Slider

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bolo de Baunilha com Creme de Castanha do Pará


Olá!!!

Lembram deste bolitcho que eu publiquei no Facebook um tempinho atrás? Então gente, finalmente aqui vai a receita! :D Aliás, estou devendo tanta receita das fotos que coloco no Facebook e no Twitter né? Aos poucos vou colocando aqui. ;)

Este bolo é uma tentação, super simples, mas delicioso! A massa é sem ovos, o que o torna a textura um pouco diferente dos bolos que estamos acostumadas a comer. Foi aprovadíssimo aqui em casa!


Bolo de Baunilha com Creme de Castanha do Pará Sem Lactose 

Ingredientes do Bolo (Sem Ovos)
Fonte: Receita retirada deste site.

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
1/3 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de leite vegetal
1 colher de café de extrato de baunilha

1. Misture todos os ingredientes secos numa tigela. Acrescente os demais ingredientes e misture com um fouet até ficar homogêneo. Deixe descansar por 5 minutos.
2. Coloque numa forma untada com creme vegetal (usei forma de bolo inglês, mas pode ser utilizado também uma forma redonda) e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus por aproximadamente 20 minutos, faça o teste do palito. (se usar a forma de bolo inglês o tempo de forno pode ser maior).
3. Retire do forno e deixe esfriar enquanto faz o creme de castanha do pará.

Ingredientes do Creme de Castanha do Pará (recheio e cobertura)
Fonte: ligeiramente adaptada do site da Nestlé

1 lata de leite condensado de soja
1 gema
1/2 xícara de chá de leite vegetal
100 gramas de castanha do pará trituradas grosseiramente
1 colher de sobremesa de maisena

1. Dissolva a maisena no leite. Coloque numa panela com os demais ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo sempre (prestem atenção no truque: mexa com um fouet, com movimentos rápidos e fortes, para entrar bastante ar no creme) até engrossar bem. Não despreze o truque e depois me conte o que  achou. ;)

Montagem: corte o bolo no meio e recheio com metade do creme de castanha do pará (pode colocar o creme morno). Cubra o bolo com a outra metade do creme. 

Observações: 
- Da próxima vez, utilizarei uma forma redonda ao invés da forma de bolo inglês. Se o bolo for mais baixo, vai absorver mais o creme e ficar mais saboroso. O bolo sem ovos tem uma textura diferente, ele fica muito gostoso, mas dá a impressão que foi cozido no forno e não assado (isso não é ruim, é apenas diferente do que estamos acostumados). 
- E para você que não pode consumir ovos, faça um brigadeiro de castanha do pará ao invés do creme, utilize 1 lata de leite condensado de soja e 1 colher de sopa de creme vegetal, coloque as castanhas do pará trituradas grosseiramente e dê o ponto de brigadeiro um pouquinho mais mole.


Espero que gostem! Ótima Semana para Todos! :D

14 comentários:

  1. Olá!

    Sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook e passei para conhecer o blog!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Mto bom!!!!!Posta a receita do bread pudding, que vc comentou no facebook, deve ser mto bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Noêmia, obrigada pela visita! Vou lá te conhecer tb, aos poucos estou visitando todo mundo! rsrs Beijos!

    Olá Juliana! Vou postar sim, será a próxima postagem. Quero ver se faço hoje com chocolate para postar duas opções juntas. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Monalisa! Encontrei seu blog não faz muito tempo e estou encantada! Já divulguei ele para vários amigos e conhecidos que tem problemas com lactose! Adorei as receitas, e já comprei tudo para experimentar algumas!
    Essa receita parece muito boa também, a única coisa que não gosto é do leite condensado de soja! Não tem jeito, não consigo me adaptar ao gosto que fica nas comidas, parece muito, muito artificial... você sabe de algo para fazer em relação a isso?

    Obrigada e parabéns pelo blog! Assim, com o seu exemplo, fica bem mais fácil enfrentar a IL!

    Abraços,

    Carolina

    ResponderExcluir
  5. Olá Carolina! Obrigada pelo seu comentário tão gentil, fico feliz que você gostou do blog! :D

    O leite condensado de soja em algumas preparações ficam bem diferente mesmo, mas nada que alguns truques não possam ajudar.

    No caso de cremes como este que foi usado no bolo e em brigadeiros, o truque é bater bastante com um fouet (ou você pode até mesmo bater na batedeira antes de usá-lo no fogo) assim entra bastante ar e ele fica bem levinho, o gosto fica bem mais suave.

    Tem uma outra receita aqui no blog que é a do Mousse de Maracujá com Trufas de Avelã que também utilizo o leite condensado de soja e o gosto fica uma delícia, no caso desta receita foi usado suco de maracujá concentrado, que é bem forte e além disso foi batido no liquidificador. Tudo é questão de se adaptar, mas depois que eu comecei a fazer este truque de bater bem, passei a gostar bem mais.

    Me conte o que achou das receitas conforme você for testando tá? Qualquer dúvida estou por aqui! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Monalisa, fiz hoje essa receita para o meu marido que é IL. É a primeira receita sua que eu fiz e adorei, vou postar no meu blog também. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Alessandra! Que bom que gostou! :D Obrigada por me dar o retorno! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ola Monalisa, voce teria mais resceitas de bolo sem ovos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo, tudo bem? As receitas sem ovos que eu tenho estão listadas no índice, infelizmente ainda são poucas. Conheço um blog que possui diversas receitas de bolos sem ovos, porém utiliza ingredientes com leite, então seria necessário realizar as devidas substituições de leite por leite de soja (ou outro leite vegetal), manteiga por creme vegetal, etc. O blog é este aqui: http://arunacuisinerecipes.blogspot.com/ Espero que seja útil para você! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Monalisa. Dá para substituir o leite de soja pelo leite sem lactose? Obrigada. Regiane

    ResponderExcluir
  11. Eu posso substituir esse leite vegetal por leite de coco?

    ResponderExcluir
  12. Adorei a receita, parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir