Slider

domingo, 18 de março de 2018

Nhoque de Banana da Terra

 

Queridas e Queridos,

A receita de hoje é contribuição do Rafa, o Rafael Lagareiro, sous chefe da cozinha onde trabalho. Acompanho a trajetória do Rafa faz alguns anos, ele iniciou conosco como estagiário, foi efetivado, saiu para fazer cursos na Espanha e na Itália e tivemos a sorte de tê-lo de volta, agora merecidamente como sous chefe.

O restaurante onde trabalhamos é corporativo e de alta gastronomia. Seguimos a política de identificar em todas as preparações a presença de glúten e lactose, o que facilita demais a vida dos clientes, e eu também acabo sendo beneficiada de tabela. :)

As produções na cozinha estão cada dia mais incríveis, tenho a sorte de estar cercada de cozinheiros dedicados e que acima de tudo amam o que fazem. É realmente lindo de ser (e de comer)!
Todas as vezes que eles produzem opções diferentes sem lactose é uma alegria para mim! Foi o caso desse nhoque que além de não conter lactose também não tem glúten. O Rafa preparou com muito carinho para agregar as opções do buffet. Nem preciso dizer que foi sucesso!

Ele gentilmente nos cedeu a receita, então não percam tempo e façam para a família inteira!

Nhoque de Banana da Terra
Receita: Rafael Lagareiro

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, sem lactose, sem ovos, sem glúten, sem soja.

500g de banana da terra com casca
70g de amido de milho
70 ml de água
1 colher (chá) de urucum em pó
Sal a gosto
50ml de azeite de oliva
4 castanhas de caju ou castanha do pará

Coloque as bananas com casca em uma assadeira e asse em forno médio preaquecido (180 graus) por 10 - 15 minutos até a casca ficar escura e começar a rachar.
Retire a polpa da banana e bata no liquidificador ou amasse com um garfo se quiser uma aparência e textura mais rústica. Reserve.
Dilua o amido de milho na água.
Coloque o purê de banana em uma panela em fogo baixo, adicione o amido de milho diluído e acrescente o urucum e o sal. Mexa sem parar até que a mistura comece a soltar do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
Vire a massa sobre uma bancada limpa e faça rolos de 1,5 cm aproximadamente. Corte em pedaços de 1,5 cm a 2 cm ou como achar do seu agrado.
Coloque o azeite em uma frigideira e deixe aquecer bem, quando estiver bem quente adicione os nhoques e deixe dourar levemente de ambos os lados.
Monte os nhoques no prato e finalize ralando as castanhas sobre o mesmo.

Rendimento: 6 porções.


Muito obrigada, Rafa!
Instagram: @rafael_lagareiro


Com amor e muito orgulho de gente que ama o que faz,

Monalisa Cavallaro


2 comentários: