Slider

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Bûche de Noël ou Tronco Natalino


Queridas e Queridos!

Espero que todos tenham passado um Natal maravilhoso! 
Como foi a ceia? Comeram bem? Prepararam alguma receita do blog? Pode deixar seu comentário contando, quero saber tudo! 
Desejo muita luz e harmonia para cada um de vocês! <3 

Eu decidi a sobremesa em cima da hora, pensa na indecisão em pessoa!
Comecei a pesquisar e vi algumas fotos de Bûche de Noël ou tronco natalino... me deu uma vontade enorme de confeitar e usar o maçarico! Então optei pela versão branquinha, um tronco coberto de neve. :)

Não é a primeira vez que o bûche aparece por aqui. Já fiz a versão com chocolate em 2012, foi um tronco com recheio de limão e massa rosa, para ver clique aqui.
Para quem tem medo de fazer rocambole pode ficar tranquilo. Essa massa, que é sem glúten, não tem erro e é super fácil. Minha intenção era preparar uma massa de chocolate, mas a receita que peguei não deu certo. Como já estava em cima da hora, recorri a receita que já conheço e que sempre é sucesso!

Fotografei assim que terminei de preparar, então claro que não iria cortá-lo antes da ceia. E quem disse que eu lembrei de tirar foto na hora de comer? hehe Então me desculpem, não vai ter foto do recheio, mas garanto que ficou lindo e delicioso!!! 


Bûche de Noël ou Tronco Natalino
Rocambole de baunilha com creme de coco com cerejas coberto com merengue suíço

Creme de coco com cereja
Receita sem leite, lactose, glúten e soja. Contém gema de ovo.

1 xícara de chá de leite de amêndoas
1 gema
1 colher de sopa de amido de milho
1 1/2 colher de sopa de coco ralado sem açúcar
2 colheres de sobremesa de açúcar demerara (ou a gosto)
1/2 xícara de chá de cereja fresca picada (vamos usar só no momento da montagem)

Misture o leite de amêndoas, a gema, o amido, o coco e o açúcar demerara em uma panela.
Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar bem. 
Despeje em um prato, coloque filme plástico em cima de forma que fique em contato com o creme e leve a geladeira para esfriar.

Massa de Rocambole 
Receita sem leite, lactose, glúten e soja. Contém ovos.

3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar demerara
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 colheres de sopa de fécula de batata

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até triplicar de volume (cerca de 5 minutos). Acrescente o extrato de baunilha e a fécula de batata peneirada. Misture com um fouet até incorporar. 
Forre uma assadeira com papel manteiga e unte com óleo. Despeje a massa e asse em forno médio 180 graus preaquecido por 12 minutos.
Umedeça um pano de prato com água filtrada. Coloque-o sobre uma bancada. Assim que retirar a massa do forno, coloque em cima do pano de prato (papel manteiga para cima).

Montagem: distribua o recheio e espalhe as cerejas picadas em todo o rocambole. Enrole com a ajuda do pano de prato. Coloque o rocambole em cima do filme plástico e enrole como se fosse um bombom. Deixe na geladeira enquanto faz o merengue.

Merengue suíço 
Receita sem leite, lactose, glúten e soja. Contém clara de ovo.

2 claras
2/3 de xícara de chá de açúcar

Primeiro será preciso fazer um banho maria para colocar as claras. Coloque uma panela com água para ferver e escolha um refratário de vidro para colocar em cima da panela, de forma que o fundo não toque na água.
Coloque as claras e o açúcar no refratário e dê uma misturada. Coloque em cima da panela e mexa delicadamente até que o açúcar dissolva completamente e as claras estejam quentes. Atenção para não deixar a água tocar o fundo da travessa, senão as claras vão cozinhar!
Quando estiverem quentes, bata na batedeira até atingir o ponto de merengue firme. Coloque em um saco de confeitar e decore conforme sua criatividade! Se tiver maçarico, deixe o seu tronco dourado. :)


Com amor e muita festividade,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário