Slider

terça-feira, 31 de maio de 2022

Sobremesa de Maracujá

Encontrei no mercado um creme de amêndoas em promoção (tipo creme de leite, sabe? está na penúltima foto*), não me lembrava se já tinha provado dessa marca, então trouxe dois, pensei em fazer uma receita doce e outra salgada.

Achei uma receita que se dizia uma mouse vegana usando esse creme e ágar-ágar, achei legal. Fiz e não me pareceu em nada uma mousse, principalmente pela textura que é de uma gelatina firme. Então não vou chama-la de mouse. Mas apesar desse detalhe achei muito boa porque é o tipo de sobremesa que dá saciedade, ótima para comer no final de tarde quando bate a vontade do doce. Adocei com melado que no fim não deixa tão doce assim, ainda mais por conter maracujá, mas você pode usar açúcar demerara mesmo, se quiser.

Agora estou pensando o que faço com a outra caixa, estou com vontade de creme de milho, alguém já fez?

Sobremesa de maracujá sem leite, sem lactose, vegana

- 1 maracujá grande

- 1 caixa (200g) de creme de amêndoas - pode trocar por creme de soja ou até mesmo por leite de coco

- 2 colheres (sopa) de açúcar demerara (usei melado de cana)

- 1 colher (sopa) de ágar-ágar kanten (é uma “gelatina” incolor de origem vegetal). Pode usar a gelatina incolor tradicional, mas nesse caso o modo de preparo é diferente, vou explicar no final.

Separe 3 c. (sopa) das sementes do maracujá, bata o restante no liquidificador com 250 ml de água e coe. Em uma panela coloque o suco de maracujá, o creme de amêndoas e o açúcar. Misture bem e acrescente o ágar-ágar. Leve ao fogo e quando ferver aguarde 2 minutos mexendo sempre. Distribua em taças ou copinhos - rendeu essas duas taças mesmo. O ágar-ágar endurece mesmo fora da geladeira, mas comer gelado é mais gostoso, então cubra com filme plástico e já leve para a geladeira.

As sementes que foram separadas no início podem virar uma caldinha se você levar para o fogo com um pouco de açúcar e água, se precisar. Ou você pode simplesmente colocar pura por cima se for fã do sabor azedo, assim como eu.

Se for usar gelatina incolor tradicional, muda tudo. Hidrate 1 sachê da gelatina conforme instruções da embalagem e bata tudo no liquidificador, não precisa levar no fogo. Distribua nas taças e coloque na geladeira.


 *NÃO é publi


Essa lindeza abaixo é uma gelatina natural de manga feita com ágar-ágar. 
Como falei, o ágar-ágar é uma gelatina de origem vegetal (algas), tem fibras solúveis, não muda o gosto das receitas, não derrete fora da geladeira, endurece em temperatura ambiente e não tem corantes ou aditivos.
É uma ótima opção para substituir as gelatinas tradicionais que tem corantes e muito açúcar. Ela precisa ser fervida por 2 minutinhos para ativar o poder gelificante. 
Aprenda a fazer clicando aqui


Ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário