Slider

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Pudim de pão


Olá, Queridos e Queridas!

Ai que saudade que eu estava de um pudimmm! :)
Eu tenho 9 receitas de pudim no blog, essa é a décima! Se você ainda não viu o pudim da Carol (mais famoso de todos!), pudim de chocolate, pudim de milho, pudim de claras, pudim de tapioca e tantos outros dá uma olhadinha aqui no índice de receitas doces (veja o título "Bolos cremosos, suflês e pudim"). ;)

A vontade de fazer esse pudim surgiu quando a Dona Ana, uma jovem senhora neta de italianos que trabalha comigo no restaurante, se ofereceu para fazer pudim de pão com os pães que acabam sobrando do nosso café da manhã dos funcionários. Ela já fez algumas vezes, é um pudim super elogiado que eu nunca tive a oportunidade de provar: é feito com a receita tradicional - com leite. :(

Como fiquei sabendo que ela iria fazer o pudim com antecedência pedi por favor para que ela fizesse pelo menos um pequenininho com leite vegetal para mim. Então combinamos o dia, eu fiquei de ensinar para ela como faz o leite de amêndoas e começamos a juntar os pães com muita expectativa para o dia do pudim.

E o dia chegou.

Com a maior empolgação separamos os ingredientes, escolhemos as formas e descemos para um setor separado apenas para fazer o pudim. 
O sonho acabou no momento que abrimos o saco dos pães: tudo mofado! Aconteceu um acidente e só percebemos quando o saco foi aberto! :(
Pensa no balde de água fria e na lombriga atiçada pedindo por pudim dentro da nossa barriga! Abortamos a missão, guardamos tudo e deixamos para a próxima!

Mas... obviamente eu não consegui aguardar. Fiz em casa e matei a vontade! Estou devendo levar uma forma apenas para compartilhar com o pessoal do trabalho, vou anotar na minha lista de pendências gastronômicas (que está cada vez maior!), rs.  

Quem fizer me conta se gostou e me marca nas fotos no Instagram! :) 


Pudim de Pão

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, sem soja. Contém ovos e glúten (porém pode ser feita em uma versão sem glutén, ver observação ao final da receita).

1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de leite de aveia*
1 xícara de chá de água
3 pães franceses**
1 xícara de açúcar demerara
4 ovos
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de chá de extrato de baunilha

5 colheres de sobremesa de açúcar demerara para caramelizar a forma

Inicie caramelizando a forma. Eu usei uma forma com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Coloquei a forma diretamente na chama do fogão e fiquei virando levemente (segurando com a ajuda de um pano de prato para não me queimar) até que o açúcar dissolvesse completamente. Ou vocês podem fazer o caramelo em uma panela e jogar na forma. Reserve.

Aqueça o leite de coco, aveia e água até ficar morno. Pique os pães com as mãos e coloque dentro do recipiente com os leites. Deixe descansando até que os pães fiquem bem moles. 
Enquanto isso, abra os ovos e separe as claras das gemas. Então peneire as gemas. 
Coloque o açúcar, o óleo e o extrato de baunilha na mistura com os pães. Por último acrescente os ovos e bata com um mixer (ou passe tudo para o liquidificador e bata até ficar homogêneo). O leite não pode estar quente, senão corremos o risco de cozinhar os ovos, ok?

Coloque na forma de pudim caramelizada e asse em banho maria por aproximadamente 1 hora e 20 minutos - forno médio. O tempo de forno pode variar, o meu quando completou 1 hora ainda estava muito mole no centro, portanto fique de olho e para saber se está pronto dê uma leve sacudida na forma e verifique se a massa está firme. 

Deixe esfriar por pelo menos 3 horas na geladeira (eu fiz a noite e só desenformei na manhã seguinte). Aqueça o fundo da forma na chama do fogão para facilitar na hora de desenformar. 

Observação:
*É possível utilizar 2 xícaras de apenas um tipo de leite + 1 xícara de água ou 3 xícaras de apenas um tipo leite vegetal, se preferir. Celíacos, preparar o leite de aveia com aveia sem glúten.
**Celíacos: utilizem o equivalente em pão sem glúten.


Um beijo e um pedaço de pudim,

Monalisa Cavallaro

2 comentários: