Slider

domingo, 28 de dezembro de 2014

Sobremesa de Acerola e Frutas Vermelhas

 
Olá, Queridos!
 
Como passaram o Natal? Por aqui foi tudo lindo, um Natal para ficar na memória! :)
Essa sobremesa fez parte da nossa ceia. Como está muito quente não tive pique de preparar nada elaborado e buscando a simplicidade fiz essa gelatina refrescante que tem cara de sobremesa festiva com suco de fruta, açúcar demerara e ágar-ágar. Só!
A acerola eu ganhei da minha prima Lena de Minas Gerais que trouxe uma garrafa imensa de polpa de acerola colhida do quintal, batida e coada. Além de outras ervas cultivadas por ela e mel, doce de manga, goiabada... Enfim, estamos estocados de delícias mineiras. Obrigada, Lena!  



 
Sobremesa de Acerola com Frutas Vermelhas (Gelatina com suco de fruta natural e ágar-ágar)
 
Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem glúten, leite, ovos e soja. Vegana.
 
Acerola
800 ml de suco de acerola, de preferência natural
Açúcar demerara a gosto
1 colher de sopa rasa de ágar-ágar kanten (gelatina de origem vegetal obtida através de algas. Encontrada em lojas de produtos naturais)
 
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver conte 2 minutos e retire do fogo. Despeje em uma forma de pudim untada com um pouco de óleo. Coloque na geladeira para firmar.
Eu usei uma forma de pudim de vidro e tive que tomar bastante cuidado na hora de desenformar, mesmo assim ficou com uma rachadura. Quem tiver forma de silicone vai ficar mais fácil, ou senão é melhor untar com papel filme.
 
Amora
1 xícara de amoras congeladas
1 1/2 xícara de chá de água
Açúcar demerara a gosto
1 colher de chá de ágar-ágar
 
Bata as amoras com a água. Coe. Misture o açúcar e o ágar-ágar, leve ao fogo e quando ferver conte 2 minutos. Despeje na forma desejada e leve para gelar. Coloquei em forminhas de silicone em forma de estrela e em uma mini forma de silicone (parte central).
 
Calda de Framboesa
 
1 xícara de chá de framboesa congelada
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de açúcar demerara
suco de 1/2 limão
 
Bata a framboesa com a água e coe, se quiser. Misture os demais ingredientes e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos até a caldar engrossar levemente.
 
Observação: o mesmo processo pode ser utilizado com outras frutas: morango, manga, etc...
Quem quiser fazer com gelatina incolor o processo será diferente, deve-se seguir as instruções da embalagem da gelatina, ok?


 
Beijos e um 2015 maravilhoso para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário