Slider

domingo, 13 de janeiro de 2019

Crumble de goiaba sem glúten sem lactose


Meus Queridos! Essa é a primeira postagem de 2019, então aproveito para desejar a todos um ano repleto de muita ação, foco, determinação e motivação para ir atrás de seus sonhos e objetivos, sejam eles quais for! :)

Vim compartilhar hoje com vocês uma receita que nada mais é do que uma forma de consumir a porção de fruta e castanhas do dia de forma diferente. Uma porção generosa diga-se de passagem, rs.
Brincadeiras a parte, vocês podem utilizar a fruta que quiserem, mas escolhi a goiaba porque está na época. Aproveite a época, que vai até meados de março, para consumir principalmente in natura e se beneficiar das suas propriedades como a vitamina C, fibras e antioxidantes, uma verdadeira riqueza.

O crumble é aquele tipo de sobremesa que é uma delícia consumir quente ou pelo menos morno. E nem façam cara feia porque apesar do calor que está fazendo cai super bem, principalmente se vocês tiverem algum sorvete sem lactose aí no freezer para servir junto.

Se não tiver, aqui no blog tenho algumas opções para fazer:



Crumble de Goiaba

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, ovos, soja. Contém glúten, mas coloquei substituição na receita ;)

Camada de frutas
1 goiaba grande cortada em cubos (tirei sem pele e sem sementes, mas é opcional)
1 colher (sopa) de mirtilo desidratado ou uva passa
1 colher (sopa) de suco de limão
1 pitada generosa de canela
4 colheres (sopa) de água

Farofinha
2 colheres (sopa) cheia de farinha de amêndoas
1 colher (sopa) de farelo de aveia (se for celíaco, utilize aveia em flocos finos sem glúten)
1 colher (sopa) de açúcar demerara
1 pitada generosa de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo de coco sem sabor
2 colheres (sopa) cheia de mix de castanhas (usei o restinho de um mix que tinha em casa com castanha do pará. nozes, avelã, amêndoas e semente de abóbora)

Misture a goiaba, o mirtilo, o suco de limão e a canela. Divida em dois ramekins (potinhos de cerâmica como os da foto), e coloque 2 colheres de sopa de água em cada potinho. Reserve.
Em uma vasilha, misture a farinha de amêndoas, o farelo de aveia, o açúcar demerara, a canela em pó e o sal. Acrescente o óleo de coco e misture até virar uma farofa.
Divida a farofinha entre os dois ramekins e por último coloque o mix de castanhas por cima.
Leve ao forno preaquecido (180 graus) por 35 minutos (ou até dourar). Consuma quando estiver morninho e seja feliz! Se der faça o sorvete, vale a pena. 

Rendimento: 2 porções de amor.

Grande beijo,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário