Slider

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Pão doce de Mandioquinha



Pãezinhos gordinhos, fofinhos, adocicados e saborosos! :)
Essa receita é muito simples e fácil, a única coisa que você precisa ter é calma na hora de colocar a farinha. Recentemente li uma frase que fez muito sentido pra mim e por isso passei a utilizá-la na vida:

Não pense para fazer, SINTA para fazer.

E é exatamente isso o que essa receita vai esperar de você. É preciso apenas sentir a textura e não ficar preso nas medidas exatas. Sabe receita de vó? Que nunca sabe passar a medida certa de nada, que faz tudo no olhômetro e sempre dá certo? Só dá certo porque ela sente.

Se pararmos pra refletir... quantas coisas poderiam ter tido um outro desfecho se tivéssemos apenas sentido o que fazer ao invés de seguir protocolos ou se deixar levar por impulsos? 
Na dúvida, pare um minuto, aquiete e sinta. A resposta sempre vem de dentro e no silêncio.
;)


Pão doce de Mandioquinha
Fonte: ligeiramente adaptado do Tudo Gostoso.

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite e soja. Contém glúten e ovos.

300g de mandioquinha cozida e bem amassada
2 ovos
1/2 xícara de chá de açúcar demerara
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de óleo de coco
1 sachê (10g) de fermento biológico seco
Farinha de trigo o quanto baste (aprox. 5 xícaras)

1 gema para pincelar + açúcar demerara a gosto para polvilhar

Misture a mandioquinha, os ovos, o açúcar e o óleo. Quando estiver homogêneo acrescente o fermento e mexa.
Agora muita calma nessa hora! Coloque a farinha aos poucos e vá misturando. Quando chegar na terceira xícara de farinha continue colocando a farinha a colheradas e mexa sempre a cada adição até que a massa não grude mais nas mãos. Cuidado para não colocar farinha demais, senão o pão vai ficar pesado e não ficará fofinho.
Um bom modo de saber se está bom é sempre enfarinhar bastante as mãos, pegar um pouquinho da massa e abrir com as mãos como se fosse uma esfiha para sentir como está a textura. Precisa estar levinha, fácil de abrir e praticamente sem grudar. Para fazer a minha eu utilizei cerca de 4 xícaras e meia, mas a quantidade pode variar.
Coloque a massa em uma vasilha e deixe crescer em um lugar abafado por 1 hora (dentro do forno desligado e com a luz acesa, por exemplo).
Depois desse período modele o pão da maneira que desejar, eu optei por fazer 15 bolinhas. Coloque o pão na forma ou assadeira e deixe crescendo coberto com um pano de prato enquanto o forno preaquece (forno médio - 180 graus).
Pincele com a gema e polvilhe açúcar demerara.
Asse por aproximadamente 35 minutos e fique de olho porque o tempo pode variar de forno para forno.

E você sabia que eu adoro ver fotos das receitas preparadas pelos leitores? Se você fizer essa ou outra receita do blog me envie a foto por e-mail ou me marque nas redes sociais!

E-mail: contato@diariosemlactose.com
Fan Page: O Diário de Receitas Sem Lactose
Instagram: @diariosemlactose (utilize #diariosemlactose) 


Uma doce semana para todos!

Com amor,

Monalisa Cavallaro

6 comentários:

  1. posso fazer com óleo comum? amo suas receitas!!! bjão

    ResponderExcluir
  2. Posso usar farinha de arroz no lugar da farinha de trigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca testei, será necessário realizar um teste. Sugiro que tente com a farinha sem glúten, que tem uma combinação de diferentes farinhas. Só com a de arroz acredito que não dê um bom resultado.
      Você já viu as receitas de pães sem glúten que tenho aqui no blog? Verifique no índice de receitas salgadas, você pode utilizar alguma como base. :)
      Beijos

      Excluir