Slider

sexta-feira, 28 de março de 2014

Marshmallow para Nhá Benta Caseira



A páscoa está chegando e a correria em busca do ovo de páscoa já começou...

Ano passado fiz uma listagem com os ovos de páscoa sem lactose disponíveis no mercado e pelo o que eu pude ver não mudou muita coisa esse ano. Não temos muitas novidades nos ovos industrializados de grandes marcas, nenhum com uma super mega casca com recheio ou algo atraente, a maioria tem casca pura e sem graça.
Em compensação, a oferta de ovos caseiros continua aumentando e tem muita gente fazendo ovo para vender com diversos recheios maravilhosos, cremosos e tentadores.

Decidi fazer para o blog esse marshmallow para nhá benta como sugestão para personalizar um ovo de páscoa que a princípio parecia sem graça ou apenas para matar sua vontade.

É possível utilizá-lo como recheio de bombom, servir com bolo de chocolate cremoso... enfim, marshmallow é uma coisa deliciosa e viciante que vai bem com (quase) tudo.


Para os alérgicos a ovos, deixo como sugestão o marshmallow vegano da querida Nathalia do Chubby Vegan. É um marshmallow mole para ser utilizado em bolos, cupcakes, tortas, sorvetes. Não seria ideal para rechear os ovos de páscoa, mas caso alguém sinta vontade de comer há a opção de saciar o desejo usando em algumas das opções citadas. ;)

Marshmallow para Nhá Benta Caseira
Fonte: receita do sensacional Bakerella (amo!), e também achei no Socorro na Cozinha, da super bem humorada Vanessa Nunes.

3 claras
1 1/3 xíc. (chá) de açúcar refinado
1/4 xíc. (chá) de água
1/4 c. (chá) de cremor de tártaro*
1 c. (chá) de extrato de baunilha
1/2 c. (chá) de extrato de amêndoas
 
* facilmente encontrado em lojas de confeitaria. Usei da marca Mix, que não contém glúten.
Descrição na embalagem: o cremor de tártaro é um sal obtido a partir da fermentação do vinho nas paredes dos tonéis. É utilizado para controlar a cristalização do açúcar em suspiros, maçã do amor, glacês, etc. Também pode auxiliar na maciez de bolos, tortas, pães, etc.
 
1. Vamos bater o marshmallow em banho maria, a parte de baixo da tigela com as claras precisa estar em contato com a água, então escolha uma panela grande e uma tigela de vidro ou bowl de inox que encaixe direito em cima da panela.
2. Encha a panela com água até a metade e coloque para esquentar.
3. Comece batendo as claras dentro da tigela de vidro ou do bowl de inox (fora do fogo). Acrescente aos poucos o açúcar, a água e o cremor de tártaro. Quando a água estiver começando a formar bolhinhas, coloque a tigela em cima da panela.
3. Bata em velocidade alta com uma batedeira de mão por 12 minutos. Fique com uma luva de forno na mão livre para segurar a tigela que vai estar super quente, cuidado para não tombar e cair água dentro!
4. Após esse tempo, ponha a tigela em cima de um pano, coloque os extratos e bata para misturar. Espere esfriar para usar.

Depois de gelado fica mais gostoso e com mais gosto de nhá benta. Para tirar as fotos, coloquei o marshmallow na manga de confeitar, coloquei em mini forminhas de alumínio, derreti chocolate meio amargo e fiz esses riscos. Depois de colocar na geladeira fica maravilhoso! O chocolate endurece e fica viciante.  


Eu pensei, apenas pensei que estava em forma. GENTE, sabe o que é ficar 12 minutos com o braço levantado fazendo força porque conforme vamos batendo o marshmallow vai ficando mais consistente e fica mais difícil de segurar a batedeira? Quando terminou parecia que eu tinha mal de parkinson, coloquei o marshmallow na manga de confeitar e fiz tudo tremendo!
Façam revezamento! rs

Beijos!
 
 

10 comentários:

  1. Adorei seu site! muito legal! Descobri minha intolerância recentemente e pensei que não tinha muitas saídas! Mas agora me inspirei até a cozinhar que é uma coisa que nunca gostei!
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pati! Que ótimo que gostou do blog, fico muito feliz! :) Espero que a inspiração aumente cada vez mais, depois me conta se está gostando das receitas Beijão

      Excluir
  2. Oieee...
    Td bem?!?!?
    Que receita maravilhosa! Logo q minha mãe viu, já pediu para eu testar!!
    Então fomos atras dos ingredientes... e nesse domingo fizemos!
    Que delícia! E a textura então?!?!? Ótima!
    E é simples de fazer!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beibiane! Tudo bem e você? Estava sumida! :)
      Que bom que vocês gostaram! É uma delícia, né?
      Beijão para você e para a Isabella!

      Excluir
    2. Oieee

      E bota sumida nisso!! =P
      Tempo curto, estudando e agora tô exercendo a profissão, TND!! =D
      Sendo assim acabo ficando com as receitas que já tenho guardadinhas!! =)

      E realmente o marshmallow é uma delícia, eu e minha mãe já pensamos em outros sabores.... huummm

      Bjo...

      Excluir
  3. Nossa adorei essa receita!
    Gostaria de saber qual a validade desse produto depois de pronto? no caso fora da geladeira, pq seria para recheio de bombons!

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Infelizmente não sei te dizer. Mas se tratando de uma receita com claras, eu consumo em no máximo 3 dias e deixo na geladeira. Beijos

      Excluir
  4. Adorei a receita, mas estou procurando desesperadamente por uma receita de Nha benta vegana, seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érica!
      A única receita de mashmallow vegano que eu conheço é a que recomendei na postagem, da Chubby Vegan (http://chubbyvegan.net/receitas/marshmallow-mole-sem-ovos-e-leite/), porém é um marshmallow mole. Não sei se acrescentar gelatina em pó (ou agar agar para veganos) diluído em água altere a textura e deixe mais firme. Nesse caso seria necessário testar, não tenho nenhuma experiência com esse tipo de receita infelizmente. :(
      Espero que você consiga encontrar uma receita bem gostosa!
      Beijão

      Excluir
  5. Amei esta receita vou anotar os ingredientes para por em prática.

    ResponderExcluir