Slider

domingo, 22 de março de 2015

Macarrão com Molho de Legumes


 
Olá, Queridos!

Antes de ir para a receita, gostaria de avisá-los que já está disponível o Calendário de Cursos para os meses de Abril e Maio no menu acima, no item Cursos/Serviços (para acessar clique aqui).
No dia 15 de Abril estarei no Rio de Janeiro e no dia 23 de Maio vou novamente para Brasília (Amo!) com dois cursos. Acessem para mais informações. :)
 
Esse molho é o mais simples do universo. Adoro prepará-lo de diversas formas, principalmente quando estou sozinha por ser prático. Vocês podem utilizar qualquer legume disponível na geladeira ou se quiser, pode fazer uma versão com carnes.
A castanha de caju pode ser substituída por amêndoas, também fica uma delícia!  
 
 
Molho Cremoso de Legumes

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem glúten, leite, ovos e soja. Vegana.

1 xícara de chá de castanha de caju
500 ml de água
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de cebola picada
1 cenoura grande ralada
1 berinjela média cortada em cubos (gosto de tirar pele e semente, quem quiser pode deixar)
4 colheres de sopa de azeitona verde picada
1/4 xícara de chá de água
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picada
Sal a gosto
Pimenta preta moída na hora a gosto (opcional)
1 colher de sopa cheia de amido de milho
1 colher de chá rasa de cúrcuma

Macarrão de sua preferência - celíacos: utilizar macarrão sem glúten.

1. Prepare o "leite" de castanha de caju. Deixe a castanha de caju de remolho em água por 8 horas*. Escorra a água. Bata no liquidificador a castanha com os 500 ml de água. Coe em um voil ou peneira bem fina. Reserve.
2. Aqueça o azeite ou óleo em uma panela. Coloque a cebola e aguarde ficar transparente. Acrescente o alho, aguarde começar a dourar e adicione a cenoura, a berinjela e a azeitona. Coloque sal e pimenta. Despeje a água e aguarde secar, mexendo esporadicamente. Acrescente a salsinha e cebolinha.
3. Dissolva o amido de milho em um pouco do "leite" de castanha de caju reservado (obs. se quiser o molho menos cremoso, coloque menos amido). Despeje o "leite" e o amido na panela. Mexa até engrossar. Corrija o sal se necessário. Por último, coloque a cúrcuma e mexa bem.  Sirva imediatamente com o macarrão de sua preferência.

*Não deixar a castanha de remolho não vai interferir no sabor da preparação. O tempo de remolho é para diminuir antinutrientes presentes nas castanhas, como o ácido fítico. Esse cuidado é aconselhado para pessoas que consomem oleaginosas com muita frequência. Se você consome esporadicamente, não haverá mal em não fazer esse processo. O mesmo vale para quem consome sempre, tomando o cuidado de deixa-las de remolho: se não fizer o processo uma vez ou outra não vai causar prejuízo para a saúde.

Serve 4 pessoas bem servido.

 
Ótima Semana!

Com amor,
 
Monalisa Cavallaro

14 comentários:

  1. Oi Monalisa, gostaria de saber se é possivel congelar o molho pronto.
    Obrigada
    michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele! Nunca congelei esse molho para te dizer como fica depois de descongelado. Será necessário realizar um teste. :)
      Beijos

      Excluir
  2. Monalisa teria algum lugar no Rio onde poderia comprar comida pronta ou congelada Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco! Infelizmente não saberei te indicar, não conheço muito o Rio. Desculpe! Abraços

      Excluir
  3. Poderia ter estes cursos em sao jose dos campos. Tenho intolerancia a lactose e tenho dificuldades na alimentacao por falta de opcao. Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane! Infelizmente não tenho previsão de ir a São José dos Campos. Qualquer novidade publico aqui no blog. Muito obrigada pelo interesse! Beijão

      Excluir
  4. Qual sugestão para substituir a castanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiane! A castanha é utilizada para fazer o leite. Caso você não queira usar, utilize 500 ml de leite de cereais (arroz ou aveia, por exemplo). Beijos

      Excluir
    2. Olá, Tatiane! A castanha é utilizada para fazer o leite. Caso você não queira usar, utilize 500 ml de leite de cereais (arroz ou aveia, por exemplo). Beijos

      Excluir
  5. Deliosamente delioso... delícia.

    ResponderExcluir
  6. Oi, conheci seu diário agora maravilhoso. Minha filha com suspeita de APLV e eu nutriz, iniciando a dieta para constar diagnóstico e tratar a alergia dela. Amei essa receita, só gostaria de saber se os macarroes de pacotinho que compramos no mercado são também livres de leite. Nos ingredientes não consta, mas queria a opinião de quem entende do assunto. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nah, boa tarde! A única forma de garantirmo mesmo que são livres de leite é entrando em contato com o SAC do fabricante, as marcas podem mudar os ingredientes sem prévio aviso então é sempre recomendado esse contato direto com o fabricante para garantir. Que bom que gostou do blog, espero que possa te ajudar bastante e sempre que precisar manda recado ;) Grande Beijo!

      Excluir
  7. Posso substituir o leite de castanha por leite de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marlucy! Até pode, mas ficará com gosto muito característico de coco. Se gostar não há problemas. O leite de castanha é mais neutro e por isso mais utilizado nesse tipo de receita. Beijos

      Excluir