
    Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Katia!
      Uau que recheio delicioso! Essa torta é coringa mesmo, né? Aqui em casa também fazemos bastante, ela é sempre a primeira opção por ser fácil e não exigir nenhum ingrediente especial.
      Que ótimo que você e sua mãe gostam, fiquei muito feliz de saber! E te entendo plenamente quando você diz que precisa esconder a torta, rsrs. Se deixar, como metade logo que sai do forno, ainda quentinha. :)
      Grande beijo!

      Excluir
  16. A torta ficou ótima! Como não encontrei farinha de arroz, usei o flocão de arroz (que é encontrado em casa do norte, pra fazer cuscuz de arroz). Ficou com uma consistência ótima! Valeu pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cibele!
      Que ótimo saber que a receita dá certo com o flocão!
      Fiquei feliz de saber que você gostou, obrigada pelo retorno!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi Monalisa, minha filha tem Aplv que descobrimos recentemente. Ela tem 3 anos a adaptação foi difícil, mas estamos quase lá. Hj estou testando a terceira receita aqui do seu blog. A primeira o brigadeiro ela não curtiu, aliás já fiz 4 receitas diferentes e nenhuma agradou exactamente. No forno agora a torta e um pundim (como ela mesma diz), que espero dar certo, pq fiz com farinha de trigo normal e o pudim meia receita, pq nao olheio os ingredientes direito e comprei só um leite de coco Rsrsrsrs. Depois conto rssultados. Obrigada suas receitas sao maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Snif esperando seu comentário ! Mais um pudim no forno para o Natal da minha pequena !

      Excluir
    2. Olá, querida Malu! Me desculpe! Devo ter me perdido nos comentários e infelizmente pulei o seu!
      Que pena que as receitas não agradaram 100%, espero que pelo menos o "pundim" (que fofa! rs) esteja agradando. Vá me contanto sim os resultados, adoro saber se as receitas ficaram boas, se surgiram dúvidas, etc.
      Grande beijo para você e para a filhota! Feliz 2014!

      Excluir
    3. Monalisa o pudim é maravilhoso, ela adora e todos os outros da família também rsrsrsrs !!!!!!!! Todas as receitas que testei ela amou só o brigadeiro que ainda não chegamos lá ! Já fiz a torta, o pão de queijo, pudim e brigadeiro todas super aprovadas . Vi a receita do leite condensado de leite de coco e vou tentar quem sabe o agrada o paladar da minha pequena. Indico seu site para todas as mamães APLV que pedem socorro, vc está mega de parabéns! Obrigada e continue nos presenteando com suas maravilhosas receitas !

      Excluir
    4. Malu, o leite condensado de leite de coco será uma boa opção mesmo, ele é mais docinho. Outra coisa que pensei que você poderia fazer, é a calda de brigadeiro da Miriam (essa aqui: http://www.diariosemlactose.com/2012/11/bolo-de-cenoura-diferente-com-calda-de.html), deixa apurar bastante pra ficar mais cremosa e serve como brigadeiro de copinho, o sabor é delicioso!
      Muito obrigada pela indicação, fico muito feliz! Obrigada pelo carinho! Grande beijo! :)

      Excluir
  18. Respostas
    1. Questão de gosto. Se quiser pode usar um tipo só. O azeite de oliva deixa um gosto bem marcado, caso o utilize faça como está na receita, meio a meio. Beijos

      Excluir
  19. Ok...muito obrigado por sua atençãooo!....um bjoo grande!

    ResponderExcluir
  20. Olá, não tenho em casa o ingrediente amido de milho..Tem algum problema fazer a receita sem esse ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode utilizar no lugar a fécula de batata. Se não tiver, coloque a mesma medida de farinha de arroz, talvez não fique tão fofinho, mas vai ficar bom sim. Beijos

      Excluir
    2. Usei polvilho doce no lugar da maisena, e não coloquei fermento, porque meu filho tem alergia a milho. Deu super certo, ficou ótima tb!

      Excluir
  21. olá, Monalisa!!! Fiz hoje a receita e acrescentei escarola ao recheio!!! Ficou maravilhosa!!! obrigada pela dica! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine! Hummm que delícia! Adoro escarola! Que bom que gostou! :))) Muito obrigada por vir me contar! Beijão

      Excluir
  22. Olá, posso colocar farinha de arroz integral? Fica a mesma consistência ou fica mais seco como acontece quando troca a farinha de trigo branca pela integral? Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Halina! Pode colocar a farinha de arroz integral sim. Não fica tão seco quanto a farinha de trigo, se preferir use meio a meio das farinhas. Beijos

      Excluir
  23. Essa torta é realmente muito boa, super coringa! Eu fiz com a farinha de trigo e depois com a farinha de arroz e as duas ficaram ótimas, mas eu gostei mais ainda com a farinha de arroz, achei que a massa ficou mais leve e sequinha. Muito boa mesmo e dá para inventar muita moda nos recheios.

    Abração!

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber se no lugar da farinha de arroz posso usar a mesma medida de fubá? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz com fubá, Karina. Não sei te dizer como fica. Se fizer o teste me conta. Beijão

      Excluir
    2. Fiz hoje com fubá no lugar da farinha de arroz, com recheio de cachorro quente, a massa ficou levinha, derretendo na boca, foi aprovado, mas eu não pretendo fazer novamente pq fica gosto forte de fubá.

      Excluir
    3. Obrigada por vir me contar! Como o sabor ficou forte, acho que ficaria bom usar 1/2 xíc. farinha de arroz e 1/2 de fubá, então. Na próxima vez que fizer vou testar assim e te conto. Beijos

      Excluir
  25. Olá querida! Adorei essa receita, descobrir a pouco tempo que eu tenho intolerância a lactose e glúten, e comecei a buscar receitas para variar o cardápio, e encontrei neste site uma receita super saborosa. Que torta ficou perfeita!
    Modifiquei apenas a quantidade de ovos, usei somente dois diminuir no sal, acrescentei na massa azeite e óleo de girassol e coentro seco e no recheio fiz de frango com palmito, foi um sucesso, super leve a massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Obaaaa, fico feliz por ter gostado! Deve ter ficado demais com o coentro, adoro! Beijão

      Excluir
  26. Gente fiz com recheio de frango desfiado com curry e leite de coco, ficou maravilhosa!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Voce esta de parabens, otimas receitas!
      Uma duvida, poderia substituir a farinha de arroz ou colocar a metade, de polvilho doce???
      Grande abraco,
      Angelica

      Excluir
    2. Olá, Angelica!
      polvilho doce eu não recomendo porque vai mudar totalmente a textura da massa. Poderia ser creme de arroz. Eu também faria um teste colocando metade farinha de arroz e metade amido de milho.
      Beijos

      Excluir
    3. Olá querida Monalisa! fiquei muito contente ṕr encontrar essa receitar, a qual vou testar, mas será q poderia substituir essa gordura por ums 3 colheres de margarina light?

      Excluir
    4. Olá! :) Eu nunca fiz com outro tipo de gordura, então não sei te dizer ao certo o resultado. Mas acredito que vai ficar bom sim. Beijo grande

      Excluir
    5. Olá! :) Eu nunca fiz com outro tipo de gordura, então não sei te dizer ao certo o resultado. Mas acredito que vai ficar bom sim. Beijo grande

      Excluir
  27. Ficou uma delícia! Mais uma vez obrigada pelas receitas maravilhosas!
    Dá pra fazer pizza com essa massa? Tens rceita de massa de piza sem glúten e sem lactose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caroline! Que ótimo que gostou! :)
      Essa massa tem mais uma textura de torta mesmo, até dá para fazer como se fosse pizza de liquidificador, mas a massa não ficará fininha e crocante.
      Fiz recentemente uma massa de pizza com farinha de grão de bico, só falta postar aqui no blog. Fique de olho que logo logo estará por aqui. :)
      Beijos

      Excluir
  28. Oi, Monalisa!
    Estou fazendo uma dieta muito rígida, sem lactose, sem glúten, sem açúcar e pouca gordura. Sendo assim, fora das refeições quase que só dá para comer frutas ou doces (sem açúcar), e há momentos em que tenho vontade de comer alguma coisa salgada.
    Esta receita de torta de liquidificador foi um achado! Fiz duas vezes, a primeira com farinha de arroz, exatamente como é sua receita, só mudei o recheio. Ficou gostosa, mas a consistência da massa ficou muito líquida. Uns dias depois, encontrei numa loja de produtos naturais a farinha "FSG" (farinha sem glúten), que é uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca. Ontem fiz a torta com ela, e a massa ficou muito melhor, mais consistente, O sabor praticamente não alterou, creio que devido ao recheio. Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A massa é realmente líquida, porém depois que assa fica na consistência da foto, como de torta normal e bem macia.
      Mas que bom que se adaptou com a farinha sem glúten comprada pronta!
      Grande beijo!

      Excluir
  29. ola gostaria de saber se posso usar farinha integral?

    ResponderExcluir
  30. Olá. Acabei de fazer a torta de frango e ficou ótima. Substitui as farinhas pela farinha sem glúten e a massa ficou no ponto. Um abç.

    ResponderExcluir
  31. Posso substiruir a farinha de arroz por de trigo, meu filho tem alergia somente de leite

    ResponderExcluir

  32. Olá Monalisa vou fazer esta receita mas não entendi muito bem pq aonde vc diz que mudou da receita original dividir 1/2 xic (chá) de óleo em 1/2 xic. de óleo e 1/2 xíc. de azeite sendo que na receita original vem dizendo 1/4 xíc de óleo e não 1/2 xíc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Realmente me confundi na hora de explicar, o que queria dizer é metade e não 1/2.
      A receita original pede 1/2 xic. de óleo, o que fiz foi dividir essa medida na metade (1/4 de óleo e 1/4 de azeite).
      Vou corrigir no texto, obrigada por avisar!
      Beijos

      Excluir
  33. Oi, Monalisa. Posso assar em forma de vidro (marinex)? Se sim, é necessário untar? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia! Pode sim, é melhor untar com um pouco de óleo. Beijão

      Excluir
  34. Ola meu nome e Naomi e tambem adoreo a receita! (゜▽゜*)

    ResponderExcluir
  35. Olá Monalisa, eu venho aqui para agradecer a sua generosidade por compartilhar receitas maravilhosas. Fiz a torta agora e quando misturei a massa no recheio e tava bem líquida pensei que nao daria certo, mas como vc disse que ficaria líquida a massa eu fui na fé. e ficou perfeita. Textura muito boa. Quente tá uma delícia! hahahaha... Já estou imaginando outros recheios. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valquiria! Imagina, eu que agradeço o seu comentário tão carinhoso! Fico muito contente de saber que você gostou e o mérito é todo da Claudia Marcelino, dona da receita. :) Grande abraço e espero que as receitas do blog continue te agradando!

      Excluir
  36. Receitinha no forno! Ansiosa para experimentar. Pq ser celíaca e intolerante a lactose não é fácil..! ;)

    ResponderExcluir
  37. Receitinha quase pronta!!! Não é fácil ser celíaca e ter intolerância a lactose.. ;)

    ResponderExcluir
  38. Este site é ótimo!Estou desconfiada que tenho intolerancia a lactose ainda não fiz exames.Gostaria de saber se tem algum mais eficaz para real descoberta.Estou tirando o leite e depois de anos já estou sentindo melhora porém tomei essa atitude por minha conta .Quais os sintomas mais comuns que vc Monalisa e outros sentem quando tomam leite e derivados?Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo!
      Há exames sim que você pode fazer, há o de sangue, o de hidrogênio expirado que é considerado padrão ouro e até exames genéticos.
      Os sintomas da IL são mais ligados com a parte gastrintestinal: gases, diarreia, estufamento... mas em alguns casos pode ocorrer constipação.
      Comigo o principal sintoma é diarreia.
      Beijos

      Excluir
  39. Será que eu poderia substituir a quantidade de azeite por óleo de canola?

    ResponderExcluir
  40. Torta muito gostosa, e além do mais muito simples de fazer. Até para mim, que não tenho nenhuma habilidade na cozinha, foi fácil. Todos aqui em casa amaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você gostou, Klicya! :) :) Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  41. Ola, estou adorando suas receitas acabei de ser diagnosticada com intolerância a gluten e a lactose e de quebra ainda veio sacarose e frutose. Convesso que esta muito difícil agora no começo mais as suas receitas estão me dando um certo animo. Gostaria de saber se você conhece algum site ou receita que eu possa fazer que não contenha nenhum desses quatro problemas. (Rs)
    Att. Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Infelizmente não conheço nenhum site ou blog livre dos 4, me desculpe! Acho que é mais provável você encontrar em sites gringos, procure por dieta FODMAP (é um tipo de dieta que restringe certos tipos de carboidrato entre eles a frutose, não é dieta de emagrecimento, mas sim para auxiliar na síndrome do intestino irritável), pode ser útil para você.
      Beijos!

      Excluir
  42. oi , posso substituir a farinha de arroz por farinha de soja???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz com farinha de soja, mas de qualquer forma não recomendo substituir a medida inteira, use apenas uma parte da farinha de soja. Beijos

      Excluir
  43. Ola!!
    Posso usar fecula de batata junto com a farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valeria! A fécula costuma deixar as preparações mais secas, mas você pode fazer um teste para ver como fica. :) Beijão

      Excluir
  44. acabei de fazer a torta! simplesmente ameiii!!! só que agora quero comer ela inteira...hahaah!!!
    muito obrigada pela receita! achei seu blog por acaso e amei...vou dar mais uma fuçadinha nas receitas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Que maravilha! :) Espero que você não tenha comido a torta inteira! hahaha
      Se testar mais receitas vai me contando! Beijão

      Excluir
  45. Ola gostei muito da receita, meu filho tem alergia a Ovo, Trigo , Leite e feijão do caldo vermelho, essa receita o que posso colocar no lugar do ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, nos comentários da receita original da Claudia, uma leitora disse que substituiu os ovos por três colheres de sopa de linhaça liquidificada e deixou de molho em nove colheres de sopa de água por mais ou menos meia hora, e que deu certo. Você pode tentar dessa forma. Beijos

      Excluir
  46. Acabei de fazer a receita e vim agradecer porque foi sucesso aqui no jantar do domingo! O meu marido é super chato com qualquer receita sem glúten ou lactose que tento fazer porque sou intolerante às duas proteinas, e ele amou! Eu também, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais, Ana! Fico super feliz! Obrigada pelo seu retorno! Grande beijo! :)

      Excluir
  47. Deliciosa .. Já fiz duas vezes! Só coloquei 1/4 xc de azeite e funcionou muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Janaina! Muito bom saber que dá certo diminuir o óleo, muito obrigada por compartilhar! Grande beijo

      Excluir
  48. Olá Monalisa, gostei dessa receita eu sempre faço massa de liquidificador com a farinha comum, mas agora que estou na dieta vou fazer esta. Tinha um peixe assado que sobrou, coloquei na torta que foi agora para assar, depois posto comentario para falaar como ficou, bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Quero saber como ficou sim! Beijos

      Excluir
    2. Monalisa ficou "muito delicioso" como diz o meu sobrinho rsrsrs, coloquei tomate picadinho e deu certo, agora vai ser a minha massa base para torta, e olha fique melhor do que com a farinha comum, todos aprovaram. bjs

      Excluir
    3. Que fofo, Luciane! rs <3 Fico muito feliz! Obrigada por vir me contar! Beijão

      Excluir
  49. R@iodeSol...Oi Monalisa, adoreiiiii suas receitas, estou entrando nesse mundo agora, parabéns por ser tão generosa... Estou precisando de receitas sem Lactose, sem açucar e também sem óleo...você teria algumas...abração e muito sucesso para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! :) Fico muito feliz! Dê uma olhada no índice de receitas doces e salgadas, tenho certeza que encontrará alguma receita que se encaixe na sua necessidade. Grande beijo

      Excluir
  50. Ola... misturo a massa como recheio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a seu critério. Eu costumo misturar, se preferir coloque metade da massa na assadeira, o recheio e a outra metade da massa por cima. Beijos

      Excluir
  51. ...posso usar farinha de trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz com farinha de trigo, será necessário realizar um teste. Beijos

      Excluir
  52. Nossa me apaixonei por essa torta...maravilhosa! Não sou alérgica a glúten, lactose, soja...nadinha, mas adoro receitas mais saudáveis, principalmente pq tenho um bb de 1 ano e 10 meses e quero perder alguns quilinhos tb. Na massa acrescentei 1/2 cebola e uma colher de sobremesa de orégano. Fiz o recehio com cenoura ralada, vargem, milho, azeitona e queijo minas e mussarela ralada, a massa ficou leve e cremosa por causa do queijo. Agradeço e estou acompanhando seu blog que é um máximo!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samantha! Eu que agradeço! Fico muito feliz de saber que está acompanhando o blog! Super beijo!

      Excluir
  53. Fiz com farinha de trigo e ficou ótimo! Já fiz 2 vezes...

    ResponderExcluir
  54. Muito bom saber que podemos contar com pessoas que realizam esse tipo de trabalho ao publico,
    pessoas que se importam com a saúde alheia sem ter que se privar de receitas saborosas !!!
    Vocês estão de parabéns "O Diário de Receitas Sem lactose " !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago! Muito obrigada! É imensamente gratificante ler sua mensagem! :) Grande abraço!

      Excluir
  55. Oi Monalisa!
    Desculpa perguntar,mais como você faz esse recheio? é misturado cru ou refogado no fogo?
    Adoro seu blog!
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Fique a vontade para perguntar! :)
      No caso do recheio que utilizei, que foi atum, azeitonas e cenoura ralada, eu não refoguei, coloquei direto.
      Dependendo do recheio que você utilizar vai ser necessário refogar, como por exemplo, se fizer de frango ou carne moída.
      Grande beijo!

      Excluir
  56. Oi Monalisa,fiz a torta com recheio de alho poró,tomatinho cereja e cenoura ralada.Simplesmente ficou uma delicia!bjs

    ResponderExcluir
  57. Olá, Monalisa! Boa noite! Preparei a torta e fiz algumas substituições no recheio, troquei o atum por sardinha e dei uma refogada com alho e alho poró e finalizei com folhas de aipo bem picadinhas. Ficou divina e minha família adorou! Muito obrigada! Um abreijo recheado de afeto... Roseclair Site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, fiquei muito feliz de saber! Super beijo :)

      Excluir
  58. Fiz a receita com rcehio de carne e palmito. Ficou deliciosa e com uma textura incrível. Comsuasreceitas estou me alimentando melor, poismeu bebê tem alergia a leite de vaca e eu estou em dieta de exclusão de leite e derivados porque amamento. Comicom prazer a torta! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Obrigada pelo retorno, é muito gratificante saber que as receitas estão te ajudando. Espero que te auxiliem cada vez mais. Forte abraço!

      Excluir
  59. Que TUDO essa torta!!!! AMEI!!!!
    Troquei a farinha de arroz por farinha sem glúten, que era o que eu tinha em casa.
    Já estou seguindo tudinho!!!!!!
    Muito obrigada e beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê! Que linda! :) Eu que agradeço, fico feliz de saber que você gostou! Super beijo!

      Excluir
  60. oi, se eu quiser ao inves de usar farinha de arroz, usar farinha integral? como eu substituo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Usa meia xícara de farinha comum e meia xícara de integral. Se colocar só a integral vai ficar pesado. Beijos

      Excluir
  61. Olá,liguei na coqueiro e falaram que o atum tem traços de leite,e minha bebê tem aplv, você sabe se todos atum tem? Vou substituir por frango por enquanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine! Não são todos, mas infelizmente não sei te informar com certeza qual marca não tem. É melhor contatar o SAC para não correr riscos.
      Beijos

      Excluir
  62. Oi, Monalisa!
    Te conheci no congresso que teve de intolerância a glúten e lactose e achei super bacana suas receitas.
    Esta torta já fiz várias vezes usando legumes e ficou ótima!! Ah...inclusive em uma das receitas resolvi colocar uma cenoura picada para bater junto com a massa e ficou muito boa também.
    Obrigada por compartilhar suas receitas conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! :) Adorei a ideia da cenoura!
      Fico feliz por você ter me conhecido e gostado das receitas!
      Beijos

      Excluir
  63. Oi Monalisa! Tenho problemas com o leite mas nao com o gluten...posso substituir a farinha de arroz pela farinha normal? E a quantidade seria entao equivalente ou preciso aumentar/diminuir? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode substituir sim. A quantidade é equivalente a da farinha de arroz. Beijos

      Excluir
  64. Ola!!! gostaria de saber se vc já substitui os ovos da receita pelo gel da chia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Eu ainda não substituí, mas alguns leitores disseram nos comentários acima que substituíram e que deu certo.
      Grande beijo! :)

      Excluir
  65. Troquei o amido de milho por polvilho doce. Deu certo.
    Troquei o recheio por tomate, frango desfiado e azeitona. Ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  66. So uma perguntinha que tamanho de assadeira vcs usam???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliani! Já fiz em vários tamanhos diferentes, não uso sempre o mesmo tamanho. Mas o meu preferido é a assadeira retangular pequena. Beijos

      Excluir
  67. Minha mãe tem intolerância a Gluten. Decidi pesquisar receitas e adorei!! Vou tentar fazer com certeza!

    ResponderExcluir
  68. olá Monalisa, posso trocar o oleo por qual outro ingrediente?

    ResponderExcluir
  69. Olá. Posso fazer esta receita em forminhas de empada? Há necessidade de untá-las?

    ResponderExcluir
  70. Sou alérgica a gluten desde que nasci . Nunca comi uma torta , vou tentar fazer !

    ResponderExcluir
  71. Mona, gostaria de saber qual o tamanho da forma mais ou menos que voce usa em uma receita.
    bjo Joice brandao.

    usando a conta do namorado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joice!
      Já fiz essa receita com vários tipos de forma, inclusive com forma de cupcake.
      Mas a que mais uso é uma forma redonda de 20 cm.
      beijos

      Excluir
  72. Olá! Adorei a receita! Posso substituir o fermento químico por biológico?

    ResponderExcluir
  73. Adorei a receita! E fiz com algumas alterações. Coloquei apenas um (01) ovo e 1/4 de xicara de azeite de girassol. Nâo usei o azeite de oliva. Coloquei semente de linhaça na massa. A depois de colocar a massa na forma, salpiquei com óregano... hum!

    ResponderExcluir
  74. Muito boa! Fiz nas forminhas de Cupcake pro meu filho levar na lancheira. Dá pra fazer cada um de um recheio, já q aqui em casa só ele tem restrições.👍👌😍

    ResponderExcluir
  75. Bom dia!
    Descobri intolerância à lactose a pouco tempo e mais recentemente alergia à proteína do leite. Por um período o nutrólogo acabou cortando o glúten. Adooro suas receitas, sou vegetaria e consigo adaptar todas elas com legumes. Parabéns pela iniciativa do blog. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida! Fiquei feliz ao ver seu comentário! Beijos

      Excluir
  76. Meninas, estou tão feliz!!! Eu fiz essa torta ontem a noite para minha baixinha levar de lanche... E ficou simplesmente Divina! Obrigada por compartilhar essas gostosuras...Vou testar as outras receitnhas e volto pra contar. bjinhos :)

    Viviana

    ResponderExcluir
  77. Tem como colocar fibras nessa massa? como por exemplo a chia? Grata.

    ResponderExcluir
  78. Gente!!! Apaixonada cm está receitas. Fiz a massa exatamente como descrito e foi sucesso!!! Fiz o recheio de peito de frango, super indico!!! Arrasouu!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  79. Oi boa tarde!! a receita deu 3 forma descartaveis? pode fazer numa forma quadrada grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Celia! Pode fazer na forma de qualquer formato, só precisa se atentar para que a forma não seja muito grande, senão a torta vai ficar muito baixa. Beijos

      Excluir
    2. Olá, Monalisa.
      Suas receitas são um sucesso!!! Sou fã delas!!!
      Preciso saber se posso substituir a farinha de arroz por polvilho "azedo"!!! Posso?!! Na mesma quantidade?!!

      Excluir
    3. Olá, querida! Infelizmente não pode, o polvilho não dará a mesma textura a massa. Beijos

      Excluir
  80. Oi! Será que eu posso substituir a farinha de arroz por farinha integral?

    ResponderExcluir
  81. Olá! O que eu posso usar para substituir o amido de milho? (Desde q tambem nao tenha gluten)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebecca! Pode substituir por fécula de batata. Beijos

      Excluir
    2. Rebeca, eu faço com polvilho doce no lugar do amigo e fica ótima!

      Excluir
  82. Olá... não tenho nenhum tipo de alergia ou intolerância, mas estou querendo tirar ou pelo menos diminuir o leite do meu dia a dia e encontrei seu site e estou gostando das receitas... vou testar em breve... rs...
    Mas só uma dúvida, nessa receita devo misturar a massa com o recheio antes de colocar pra assar??
    Bjos e parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samantha! Tanto faz, eu costumo fazer misturando o recheio na massa, se você quiser pode colocar separadamente. Beijos

      Excluir
  83. Olá! Adorei a receita da torta. Gostaria de saber se no lugar dos ovos inteiros é possível usar apenas as claras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu nunca testei apenas com as claras. Acredito que ficará boa sim, mas somente após o teste teremos certeza. :) Beijos

      Excluir
  84. olá, você já fez usando óleo de côco?
    Se sim, como ficou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca fiz. Porém pode substituir, a diferença é que poderá ficar com um leve aroma típico do óleo de coco. Beijos

      Excluir
  85. Posso substituir a água por óleo de coco extra virgem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode. Pode substituir a água por algum "leite" vegetal, mas por óleo não. Beijos

      Excluir
  86. Olá boa noite!!Quero saber se na forma descartável de alumínio pode ir ao forno normalmente, e não precisa untar?
    Parabéns pelo Site!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa noite! Pode ir ao forno normalmente e não precisa untar. Beijos

      Excluir
  87. pode substituir o óleo por óleo de côco?

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde, descobri seu site e adorei.. hoje vou fazer a receita dessa torta mas preciso substituir algumas coisa kkk, espero que de certo.
    vou substituir ovos, farinha de arroz.
    depois te conto como ficou.
    obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  89. Já fiz 3 vezes a receita como torta de frango ficou muito boa. Mas usei mix de farinha sem glúten e somente azeite. Demais! Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde! Nossa! que torta deliciosa. Uma boa opção de salgado para eu fazer para o meu esposo que é celíaco. Fiquei feliz que ele adorouuu. Como no dia não tinha a farinha de arroz, optei por fazer com o flocão de arroz. Triturei no liquidificador e substitui. Ficou mtttt bom. Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
  91. Posso acrescentar um pouquinho da goma de xantana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Até pode, mas nessa receita nãao se faz necessário. Não resultará em nenhuma diferença na textura. Beijos

      Excluir
  92. Ola!
    Acabei de fazer e ficou mt gostosa!!!
    Obrigada por compartilhar a receita.

    ResponderExcluir
  93. Monalisa, por favot, qual o tamanho da fôrma pra essa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já fiz essa receita com vários tipos de forma, inclusive com forma de cupcake.
      Mas a que mais uso é uma forma redonda de 20 cm.
      Beijos

      Excluir