Slider

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Talharim ao Molho de Filé Mignon e Funghi


Gente, para tudo!
Se eu pudesse eu colocaria uma trilha sonora solene neste post para apresentar para vocês o melhor molho de macarrão que eu comi nos últimos tempos. É nessas horas que acho uma pena a internet não transmitir cheiro e sabor... senão vocês iriam saber exatamente o que eu estou falando.

Vou falar a verdade para vocês: não aguento mais molho de tomate. Com essa história de não poder comer massas com molho branco, o molho de tomate acaba sendo o mais fácil, mas nem sempre o mais fácil é o mais gostoso e além disso me faz mal.

Eu estava com vontade de comer um molho cremoso, mas que não precisasse de creme de leite (de soja) e que fosse muito, mas muito bom. E posso dizer que, finalmente, eu e o molho nos encontramos, rsrs. Me baseei em uma receita da net, acabei mudando algumas coisas e o resultado final foi excelente! =)



Talharim ao Molho de Filé Mignon e Funghi Sem Lactose
Fonte: Receita baseada e totalmente adaptada daqui.

2 xícaras de água quente
1 xícara de funghi seco
500 gramas de filé mignon cortado em tiras grosseiras
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola pequena
4 dentes de alho
2 colheres de azeite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de tomilho em pó
300 gramas de talharim número 2

1. Coloque o funghi seco para hidratar nas 2 xícaras de água quente por 30 minutos.
2. Enquanto isso, tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto e reserve por uns 10 minutos. Pique a cebola em cubos pequenos e esmague os alhos, reserve.
3. Numa panela média, coloque as 2 colheres de azeite e adicione o filé mignon cortado em tiras e frite um pouco até mudar a coloração e ficar cozida, não precisa fritar demais. Tire da panela e reserve (deixe o caldinho da carne que vai sobrar no fundo da panela).
4. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Enquanto isso, escorra o funghi (reserve a água), pique grosseiramente e junte ao alho e cebola, refogue por 3 minutinhos. Coloque a carne na panela novamente.
5. Acrescente as 2 xícaras de água do funghi e dissolva o amido de milho em um pouco desta água antes de colocar na panela. Coloque o tomilho e mexa bem. Deixe ferver e vá mexendo de vez em quando até engrossar. Acerte o sal se necessário. Enquanto o molho engrossa, coloque o macarrão para cozinhar.
6. Assim que o macarrão ficar pronto, escorra e coloque na panela junto com o molho. Mexa bem e sirva imediatamente.

MA-RA-VI-LHO-SO! 
Ah, outra opção de massa que coloquei aqui no blog e que é boa demaaaais é o Linguine com Camarão ao molho de Queijos sem lactose, vale a pena!

O próximo post será a receita com chocolate, ok? 



Não se esqueçam do Sorteio de Chocolates Sem Lactose!  :D  

Bjos e Boa Semana!

9 comentários:

  1. Lisa maravilhoso! Estava pensando numa receita diferente para sábado, agora já sei, tiro foto e te mostro o resulado ok? Vontade de comer agora, que luxo essa massa!

    ResponderExcluir
  2. Mon dieu ... Parece ser delicioso. Vou preparar um dia em casa. Estou com agua na boca

    ResponderExcluir
  3. Que delicia!
    Vou prepará-lo com macarrão sem glúten.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. @Tati: Vou aguardar a foto mesmo tá? Depois vc me conta, mas tenho certeza que vão amar!!! Bjos!

    @Toronto Raptors: É super fácil de fazer, prepara mesmo pq vale a pena! =)

    @Regina: Depois me conta se vc gostou! O bom é que o molho em si já não leva glúten né? Vai ficar delicioso! =) Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!Adorei teu blog.Queria tanto participar desse sorteio "DO CHOCOLATES" mas nem vou ousar me inscrever,pois meu filho tem alergia a proteina do leite,e amamento portanto minha dieta é zero de leite...mas fico babando só de ver...e essas tuas receitas são otimas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Monalisaaaa!!!

    - é de parar tudo mesmo...
    Uma receita de massa que não é com molho de tomate (que quase sempre me faz mal), que nem leva creme de leite de soja e que só de olhar a foto a gente já fica babando! Ah, mas esse prato tá mesmo muito atraente, acho que amanhã vou surpreender no almoço... (depois te conto!)

    ResponderExcluir
  7. @Roze: teremos novos sorteios, com certeza vc terá a oportunidade de participar e recuperar (comendo) esse tempo da dieta. Esse é o tipo de esforço que só mãe faz! :) Bjosss

    @Helô: Obaaa, fico no aguardo para saber se vc gostou! :D Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Acrescentei a receita 150 ml de vinho branco. Aumentei a receita, pois eramos em 6 pessoas. Amamos!

    ResponderExcluir