Slider

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Galette des Rois

 
 
Hoje é Dia de Reis! Baltazar, Gaspar e Belchior levaram presentes para o menino Jesus no dia 6 de janeiro. Aqui em casa só desmontamos os enfeites de Natal e o presépio no dia 7 porque minha mãe diz que os Reis passam a noite, então não fica bem recebê-los com a casa toda desenfeitada, né? rs

Gosto muito desse dia e apesar de já estar bem grandinha, gosto de fazer pedidos e imaginar que alguém vem olhar por eles durante a noite, no meio dos meus sonhos...
 
Hoje a tarde me deu muita vontade de fazer bolo de reis, mas queria uma coisa diferente. Ontem assisti o filme Sabrina com paisagens francesas lindas e me deu muita vontade de rever meus estudos de Francês e navegar por sites da França. Olhando em um livro vi a Galette des Rois, que não tem nada a ver com o bolo de reis que já provei. A versão tradicional é feita com massa folhada e os recheios variam: frangipane, compota de maçã... Então achei um blog ótimo com uma versão vegana e sem glúten, não pensei duas vezes!
 
A massa folhada é substituída por folha de arroz encontrada facilmente em casas orientais. Sei que muitos não vão ter acesso a essa folha, então sugiro que façam um crepe ou panqueca bem fininha como substituição. O próprio site onde peguei a receita dá essa sugestão, a diferença é que a galette não ficará crocante se usar os substitutos.

 
Galette de Rois
Receita ligeiramente adaptada do blog Végébon
Atenção alérgicos e intolerantes: receitas sem glúten, leite, ovos e soja.
 
Rendimento: 1 galette pequena de 15 cm de diâmetro.
 
Massa
7 Folhas de arroz (foto abaixo) encontradas em lojas de produtos orientais. Aqui em São Paulo é possível encontrar em qualquer mercado na Liberdade.
OU crepes ou panquecas fininhas
 
 
Recheio
1/2 xícara de chá de farinha de amêndoas ou amêndoas batidas no processador
4 damascos hidratados em água morna durante 30 minutos (a receita original utiliza purê de maçã, use 1/4 de xícara)
1/4 xícara de chá de açúcar demerara
1 colher de café de água de rosas (opcional, se quiser pode usar extrato de baunilha, rum...)
 
Para pincelar
Misture 1 colher de sopa de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal), 2 colheres de sopa de mel e 3 gotas de extrato de baunilha até virar uma pastinha
 
Montagem:
1. Unte uma forma de 15 cm com fundo removível com óleo vegetal.
 
2. A folha de arroz precisa ser hidratada, então coloque água morna em um prato do tamanho da folha, coloque a folha em cima e mexa até que fique maleável. Coloque a folha dentro da forma conforme a foto abaixo. Pincele com a mistura de mel, hidrate mais uma folha e repita o processo. É melhor hidratar aos poucos conforme for colocando e não tudo de uma vez porque elas grudam. A base será composta de 4 folhas.
 
3. Bata no processador o damasco hidratado até virar um purê. Misture a farinha de amêndoas, o açúcar demerara e a água de rosas. Coloque 2 a 3 colheres de sopa de água para que fique uma pasta, se mesmo assim ficar seco, coloque 1 colher de sopa de água por vez até atingir a textura. Coloque o recheio na forma e puxe as laterais das folhas para o centro da forma (foto abaixo).
 
4. Hidrate uma folha de arroz, cubra, pincele com a mistura do mel e repita o processo mais 2 vezes. O topo é composto de 3 folhas. Pincele a última camada e leve ao forno médio pré aquecido 180 graus por 30 minutos. 

 
Eu gostei! A aparência lembra aqueles doces árabes. Como eu fiz com damasco ficou realmente parecendo um doce árabe! rs Com maçã, conforme a receita original, deve ficar maravilhoso! Quero fazer de novo usando as maçãs só para colocar bastante canela! :)

 

 Muita sorte e sucesso para todos! Que os Reis atendam seus pedidos e
que 2015 seja repleto de prosperidade!
 
 
Beijos!

 

2 comentários: