Slider

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pudim de Chocolate da Fernanda - Sem leite condensado, sem lactose, sem soja, sem glúten

 
Lá vem a Monalisa falando de novo de pudim... tsc tsc tsc...
Não é novidade para quem acompanha o blog que o pudim da Carol é sem dúvida a receita que mais fez sucesso com os leitores. Foi campeã de comentários e de fotos enviadas por pessoas que testaram e gostaram muito.
Eis que um dia chega um e-mail da Fernanda Skupien para melhorar o que já era bom: ela fez o pudim da Carol na versão chocolate! No final da postagem tem a foto do pudim lindão da Fe! :)


Pudim da Carol na versão da Fernanda! :)
Sem leite condensado, sem lactose, sem soja, sem glúten

6 ovos
400 ml de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar demerara
1 xíc. (chá) de chocolate em pó solúvel
1 c. (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

aprox. 1 xíc. (chá) de açúcar + 1/4 xíc. (chá) de água quente para caramelizar a forma

1. Comece pela calda: Coloque o açúcar em uma forma para pudim com furo no centro, leve ao fogo bem baixo e deixe o açúcar derreter. Assim que estiver dourado, coloque a água quente com cuidado e mexa. Deixa descansando enquanto coloca o pudim para bater.
2. Peneire todas as gemas para retirar a película que pode causar cheiro de ovo na receita - passo importantíssimo e que não pode deixar de ser feito! Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje na forma e leve para assar (forno médio 180 graus pré-aquecido) em banho maria por 1 hora.
 
Observação: já preparei duas vezes, na primeira utilizei pouquíssima calda e usei chocolate em pó solúvel (foto abaixo). A textura ficou parecida com a de um brigadeirão, acredito que por falta da calda, ficou maravilhoso! Na segunda vez fiz com cacau 100% sem açúcar, utilizei somente 4 colheres de sopa porque é bem forte (fotos acima, dá para perceber que está bem mais escuro, né?), fiz um pouquinho a mais de calda e a textura ainda ficou como a de um brigadeirão, mas um pouco mais úmido, novamente delicioso!
 
Se puder, deixe o pudim na geladeira de um dia para o outro antes de servir, fica mais gostoso! E não precisa adicionar amido de milho na massa, não faz parte da receita! #ficaadica
 
 
E esse é o pudim da Fernanda com muita calda e bem morenão! Fala a verdade se não dá água na boca até não poder mais?
Amanhã é meu aniversário e para variar um pouco não vou ter tempo de fazer bolo, vou apelar para o pudim novamente! Estou pensando em acrescentar raspas de limão, vai ficar bom não acham?
 
 
Beijos e ótimo final de semana!
 

36 comentários:

  1. Eu já havia pensado em fazer isso, acrescentar o cacau na receita do pudim da Carol, bom saber que dá certo! quando você utilizou o cacau 100% não foi preciso adicionar mais açúcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane, bem lembrado! Eu usei somente 4 colheres de sopa de cacau 100%! Vou colocar no post já! Beijos

      Excluir
  2. Ai meus sais! Vou ter que fazer esse também, o pudim da Carol na versão original já é sobremesa certa aqui em casa...agora essa coisa maravilhosa ainda ganhou chocolate. Testarei!

    ResponderExcluir
  3. Deu muuuuuuuuuuuuuita água na boca Monalisa!
    Vou levando a receita para experimentar!!!
    E aproveitando novamente... Parabénnnnnnnnnnnnns muitas felicidades hoje e sempre!!!
    Beijão!!! ♥

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade, não encontro o extrato de baunilha!O que posso usar para substitui-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode usar a essência de baunilha comum encontrada em mercados. Beijos

      Excluir
  5. Mas esse leite de côco é sem lactose ou é o comum mesmo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Leite de coco é um "leite" vegetal naturalmente sem lactose. A lactose está presente apenas no leite de mamíferos (vaca, cabra, búfala, leite materno humano...) Beijos

      Excluir
    2. Olá, Amanda! Tudo bem?
      O leite de soja não contém lactose, pois se trata de um "leite" vegetal. A lactose está presente apenas no leite materno (humano e de animais) conforme comentei acima.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, Monalisa. Aqui em casa o marido e a filha são fãs de sobremesa de chocolate, então eu já tinha tido a mesma ideia, peguei a receita original do pudim e acrescentei chocolate em pó. Pena que não mandei um e-mail para você! kkkk Fica uma delícia mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Poxa, que pena! hahaha Mas que bom que vocês já estavam saboreando essa delícia antes de postarmos a receita aqui, assim aproveitaram por mais tempo! :) Grande beijo!

      Excluir
  7. Olá Monalisa, como vai?
    Parabéns atrasado! Que pudim lindo! Sabe que depois que eu descobri a IL o que mais me faz falta são sobremesas com chocolate (agora cacau rs). Já consegui várias substituições com ajuda de vcs, mas para o famoso *Brigadeirão* será a primeira! Excelente idéia da Fernanda! Vou testar!
    Tenho feito boas descobertas, vou escrever um e-mail e colocar algumas fotos que guardei pra te mostrar, vai que vc ainda não conhece alguma! :-)
    Vcs falando do leite, eu lembrei que hoje fiz uma receitinha vegana de pancakes com leite de aveia. Nunca tinha coragem de usá-lo, e gostei muito!
    Obrigada! Grande Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leila! Muito obrigada pelos parabéns! :)
      Faça o brigadeirão sim e depois nos conte!
      Vou adorar receber o seu e-mail, fico aguardando!
      Pancakes com leite de aveia! hummmm deve ter ficado bem macia, depois me passa a receita! Eu já usei o leite de aveia em bolos, na panqueca ainda não.
      Grande beijooo!

      Excluir
  8. Esse açúcar não conheço têm como substituir por outro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian! Você pode utilizar o açúcar refinado comum, também dá certo. Beijos

      Excluir
  9. Amei o teu blog, descobri há pouco a IL. Posso dar uma idéia??? Criar um aplicativo google play, para que fique fácil o acesso das receitas!

    Um beijo,

    Lila @lilalilinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lila! Muito obrigada, fico feliz de saber que gostou do blog! :)
      Adorei sua ideia, vou pesquisar a respeito. Muito obrigada pela dica! Beijão

      Excluir
  10. Ficou muito bom mesmo! Pena que não consegui desenformar (as caldas de açucar não são minhas amigas).
    Usei raspas de casca laranja em vez de baunilha, também ficou bom.
    Mas achei que ficou com uma textura de "pó" no fundo, só pode ser do chocolate... Quando vc usa o cacau 100% (que acaba sendo menos pó) fica assim?

    Obrigada, adorei o blog, me emplogou mais do que qualquer outro. As receitas são simples...e muito apetitosas!

    Vou preparar uma festinha toda sem proteína do leite pra minha filhota...com sua ajuda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika!
      Não senti saber de pó com o uso do cacau. Será que não foi a marca do chocolate que você utilizou? Também pode ser que o chocolate não tenha dissolvido direito, quem sabe se bater por mais tempo no liquidificador ajude?
      Que delícia você ter usado as raspas, deve ter ficado bem gostoso!
      Muito obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz e espero que a festinha da sua filha seja o maior sucesso, depois me conta! :)
      Grande beijo

      Excluir
    2. vou repetir a receita, porque ficou uma delícia mesmo rsrs, aí tento com o cacau e também com chocolete em pó batendo mais (usei o dos padres, na verdade nunca usei outro..). Enfim, te conto as novidades.

      Excluir
  11. Oi Monalisa, tudo bem? Sou fã do seu blog, já fiz algumas de suas receitas e adoro. Mas, hoje, eu tentei fazer o pudim de chocolate e num deu certo :( Ele ficou muito líquido, mesmo eu tendo deixado por 1h, depois mais 1/2h e depois mais 1/2h.
    Acho que talvez tenha sido a marca do leite de coco que eu usei (utilizei um vidro de cada marca, Sococo e Serigy).
    Obs. Não entrou água, pois faço naquela forma que tem a tampa. Uma pena, abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Monalise, descobri o erro do meu pudim de chocolate, pelo que vi em outro site o que deve ser peneirado é a gema e não todo o ovo. Eu acabei peneirando todo o ovo e joguei muita clara fora. Acho que da próxima vez vai dar certo, kkkk.
    Obs.: Acabei aproveitando a receita e fiz um mousse, colocando no fogo com maisena ;) Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ligia! Me desculpe! Escrevi da maneira como costumo falar "peneirar os ovos", mas na realidade é para retirar apenas a película da gema que pode deixar cheiro. Vou alterar no texto e colocar "peneirar as gemas" para que outra pessoa não passe pelo mesmo transtorno que você. Ainda bem que deu para aproveitar a receita, ficaria mais chateada ainda se soubesse que você jogou ingrediente fora. :(
      Beijo grande, obrigada pelo retorno e ótima semana!

      Excluir
  13. Olá, Monalisa! Descobri seu blog há pouco tempo e já virei fã! Tenho intolerância à lactose e adoro chocolate... fiz essa receita de pudim e achei deliciosa! Super recomendo! Deu pra matar um pouquinho a saudade dos doces de chocolate! Não vejo a hora de experimentar as outras receitas do blog. Muito obrigada e parabéns! Seu blog com certeza ajuda muitas pessoas que, como eu, ficam meio perdidas com essa restriçãozinha chata. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Que maravilha! Muito obrigada! Fiquei muito feliz de saber que você encontrou o blog a pouco tempo e já testou uma receita! Espero que as demais te agrade, vai me contando!
      Grande beijo!

      Excluir
  14. Será que a receita daria certo utilizando adoçante forno e fogão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayeny! Nunca fiz, precisa testar para ver como fica. Beijos

      Excluir
  15. Olá, Monalisa. Amo de paixão seu blog, já conheço à alguns anos. Meu pudim de chocolate ficou hiper gostoso, como tenho intolerância a lactose e ao glúten a receita 'caiu como uma luva'. Tenho uma dúvida: Posso fazer o pudim sem a calda? Tem outro substitutivo para a calda de açúcar?
    Achei muito doce a calda. Na minha casa todos somos intolerantes à lactose. Um grande abraço e continue assim: encantadora.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, fico muito feliz de saber que gosta do blog, muito obrigada pelo carinho!
      Até pode fazer sem a calda, só fico em dúvida se não vai grudar na forma... nunca fiz sem a calda para ter certeza. O que você pode fazer é fazer menos calda, com por exemplo apenas 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar, apenas para preencher o fundo da forma. Acredito que assim ficará melhor.
      Grande beijo! :)

      Excluir
  16. Olá! Faço uma receita muito parecida de pudim, mas uso leite de coco em garrafinha , não o pronto para consumo.. será que nessa receita também daria certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda! É esse mesmo que uso, o de garrafinha :)

      Excluir
    2. Será que o pronto para consumo daria certo tb?

      Excluir
    3. Oi Amanda, ainda não testei para te dar uma resposta certeira =(

      Excluir
  17. Oi!vi que você faz com o leite de coco de garrafinha,mas saberia dizer se dá certo com o caseiro?

    ResponderExcluir