Slider

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Bolo de Cenoura Molhadinho


 
Nada como um bolo para comemorar! Essa semana foi a minha colação de grau e eu fiquei muito feliz! Não foi a primeira vez, mas dessa vez senti tudo de uma maneira diferente porque foi a profissão que escolhi de coração!
 
 
Teve sorrisos para todos os lados, abraços, muitas fotos e desejos de sucesso! E também teve despedida, chororô e 480 alunos da área da Saúde para pegarem o canudo e que foram chamados um por um! Pensa na quantidade de gente!
 
 E o melhor de tudo é que eu me controlei e não chorei nada. Consegui manter a maquiagem intacta!
*Cof cof cof * atchim * mentira *!
 Realidade:
 
Image and video hosting by TinyPic
 Crédito: Gif retirado daqui.
 

Voltando ao bolo... não me lembro quando foi a última vez que comi um bolo de cenoura TÃO GOSTOSO! Bem molhadinho, daquele tipo que gruda no garfo, sabe? Maravilhoso, não vejo a hora de fazer de novo.
Sem a calda já fica bom, mas com a calda... fica sensacional! Aproveitem!



Bolo de Cenoura Molhadinho
Fonte: ligeiramente adaptado do site Dica Veggie

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos, soja e vegana.

150 g de cenoura
200 ml de água
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de linhaça
1 xícara de chá de açúcar demerara
1/2 xícara de chá de amido de milho
1/2 xícara de chá de quinoa em flocos
2 colheres de sopa rasa de polvilho doce
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Calda:
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de cacau sem açúcar
1/2 colher de sopa de amido de milho

1. Bata no liquidificador a cenoura, água, óleo e linhaça. Misture os demais ingredientes secos em uma vasilha. Despeje a mistura do liquidificador e mexa até ficar homogêneo. Despeje em uma forma untada com um pouco de óleo e asse em forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está pronto.
 
2. Para fazer a calda, misture todos os ingredientes em uma panela e mexa ate dissolver o amido e o cacau. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar levemente. Despeje em cima do bolo quente ainda na forma. Caso a calda fique em excesso nas laterais, dê uma levantada no bolo com a ajuda de uma faca sem ponta para que a calda escorra para debaixo do bolo.

A receita rende um bolo bem pequeno. Coloquei em uma forma quadrada para que ficasse mais fino fazendo com que a calda penetrasse praticamente no bolo inteiro. Achei DIVINO! Se quiser que fique mais alto, utilize uma forma pequena de bolo inglês.

 
Antes e depois do forno.

 
Beijos!

27 comentários:

  1. Parabéns Monalisa! Nem é preciso te desejar sucesso, pois vc já é um sucesso. Você é uma das pessoas que fazem a diferença no mundo! Te desejo muita paz, saúde e prosperidade. Que Deus continue te iluminando !
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Márcia! Fico lisonjeada e emocionada! Obrigada pelo carinho. :) Beijos

      Excluir
  2. Posso substituir a linhaça por outra coisa? Detesto linhaça, simplesmente não desce... Esses dias fiz um pãozinho aqui do teu blog, parecia delicioso, mas pelo gosto da farinha de linhaça joguei todo fora. Obrigada, Daniela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela! Não vou tentar te convencer e dizer que no caso desse bolo o que predomina é a cenoura porque sei que quando não gostamos de uma coisa não importa se tem só um pouquinho ou um montão: o sabor se faz presente!
      Você pode utilizar a chia no lugar da linhaça, vai formar um gel do mesmo jeito. Outras substituições, como vinagre, quantidade adicional de fermento, banana amassada, etc... não sei ao certo como influenciaria na textura, então é preciso fazer um teste.
      Beijos

      Excluir
  3. Lindo bolo, Monalisa! E parabéns pela formatura, muito sucesso nessa profissão! Tenho certeza de que você vai fazer a vida dos seus pacientes muito melhor. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida! É sempre um prazer ler seus comentários aqui no blog! Beijo grande! :)

      Excluir
  4. Acompanho seu blog e agora mesmo, pensei ..."o que comer diferente neste feriadao? " e aqui estou! PARABÉNS pela formatura e por este blog maravilhoso. ...eu descobri essa intolerância à poucos meses e estou me adaptando, tentando ingerir menos leite, apesar de não conseguir excluir totalmente Seus derivados ...o médico sempre briga! Rs...Ah, eu tenho uma pergunta..queria dividir com vc. ..ouvi esses dias no rádio uma nutricionista que falando sobre que manteiga era melhor de comer....e ela disse que manteiga da terra ou a manteiga "gui"(não sei se escreve assin) não tem lactose e caberia melhor na dieta do que a margarina, ela só falou de margarina, mas suponho que o creme vegetal tá na lista das margarinas...porque possui uma a gordura trans...Então o que vc acha? Vc conhece a manteiga da terra, já utilizou ? Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naiara! Muito obrigada! Espero que tenha feito e gostado do bolo! :)
      A manteiga ghee é a gordura pura do leite, sem a lactose e outros sólidos. Comparando com as margarinas, a ghee é melhor sim, mas sempre consumindo com moderação, ok? Eu não costumo utilizá-la para passar no pão, acho o gosto muito forte. Utilizo mais em receitas, mas ultimamente estou utilizando óleo mesmo, de girassol ou de coco. A ghee é cara para comprar, porém tem a opção de fazer em casa. Não tenho receita publicada aqui no blog, mas na internet tem várias e não é difícil de fazer.
      Beijão

      Excluir
    2. Minha mãe fez o bolo sim. ...amei! !!! Delicioso. .ficou fofinho! Adorei o nome da manteiga..tão chic! Obrigada pelas dicas. Abs

      Excluir
  5. Bom dia Monalisa! tenho intolerância total a lactose a anos, compro aqui no supermercado São Luiz de Fortaleza tudo que vc quiser imaginar s/lactose o problema é que as vezes fico na duvida de alguns produtos que diz assim! bebida láctea para dietas com restrições a lactose e no final diz contem soro do leite, o pior é que começo logo a ficar cheia de gases e as vezes tonta vc pode me dizer alguma coisa? Eu não conhecia seu site mais estou lendo tudo e adorando, o pior é que não sei cozinhar nada, será que consigo fazer alguma receita, estou precisando muito porque sofro demais com esse problema, Bjos e parabéns pela formatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana!
      Muito obrigada pelos parabéns! :)
      Com certeza absoluta você consegue fazer as receitas, vá em frente sem medo! Eu também não sabia cozinhar... A cozinha é um eterno aprendizado, ninguém sabe fazer tudo. ;)
      Essas bebidas são a base de leite de vaca (por isso o aviso do soro) com enzima lactase. A enzima é adicionada ao produto no momento da fabricação e ela faz o que nosso organismo deveria fazer, mas está impossibilitado devido a intolerância à lactose. A enzima "quebra" a lactose e assim o produto torna-se sem lactose.
      Pode ser que você tenha alguma sensibilidade ou alergia a algum outro componente do leite ou a algum outro ingrediente do produto. Se persistir, é bom procurar orientação médica.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Adorei a receita, mas gostaria de saber se dá pra substituir a quinoa em flocos!
    Muito obrigada! Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode utilizar aveia em flocos (se for celíaca, opte pela aveia sem glúten). Beijos :)

      Excluir
  7. Parabéns.
    Gostaria de saber se pode substituir o amido por fécula de batata?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog e pela formatura!!! Quantos ml possui uma xícara? Obrigada e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, muito obrigada! Uma xícara contém 250 ml. Beijos

      Excluir
  9. Boa tarde Monalisa...sou nova aqui, e igual a muitos estou mudando a diet já que minha pequena tem tolerância a lactose...mas a pergunta é: a manteiga ghee é a mesma manteiga caseira que a vovó fazia na fazenda?? Edineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edineia, não é a mesma. Se estou achando certo, a manteiga da fazenda se faz batendo o creme de leite, certo? Com a manteiga ghee o processo é diferente, colocamos o bloco de manteiga já pronto na panela e em fogo bem baixo ou em banho maria esperamos a manteiga se separar, fica uma camada translúcida por cima e muitos resíduos embaixo. A camada translúcida é a manteiga ghee, isenta de lactose. Beijos

      Excluir
  10. Poxa já tentei fazer essa receita duas vezes e o meu bola fica grudento e colado na forma!!! Me ajuda o que estou fazendo de errado?? Apenas bate os liquidos e a linhaça né? A primeira vez substitui o açúcar demerara pelo mascavo. Ficou doce e grudento :/ E dessa segunda vez eu substitui a quinoa pela aveia. O resultado foi o mesmo. Eu fiz tudo em dobro pra render a porção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâmela! Tudo bem? Infelizmente qualquer alteração que você fizer na receita vai alterar o resultado, principalmente em receitas sem glúten que são mais sensíveis. O resultado muitas vezes pode até ficar parecido, mas igual não fica. Sugiro que você faça pelo menos uma vez a receita conforme está descrita, para saber qual é o resultado correto, e depois aos poucos vai fazendo alterações e percebendo o que alterou na receita. Grande abraço

      Excluir
  11. olá Monalisa, estou acessando pela primeira vez, e já gostei muito do blog. parabéns! tenho uma bebê de 1 ano e 4 meses que tem intolerância a lactose, fico sem opção do que mandar de lanchinho p escola, ela quer bisnaguinha, bolachas que outras crianças comem, e nem sempre ela pode comer. Vi que aqui terei muitas ideias. Vc tem alguma receita de biscoito? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Seja bem vinda! Tenho sim, você pode conferir todas no índice de receitas doces: http://www.diariosemlactose.com/p/doces.html
      Grande beijo!

      Excluir
  12. Oi!
    Poxa, o meu não tá dando certo :(
    Segui direitinho tudo que tá aqui, mas já tem mais de 1h que está no forno e ainda tá mole, sujando o garfo.
    Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déia! Isso sim que eu chamo de mistério! A receita desse bolo é muito pequena para ficar mais de uma hora no forno e estar ainda mole. Você dobrou a receita? Está tudo ok com o seu forno?
      Fico muito triste de saber que não deu certo, espero que ocorra tudo bem em uma próxima tentativa, esse bolo vale a pena.
      Grande beijo

      Excluir
  13. Olá Monalisa, meu filho tem alergia a mandioca, o que posso usar no lugar do polvilho? Farinha de arroz, aveia? Obrigada! Parabéns pelo blog, vou estar sempre aqui😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lis! Faça um teste utilizando fécula de batata, ok? Fico grata pelos parabéns e adorei saber que estará sempre aqui. Depois me conta se o seu filho gostou, por favor. Beijos <3

      Excluir