Crédito Imagem: Fernando Romenski
A receita de hoje foi enviada pelo Fernando Romenski, noivo da Priscila Barros. Eles são de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, e nessa relação a intolerante à lactose é a Priscila (tamo junto, Priscila!).
O casal está sempre buscando por receitas para incrementar o cardápio e tive o prazer de saber que o blog é um grande aliado. Obrigada!
Eles fizeram o pão de queijo que está aqui no blog, gostaram, mas o que eles queriam mesmo era uma receita de pão de queijo de "vento". Depois de muito procurar, decidiram "emprestar" uma receita da mãe do Fernando e adaptar: acabou saindo uma receita prática de liquidificador que fica pronta em até 1 hora.
Fiquei com tanta água na boca quando vi a foto que fiz a receita em tempo recorde. Lembrando dos leitores alérgicos, fiz com leite de amêndoas para ver se dava muita diferença. Diferença na aparência e textura tem sim, eles ficam mais "cascudos" em cima, mas ficou ótimo de sabor, então na minha opinião está aprovado! :)
Perguntei para o Fernando se ele queria mandar um recado para a noiva e ele aceitou, aí vai Priscila:
"Com amor, carinho, dedicação e muitos cafés juntinho com minha noiva Priscila Barros".
Fofos! <3
"Com amor, carinho, dedicação e muitos cafés juntinho com minha noiva Priscila Barros".
Fofos! <3
Pão de Queijo de Liquidificador do Fernando
2 xíc. (chá) de polvilho doce
1 xíc. (chá) de polvilho azedo
3 ovos
1/2 xíc (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de leite zero lactose (usei leite de amêndoas)
1 colher (chá) de sal ou à gosto
1 colher (café) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de essência de queijo (não coloquei)
1. Colocar no liquidificador os ovos, óleo, leite, essência e sal. Bater um pouco para misturar e acrescentar o polvilho azedo. Bater mais um pouco e acrescentar o polvilho doce. Bater bem por cerca de 3 minutinhos. Por fim, acrescentar o fermento e bater apenas para misturar.
2. Enquanto bate a massa, pré-aquecer o forno em fogo médio e untar forminhas de pão de queijo com óleo.
3. Despejar a massa nas forminhas lembrando de não encher mais de 3/4 da capacidade. Assar por cerca de 35 minutos. O Fernando alerta para não deixar no forno por mais de 45 minutos senão queima o fundo, ok? Se usar forminhas muito pequenas o tempo de forno também será menor.
Minha experiência:
Eu fiz com leite vegetal e como vocês podem ver pelas fotos, o pão fica com outro aspecto, porém ainda muito gostoso. Utilizem formas menores se possível, fica mais bonito e estruturado.
Beijos!
Olá Monalisa!
ResponderExcluirEssa receita rende quantos pães?
Obrigada!
Aline
Olá, Aline!
ExcluirVai depender do tamanho das forminhas que você utilizar. Eu utilizei formas tradicionais para empadinhas e rendeu 12 pães grandes. Recomendo que faça em formas menores, fica mais gostoso e mais bonito.
Beijos
Adorei sua palestra e amei as receitas. Vou fazer todas. Bjos Celinha
ResponderExcluirCelinha, fiquei muito feliz de saber que você gostou! Um grande beijo para você! :)
ExcluirOla descobri essa semana q sou intolerante a lactose depois d comer um strogonof estou muito mal e adorei esta receita pq adoro queijo muito obrigada por compartilhar c agente!
ResponderExcluirOlá, Camila! Espero que você goste da receita! Quando fizer, volte aqui para me contar o que achou! Grande beijo
ExcluirOlá, eu fiz e ficou muito bom, só não sei o que fiz de errado pois no dia ele fica bom mas no dia seguinte fica com uma textura de "borracha" e não fica tão gostoso. Você saberia me dizer o por que?
ResponderExcluirOlá! É normal perder a crocância no dia seguinte. O ideal é consumir na hora ou no mesmo dia no caso de preferir a casquinha crocante. Beijos
ExcluirPode ser congelado?
ResponderExcluirOlá! Não recomendo. Beijos
Excluir