Slider

domingo, 22 de setembro de 2013

Filé de Frango ao Molho Tropical Satis


Olá, pessoal!
Me dá água na boca só de olhar para essa foto e lembrar do sabor delicioso que ficou esse prato que eu e minha parceira de criação - Mirella Camargo, do Fica, Vai Ter Sobremesa! - preparamos!

Participamos do lançamento do novo Molho Shoyu Satis da Ajinomoto e acabamos sendo pegas de surpresa pela chef Eliane Kina: tivemos que preparar nosso próprio jantar de improviso com os ingredientes que foram disponibilizados. Foi feito um sorteio para saber qual a proteína que cada dupla iria cozinhar e todos foram para a cozinha sem a menor ideia do que iriam preparar!

Antes do "susto", degustamos o molho na versão suave (que é específica para pratos frios) na salada de folhas com palmito e tomate e no carpaccio de beterraba com alcaparras. O molho não mascara o sabor dos alimentos, é literalmente mais suave e tem um sabor muito gostoso.



A versão intensa é para ser utilizada em pratos quentes: em carnes de todos os tipos ou qualquer outra preparação que você imaginar. E foi com essa versão que fizemos o nosso prato.

Todas as duplas tinham os mesmos ingredientes: batata, cenoura, brócolis, banana, açaí, tomate, salsinha, pimentão, cebola, alho, espumante, entre outros. No sorteio da proteína caímos com peito de frango.

A Mirella e eu optamos por uma combinação inusitada que casou super bem! Fizemos tudo no improviso, mas conseguimos anotar o que usamos para passar para vocês. Façam, vocês vão se surpreender!



Filé de Frango ao Molho Tropical Satis

400 g de filé de frango
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
Azeite
1 tomate grande sem pele, sem sementes, cortado em cubos
pimenta dedo de moça picada, à gosto
50 ml de molho shoyu Satis intenso
1/2 copo de espumante (pode substituir por vinho branco)
1 banana em rodelas
5 castanhas do pará picadas
cebolinha à gosto

1. Coloque os filés de frango para marinar em metade do molho shoyu e reserve. Para esta receita usamos os filés cortados ao meio, mais finos. Também não usamos sal, apenas o shoyu, mas se você é chegado em uma comidinha mais salgada, aconselho a usar um pouco de sal para temperar os filés.

2. Para o molho, em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola, mas sem deixar dourar muito, apenas até murcharem um pouco. Adicione o tomate picadinho e refogue. Junte o restante do shoyu, a pimenta e refogue até reduzir um pouco. Acrescente o vinho e mais uma vez deixe reduzir e evaporar, mas sem deixar o molho secar. Se for preciso acrescente um pouco mais de shoyu. Acerte o sal e desligue o fogo. Deixe o molho descansar por 2 minutinhos e acrescente as bananas em rodelas. As bananas só entram no final para não desmancharem.

3. Em uma frigideira, doure os filés de frango no azeite e acomode em um prato. Coloque o molho de tomates e banana por cima dos filés e finalize colocando as castanhas e a cebolinha por cima.

Nossa dica é para servir com arroz branco e brócolis puxados shoyu.

Foi a primeira vez que provei molho com banana e me surpreendi! As bananas pegam bem o sabor do molho, que é uma delícia! A combinação ficou maravilhosa e o crocante das castanhas só melhorou o que já estava demais! Recomendo! 



Foi uma noite ótima e super divertida! Adoramos!

Beijos

Um comentário: