Slider

domingo, 29 de abril de 2018

Sonho Vegano



Olá, Queridos e Queridas do meu coração!


Como vocês estão? Espero que muito bem!

Eu ando com uma rotina insana de final de curso e por esse motivo estou sumida do blog. Mas sempre que possível apareço pelo Instagram e estou tentando fazer receitas para publicar pelo menos semanalmente aqui para vocês. 
Gostaria muito de saber qual tipo de receitas vocês estão precisando... salgada, doce, para o lanche, para o jantar... enfim, deixe a sua sugestão aqui! :)

Essa foi a primeira vez que fiz sonho em casa e a vontade surgiu a partir de uma experiência frustrada de comprar um sonho vegano em uma padaria da moda aqui em SP e não gostar. :( O sonho estava encharcado de óleo, muito massudo e com excesso de açúcar. Até pensei em fazer uma receita de sonho assado, mas o desejo pedia pelo tradicional, então me arrisquei na fritura. Com a ajuda de mamis, tudo deu certo no final. 

Esse fato só vez me relembrar como é bom preparar as coisas em casa. O blog começou por causa disso, em 2010 era muito difícil conseguir opções na rua e cada vez que eu ficava com vontade de comer alguma coisa tentava reproduzir em casa sem usar lactose. Com o tempo as opções foram aumentando (o que é muito bom), mas infelizmente não dá para confiar em qualquer estabelecimento ou marca (vocês viram o caso dessa empresa que dizia fabricar produtos sem leite, mas utilizava leite condensado?). É cada absurdo que fica difícil de acreditar!

Por isso, não percam a motivação de cozinhar e sejam seletivos com os restaurantes e marcas, gastem o precioso dinheiro de vocês com algo que valha a pena.


Sonho Vegano de Padaria
Fonte: meia receita e um tiquinho de nada adaptado da receita da Mussinha.

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, ovo e soja. Contém glúten.

Xícara medidora: 200 ml.

Massa:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar demerara
1 pitada de sal
1/2 sachê de fermento biológico seco
100 ml de leite vegetal morno (usei leite de coco)
2 1/2 colheres de sopa de óleo

Misture os ingredientes secos e em seguida acrescente o leite vegetal e o óleo. Comece misturando com uma colher e depois misture com as mãos. Sove por aproximadamente 8 minutos, até a massa ficar bem lisa (força no braço e pode acreditar que vai dar certo, apesar de não parecer rs). 
Polvilhe farinha no fundo de uma tigela, coloque a massa, cubra com filme plástico e deixe crescendo em local quente por 45 minutos (foto abaixo do antes e depois do descanso da massa). 
Após o período de descanso divida a massa em porções (dividi em 9 bolinhas, mas é possível fazer mini sonhos caso prefira), faça bolinhas deixando a parte lisa para cima. Unte uma forma com óleo, polvilhe farinha e acomode a massa. De preferência, deixe em uma assadeira grande para que os sonhos cresçam sem encostar um nos outros (como aconteceu comigo, hehe). Envolva a assadeira com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos (abaixo a foto do antes e depois).
Esquente uma panela com óleo, e se assim como eu você não tiver muita prática com fritura, pegue um pedacinho da massa de uma das bolinhas e coloque no óleo para ver se já está bom. Mantenha o óleo em fogo médio a baixo. Frite os sonhos, e deixe dourando bem para que o interior cozinhe completamente. Eu tive que pedir ajuda a mamis porque meu primeiro sonho ficou preto por fora e cru por dentro, rs. Abaixamos o fogo, ela fritou um sonho por vez, e esperamos esfriar antes de partir. Passe-os em uma mistura de açúcar de confeiteiro e canela e espere esfriar para partir.

Recheio:

Vocês podem usar: goiabada, brigadeiro sem leite, doce de leite vegetal, geleia, etc. Eu optei por um creme feito com leite de coco, estilo "creme de confeiteiro" só que na versão vegana. 

250 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de amido de milho
1/4 xícara de chá de açúcar demerara (ou a gosto)
1 colher de chá de extrato de baunilha

Misture o amido de milho em um pouquinho do leite de coco e mexa até dissolver completamente. Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa até engrossar. Coloque em um prato, cubra com filme plástico e deixe na geladeira para esfriar.

Recheando: faça um corte nos sonhos sem abrir completamente. Se preferir, coloque o creme em um saco de confeitar e recheie (acho mais fácil dessa forma). Delicie-se! :)


Como vocês podem ver, eu não dividi as massas no mesmo tamanho hehe, mas como fritei uma por uma isso não fez muita diferença. Se vocês forem fritar mais de um sonho por vez, coloquem sonhos do mesmo tamanho para que todos fritem por igual. 


Sonho por dentro. :)


Grande beijo com muitos sonhos realizados,

Monalisa Cavallaro

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Nossa a receita é super fácil, já fiquei ansiosa para fazer! Gostaria de tirar algumas dúvidas. O açucar tem que ser especificamente o demerara ou pode ser o refinado? Você usou leite de coco industrializado mesmo? Se não, tem diferença se eu for usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liandra, tudo bem e você? O açúcar pode ser o refinado sim e eu utilizei o leite de coco industrializado mesmo. Quando fizer me conta se gostou! :) Beijos

      Excluir
  2. Boa tarde, Monalisa! Muito obrigada pela receita! Estou com uma dúvida: os sonhos podem ser congelados? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafa! Tudo bem? Infelizmente eu nunca testei, não sei se pelo fato de ser frito vai ficar bom depois de descongelado. Mas caso queira fazer um teste, congele sem rechear, ok
      Beijos

      Excluir