Slider

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Semifreddo de Chocolate


Olá!

Cá estou eu de volta com receita de chocolate. Será que a louca que vos escreve além de ser "aloka do limão" vai se tornar "aloka do chocolate" também? Só o tempo dirá...

Tempos atrás disse no Facebook que comprara o livro "Receitas para toda a família - opções saborosas e nutritivas sem glúten e sem laticínio", lembram? Gostei do livro, tem muitas opções salgadas, porém não preciso dizer que o que me atiçou mesmo foram os doces, não é? hehe
Desde então, venho sonhando com esse semifreddo porque a foto no livro está de matar! É nessas horas que vejo o verdadeiro poder que o visual tem em despertar lombrigas desejos. :)

Eu gostaria de ter feito esta receita com o creme de arroz ao invés de creme de soja. Porém, encontrei o creme de arroz em uma loja da Mundo Verde no valor de quase 10 reais.
Não acreditei quando vi que 200 ml de creme de arroz pudesse custar tão caro, pensei que fosse algum erro de digitação ou que talvez eu estivesse enxergando mal, mas não era. Eu realmente espero que o problema esteja especificamente na loja onde fui ou que o problema seja da rede de franquias. Por favor, me digam que sim e comentem dizendo que vocês acharam pela metade do preço antes que eu me revolte de verdade. Sério.

No próximo post, gostaria de falar com vocês sobre a soja, ok? Me aguardem.


Semifreddo de Chocolate Sem Lactose
Fonte: receita retirada do livro "Receitas para toda a família", de Grace Cheetham.

300 g de chocolate sem lactose com 70% cacau (usei Garoto 55% cacau*)
100 g de mel
2 colheres de chá de essência de baunilha
500 ml de creme de soja (usei 600 ml - 3 caixinhas)
2 colheres de sopa de amido de milho
 
*Atualização/2014: Infelizmente a composição do chocolate Garoto foi alterada e passou a ter leite integral. Portanto, deixe de ser uma opção para os intolerantes à lactose.

1. Derreta o chocolate em banho maria. Adicione o mel e a essência de baunilha, misture bem e deixe esfriar.
2. Aqueça o creme de soja até começar a ferver, sem parar de mexer. Dissolva o amido de milho em 2 colheres de sopa de água, despeje no creme de soja e continue mexendo por mais 2 ou 3 minutos até engrossar um pouco. Tire do fogo e acrescente a mistura do chocolate. Misture bem e deixe esfriar completamente.
3. Forre uma forma de bolo inglês com papel filme de forma que sobre bastante papel nas laterais. Despeje a massa do semifreddo já fria e dobre as pontas do papel para dentro da forma para que o semifreddo fique todo envolvido no papel filme. Congele por 3 horas ou até ficar firme.
4. Para servir, deixe em temperatura ambiente por 10 minutos, retire o papel filme, coloque em uma travessa e corte em fatias.

Como eu usei um pouco mais de creme de soja (o que eu ia fazer com os 100 ml de creme de soja restante, não é? achei mais prático colocar as 3 caixas de uma vez) coloquei um pouco mais de chocolate.
Eu achei gostoso, porém um pouco enjoativo. Ele fica bem cremoso mesmo quando começa a derreter, como vocês podem ver nessa foto logo abaixo.
Para variar a sobremesa nesse calor, e comer esporadicamente, está aprovado.


Beijos!

12 comentários:

  1. Boa receita. Vou fazer!!! No extra vc acha o creme de arroz a 4 reais e o de soja a 2 reais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa!!! Que bom Maiana, obrigada! Já tinha procurado no Extra e não dei sorte de achar, vou pesquisar. Beijão!

      Excluir
    2. Também encontrei no Extra por R$ 4,99. Acho que fica perto dos produtos lights e shakes.

      Excluir
  2. Menina que foto é essa? Morri de lombrigas!
    Nunca vi creme de arroz, vou procurar porque fiquei curiosa!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Huuum me deu água na boca essa receita, vou fazer concerteza... hehhee... Daniela Costa

    ResponderExcluir
  4. Uau.
    Divino *-*

    http://www.amandocozinhar.com

    ResponderExcluir
  5. Olha o creme de arroz aqui em Brasília o encontrei por R$ 9,95! Estou até com uma caixinha aqui... Mas como vão quase três né!?! rsrs

    Acho q vou reduzir a receita e testar... = P

    Eu não tenho problema nenhum com a lactose, mas como é a minha filha que tem alergia a leite, acabo me enquadrando...e sempre tento preparar algo que nós duas possamos comer!! = D

    ResponderExcluir
  6. Será que dá certo fazer essa receita e mais meia do seu sorvete de banana e ter um semifredo bicolor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia Hevelyn! Acho que dá certo sim, dá para fazer aquele efeito mármore, sabe? Coloca primeiro a massa de chocolate, depois vai colocando a colheradas a massa de banana e com um palito vai fazendo um vai e vem. Quando tirar do freezer será preciso esperar uns 5 minutos para ficar cremoso. Vou fazer isso da próxima vez! Beijos

      Excluir
  7. Esse creme é creme é tipo creme de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassia! É creme de leite vegetal, substituto do creme de leite tradicional feito com leite de vaca. Caso você tolere, pode utilizar o creme de leite zero lactose. Beijos

      Excluir