Slider

terça-feira, 9 de julho de 2013

Muffin de Caneca da Maíra


Olá, pessoal!

A receita de hoje é... do leitor! Vocês não tem noção da quantidade de receitas que tenho na minha caixa de e-mails, adoro receber dicas e receitas de vocês, fico muito feliz com o carinho!

Hoje foi feriado em São Paulo e fui passar alguns dias na praia. Não temos fogão por lá, apenas microondas, então aproveitei para fazer a receita de muffin de caneca que a leitora Maíra Brandão me mandou. A Maíra viu a receita no Instagram e me passou por ser muito deliciosa e fácil de fazer. E eu concordo! Ficou muito gostosa, rápida e prática para um lanchinho ou para o café da manhã.

E antes que os alérgicos à ovos fiquem tristes comigo quero avisar que ainda não coloquei uma versão desses bolinhos de caneca sem ovos porque sinceramente todos os que eu fiz até agora não ficaram saborosos (na minha opinião). Assim que eu testar uma receita que realmente fique gostosa, coloco para vocês! ;)



Muffin de Caneca da Maíra (Sem Lactose, versão Sem Glúten)

2 claras
1 banana pequena
1 colher (sopa) cheia de aveia (coloquei flocos de quinoa e ficou uma receita sem glúten)
canela à gosto
1/2 colher (café) de fermento
obs. a banana adoça a receita e eu não senti necessidade de acrescentar açúcar. Quem preferir, coloque 1 colher (sobremesa) de açúcar demerara.

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos o fermento). Acrescente o fermento e bata novamente apenas para misturar. Como eu não tinha liquidificador, amassei bem a banana e misturei todo os ingredientes na mão.
2. Divida a massa em duas canecas (não encha mais da metade) e leve ao microondas por 1 minuto e 30 segundos. Desenforme e sirva com granola* e mel. (*atenção celíacos: utilizem granola sem glúten)
O tempo no microondas pode variar conforme a potência do seu aparelho. Cuidado para não deixar muito tempo, o bolinho vai ficar duro. Eu aconselho colocar por 1 minuto, tirar e ver como está para depois colocar mais tempo se for necessário.

Obrigada, Maíra! Adorei! ;)

Beijos!

6 comentários:

  1. Eu ODEIO banana. Poderia colocar alguma outra fruta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu faria um teste colocando 1/2 maçã ralada bem fininha na massa ou bateria no liquidificador 1/2 pera madura com os demais ingredientes.
      Beijos

      Excluir
  2. Será que dá certo se eu substituir a aveia por farinha de arroz, já que você conseguiu substituir pela quinoa? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dany! Possivelmente sim. Mas para ter certeza, só realizando o teste para saber. Beijos

      Excluir