Slider

terça-feira, 24 de maio de 2022

O pinhão e o retorno

 

Você acredita que faz uma gestação que não nos vemos por aqui? Achei uma coincidência auspiciosa. O que aconteceu durante 9 meses para você desaparecer, Mona? Está preparado para a novidade?

Sinto desapontar, mas não aconteceu nada demais! Fiz minha transição de carreira de forma definitiva, minha vida ficou mais simples em vários sentidos, continuo morando em uma cidade simples quando comparada com as facilidades da grande SP, porém riquíssima em beleza e natureza. Como estou curtindo minha casa e morar sozinha! Sobre a minha alimentação? Está básica, continuo sem forno, com um fogão de uma boca e uma panela multi função (é air fryer, panela de pressão e panela elétrica). Tenho previsão de ter forno ou sinto falta? Não. Quem diria, né?

Apesar da falta de novidades, senti muita saudade daqui. Gosto muito do blog e do insta, de verdade. Então decidi criar vergonha na cara e voltar, trazendo o simples mesmo, como esse pequeno pote de pinhão quentinho que pode te trazer muita alegria em um final de tarde frio.

Bem fácil, mas você vai precisar de uma panela de pressão. Se tiver medo, te entendo, tb tinha. Depois que conheci a panela de pressão elétrica tudo mudou. Acho que é o fato de ser silenciosa e não dar a impressão de que vai explodir a qualquer momento.

Lave 1 kg de pinhão e deixe de molho na água em uma bacia grande por uns 30 minutos. Retire os que boiarem, coloque na panela e cubra com água (eu não coloco sal). Se fizer na panela de pressão raiz coloque uns 3 dedos de água acima dos pinhões, na elétrica coloque água até cobrir. Deixei por 30 minutos e já foi o suficiente, na panela raiz leva mais tempo, uns 45 minutos após chiar.

Para descascar, tem até uns aparelhos para isso. Como não tenho, faço um corte de cumprido e tiro as duas bandas. Se você quiser que ele saia inteiro, corte a “bundinha”. A dica é descascar enquanto estiverem mornos.

Finalizei com azeite e alho. Piquei 2 dentes de alho e aqueci no azeite. Depois coloquei 1 xíc. e meia de pinhões cozidos e deixei por um tempo pegando gosto, alguns até criaram uma casquinha. Delícia!

Mas agora me conta, e você, novidades? Como anda a relação com a dona lactose?

Bom estar de volta aqui com você!

6 comentários:

  1. Que bom que você está de volta 🥰

    ResponderExcluir
  2. ´Sua tecnica de abrir o pinhão é também a minha ! Só ter cuidado com a faca de serrilha e em dez minutos está tudo descascado e dessa forma duas bandas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Precisa ter cuidado mesmo, já dei alguns picotes no dedo, rsrs

      Excluir
  3. Hummm, obrigada pela publição dessa receita de pinhão.Vou fazer. Obrigada, Dária Prugner- Brasília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Dária! Quando fizer me conta se gostou :)

      Excluir