Olá queridos!
Um bolo de chocolate com café bem diferente dos bolos que estou acostumada a comer. É um bolo denso, pouco açucarado e crocante, devido ao uso da farinha integral. O ganache dá uma super vida ao bolo e ajuda a adoçá-lo um pouco mais. Na receita original, o ganache é feito com castanha de caju, mas utilizei castanha-do-pará (ou do-brasil) e achei divino! Fica cremoso e com os pedacinhos da castanha, muito gostoso e diferente!
Quem me enviou essa receita foi a querida Vivian Rosa de Campo Grande, MS. Alguns de vocês já devem conhecê-la através do Twitter. É ela quem está por trás do @comersemlactose.
Muito Obrigada pela receita, Vivian! Adorei! =)
Bolo de Chocolate e Café da Vivian com Ganache (sem lactose)
Fonte: receita retirada da revista Women's Health.
Bolo
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
1/3 de xícara de chá de cacau em pó
2 colheres de sopa de pó de café (não usei)
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela
1 pitada de sal
1 ovo
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de café forte em temperatura ambiente
1 colher de sopa de essência de baunilha
Ganache de Castanha de Caju com Chocolate (sem lactose, sem ovos, sem glúten)
1/2 xícara de chá de castanha de caju sem sal (usei castanha-do-pará)
100 gramas de chocolate amargo picado (utilizei Garoto 55% cacau*, que é sem lactose, porém contém traços de leite e portanto não deve ser consumido por alérgicos à proteína do leite de vaca)
2 colheres de sopa de mel
*Atualização/2014: infelizmente a composição do chocolate Garoto foi alterada e agora possui leite integral. Sendo assim, deixa de ser uma opção para os intolerantes à lactose.
1. Numa vasilha, misture a farinha, o cacau, o pó de café, o fermento, a canela e o sal.
2. À parte, bata o ovo e misture com o açúcar mascavo, o óleo, o café e a baunilha. Adicione os ingredientes molhados sobre os secos e misture. Fica uma massa bem grossa.
3. Despeje em uma forma untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar.
4. Para o ganache: se for utilizar castanha de caju, deixe de molho em água por 2 horas (eu utilizei castanha do pará e não as deixei de molho). Enquanto o bolo estiver assando, coloque as castanhas no liquidificador e cubra-as com água. Bata até virar uma pasta (eu bati usando o mixer). Leve ao fogo com o mel e o chocolate, até o chocolate derreter completamente.
(Crédito foto: Vivian Rosa)
A Vivian me enviou a foto do bolo que ela preparou. Na ocasião, ela estava evitando comer chocolate, então preparou o bolo sem o ganache e na hora de comer colocou mel. Fica a dica para quem não quiser fazer o ganache!
O meu bolo na foto abaixo ficou com uma coloração diferente, um pouco mais clara, mas é devido a luz e as configurações da câmera. Eu tenho sérios problemas com a minha máquina no período noturno, demorei mais tempo para conseguir tirar uma foto decente do que para fazer o bolo, rs.
Beijos! =***
O que é essa ganache, Monalisaaa! Pirei, só não troco minha queridinha castanha de caju :) O bolo parece ser bem úmido, belíssima receita. Também tô evitando o chocolate, mas você não tá deixando, mais uma receita de bolo de chocolate que guardo daqui :) Beijo!
ResponderExcluirOi Adri! =) Com a castanha de caju deve ficar uma delícia também, se vc fizer, me conta o que achou! E em relação a evitar chocolate, vc faz assim oh: faz meia receita, come 1 (ou 2) pedaços, e me envia o resto! kkkkkk Grande Beijo!
ExcluirNossa!!! Esse bolo está uma TORTURA!!! DELÍCIA!!!
ResponderExcluirHoje é dia do cozinheiro...
Parabéns pelo dia de hoje...
Grande beijo, Irene
Querida Irene! Muito Obrigada! =) Parabéns (atrasado) para vc tbm! Grande Beijo!
ExcluirMuito legal! Sempre quis aprender a fazer ganache!
ResponderExcluirA propósito o novo design do blog ta tri legal!
Beijo!
Olá Lalis! Esse ganache não é aquele tradicional, mas é tão gostoso quanto e especialmente feito para IL! =)
ExcluirFico feliz que vc gostou do novo visual!
Grande Beijo!
Isso é tudo de bom, gostei da receita.
ResponderExcluir