Slider

sábado, 18 de outubro de 2014

Mini Bolo de Farinha de Coco para os 4 anos do Blog!



Mais um ano se passou... Hoje, dia 18 de outubro, é aniversário do blog e aniversário da minha mãe!
Faz 4 anos que criei esse espaço, nunca pensei que ficaria aqui por muito tempo... e quer saber? Não tenho previsão de ir embora, não consigo me ver sem o blog e sem vocês!

Esse ano foi marcado por uma transição. Apesar do nome "sem lactose" foi aberto um espaço para outros tipos de intolerâncias e alergias. Atualmente procuro postar receitas sem glúten, sem leite, sem ovo e sem soja para atender o público de alérgicos e intolerantes que precisam de auxílio. Pensei até em mudar o nome do blog, mas isso vai interferir em tanta coisa que ainda não tive tempo de parar e refletir. O que vocês acham? 

Está tudo muito diferente do início, vocês já deram uma olhada nas receitas antigas? Na minha opinião muita coisa melhorou: os ingredientes utilizados, o balanço de nutrientes das receitas... a graduação em Nutrição tem contribuído muito nesse sentido, claro. No começo eu não tinha noção de muita coisa. Como vocês sabem, até descobrir a IL nunca tinha me preocupado com alimentação saudável ou coisa do tipo.

Esse ano também foi o período que menos postei devido a muitos fatores: último ano de faculdade, trabalhos, estágio e a correria alucinante ainda continua até dezembro. Mesmo assim, não houve queda de acessos e a quantidade de e-mails que continuo recebendo é absurda. Aproveito para agradecer a paciência dos que aguardam pela minha resposta, tem sido difícil retornar a todos, mas estou fazendo o possível.

Consigo sentir e ter a certeza que a tendência é melhorar cada vez mais. Ano que vem começo a me dedicar exclusivamente a minha área, com os cursos, atendimento nutricional e aulas particulares de culinária sem alérgenos para os que realmente precisam. Me orgulho muito de ter tido a oportunidade e a coragem de parar, recomeçar e me dedicar a minha vocação, que foi descoberta tarde sim, mas na hora certa. Estou terminando a faculdade, nesses quatro anos fiz e continuo fazendo inúmeros cursos para ter a base necessária, e assim ajudar a todos da melhor maneira possível.

Cada comentário, cada mensagem carinhosa que já recebi e continuo recebendo contribuiu nesse processo. É muito gratificante estar aqui com vocês. Podemos não estar perto fisicamente, mas para boas energias não há distância!

Minha GRATIDÃO a cada um de vocês! <3 



Mini Bolo de Farinha de Coco com Falso Iogurte de Amêndoas
Aviso aos alérgicos e intolerantes: receita sem glúten, sem leite, sem ovos e sem soja.

2 c (sopa) de farinha de linhaça (se preferir, triture a semente de linhaça na hora)
6 c. (sopa) de água
3/4 xíc. (chá) de farinha integral de arroz castanho (*ver abaixo - ou farinha de arroz comum)
1/3 xíc. (chá) de farinha de coco
1/4 xíc. (chá) de polvilho doce
1/2 xíc. (chá) de açúcar demerara
1/4 xíc. (chá) de óleo de girassol 
3/4 xíc. (chá) de leite de arroz (ou outro leite vegetal)
5 gotas de extrato de baunilha
2 c. (chá) de fermento químico em pó

1. Misture a farinha de linhaça com a água e reserve até formar um gel.
2. Misture todos os ingredientes secos. Acrescente o gel de linhaça, o óleo, o leite e a baunilha. Por último, acrescente o fermento.
3. Coloque em mini forminhas untada com óleo (usei de silicone) e leve ao forno médio pré aquecido (180 graus) por aproximadamente 25 minutos. Sirva com o falso iogurte de amêndoas (receita aqui).

A farinha integral de arroz castanho que utilizei foi essa, comprei no Caminhos da Roça. Podem usar a farinha de arroz branca ou o creme de arroz (o em pó). Qualquer outra alteração na receita que vocês quiserem fazer, será necessário realizar um teste para ver como fica, ok?


Fica o toque rosa do iogurte como homenagem ao Outubro Rosa.
Ficou uma delícia, espero que todos gostem! :)



Super beijo!


Monalisa Cavallaro

3 comentários:

  1. Monalisa, parabéns!!! Pelo blog, pela graduação, pela persistência, pela vontade de ajudar. O mundo precisa de pessoas que pensem nos outros, e isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas eh pensando nos alérgico. Não muda o nome do blog não, incrementa o nome dele, tipo, diário de receitas sem lactose, SRM glúten, SRM ovo, SRM... Fica lúdico.

    ResponderExcluir
  2. Não posso com farinha de arroz É algumas outras. Poderia substituir por trigo sarraceno ou polvilho ou araruta ou coco ou quinoa ou grao de bico pf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu sugiro um teste com a farinha de grão de bico. Se testar, nos conte como ficou! Beijos

      Excluir