Slider

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Docinho de Morango e Coco no Copinho



Oi, Pessoal!

Semana passada me deu uma vontade absurda de comer bicho de pé. Sabe aquele brigadeiro de morango, cor de rosa, uma delícia? Então... estou na vontade até agora. 

O problema começou porque eu queria fazer o bicho de pé com o leite condensado de coco e com gelatina de morango, não queria utilizar o leite condensado de soja. Na primeira tentativa, coloquei gelatina demais e consegui até desenformar o doce da vasilha onde tinha armazenado antes de colocar nos copinhos, hahaha. Além disso, ficou super doce por causa da gelatina.
A segunda joguei tudo fora: coloquei um pouco mais de manteiga ghee e ficou aquela pasta oleosa... Bléh!
A terceira tentativa (e duas receitas de leite condensado depois), deu nesse docinho.

Não ficou um bicho de pé, mas resultou em um docinho gostoso com sabor mais puxado para o coco e com um quê de morango lá no fundo... a textura ficou boa, não muito cremosa... um pouco mais firme, mas gostosinha de comer com colher. Aliás, vocês viram que gracinha a minha colherzinha? :) Apaixonei!

Fiquei na dúvida se ia postar para vocês já que é tão simples... mas como ideias nunca são demais, se trocarmos o sabor da gelatina pode virar docinho de praticamente qualquer cor e fazer a alegria da criançada! :)


Docinho de Morango e Coco no Copinho - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos, Sem Soja

Observação: fiz uma pequena quantidade apenas para testar, caso seja necessário, dobre a receita.


200 ml de leite condensado de coco (veja como preparar clicando aqui)
1 c. (chá) de manteiga ghee (ou creme vegetal)
1 c. (sopa) de gelatina de morango
100 ml de creme de leite de arroz (ou creme de soja, se tolerado)

1. Leve ao fogo o leite condensado de coco, a manteiga ghee e a gelatina de morango e mexa até dissolver totalmente.
2. Mexa durante 2 a 3 minutos. Retire do fogo e acrescente o creme de arroz. Mexa até ficar homogêneo.
3. Distribua em copinhos e deixe esfriar. Se mantido na geladeira, ficará mais firme ainda.

Rendimento: 10 copinhos.

Quem me acompanha vai estranhar o uso da manteiga ghee, já que é muito difícil eu utilizar em receitas. Quem quiser saber um pouquinho mais sobre esse ingrediente (que é sem lactose) recomendo a leitura deste post da Claudia Marcelino.
É possível encontrá-la em lojas de produtos naturais, nas lojas Mundo Verde, em lojas virtuais como esta do Além do Natural. A manteiga que eu usei nesta receita, comprei no Mercado Apanã em SP.


Beijos!

13 comentários:

  1. Mona, vim hipnotizada pelos corações. Essa é a colher mais fofa do mundo todo! Esse brigadeiro rosa é tão gostosinho e tão decorativo para colocar em mesa de festas...os IL também merecem esse docinho apaixonante, oras, claro que tinha que publicar a receita :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada!!! Era o que estava faltando para a festa da minha filha...vai fazer 3 anos em novembro e te IL...tadinha...como fazer uma festa de aniversario sem um docinho!!!!
    BJOs....e suas receitas me ajudam muito.
    Maíra mamãe da Giovana - Joinville SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má, veja no índice as outras receitas de docinhos e depois me conta como foi a festinha! Beijos

      Excluir
  3. Uma coisa interessante que li (no site que a Claudia Marcelino indica) é que a ghee é a nossa manteiga de garrafa!!
    Bom saber!!

    ResponderExcluir
  4. tá ok, entendi que aqui é voltado a intolerantes à lactose, mas bateu uma decepçãozinha quando vi essa coisa com cara de delicioso mas vi que vai gelatina =((
    sou vegano!! não rola uma versãozinha sem nada de origem animal para a gente? hehehehhe =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fiquei pensando no que podíamos fazer para substituir a gelatina de morango e acho que a versão vegana vai ficar ainda mais gostosa. Poderíamos fazer uma "geleia" com morangos frescos com o mínimo de açúcar possível (já que o leite condensado de coco já é bem doce), cozinhar os morangos picados com um pouco de açúcar até grande parte da água evaporar e restar a fruta concentrada. Depois esses morangos poderiam ser misturados com o leite condensado de coco ou o leite condensado poderia ser colocado nos copinhos e os morangos iriam por cima. Caso queira o leite condensado mais firme, pode-se colocar agar agar.
      Teria que testar para ver se vai dar certo, mas a ideia do morango fresco me agrada e acho que vai ficar bem gostoso, com bastante gosto da fruta. :) Espero que a ideia sirva de inspiração, depois me conta! ;)
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa que simples! está me ajudando e muito suas receitas com meu namorado, cada fim de semana ele pede uma coisa nova hehehe
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebecca! Que ótimo, fico feliz! Espero que possa te ajudar cada vez mais. Grande beijo!

      Excluir
  6. BOA TARDE! AMEI SEU SITE. MINHA FILHA DE 11 MESES TEM ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE E A OVO, E TEM VÁRIAS RECEITAS GOSTOSAS E FÁCEIS DE FAZER. QUERO SABER, NESTA RECEITA ACIMA, OS COPINHOS PREENCHIDOS DE QUANTOS ML SÃO? POIS QUERO FAZER PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO DELA. DESDE JÁ OBRIGADA E PARABÉNS PELO SITE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Os copinhos tem 40 ml, eu enchi cerca de 30 ml. Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá, Jessica! Sim, contém leite, mas não contém lactose conforme informação no post.
      Beijos

      Excluir

Compartilhe!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner