Slider

domingo, 2 de outubro de 2016

Bolinhos assados de Milho


Olá, Queridos!

Toda quinta-feira faço um "recordar é viver" na Fan Page do blog e publico uma receita das antigas. Semana passada foi a vez da receita do bolinho assado de batata e atum e o sucesso foi tão grande que não pensei duas vezes em fazer a receita desses bolinhos/croquetes de milho assim que vi.

Além de deliciosa, a receita é naturalmente livre dos principais alérgenos. Com ingredientes simples e mais fácil ainda de ser preparada é uma ótima opção para levar de lanche ou ter como snack. Se puder acompanhar com um molhinho fica melhor ainda.

Espero que gostem! :)


Bolinhos assados de Milho
Fonte: Cantinho Vegetariano

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

Ingredientes:
1 lata de milho verde
1 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) cheia de farinha de arroz
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1/2 colher (chá) de sal (ou a gosto)
1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 colher (café) de pimenta preta moída
4 colheres (sopa) de salsinha picada

Farinha para empanar:
2 colheres (sopa) farinha de linhaça
1 colher (sopa) de amaranto em flocos
1/2 colher (sopa) de polvilho doce
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Lave os grãos de milho em água corrente dentro de uma peneira para tirar a água da conserva.
Bata no liquidificador o milho verde e a água. Coloque aos pouco a farinha de arroz pela abertura da tampa e bata até ficar homogêneo. Reserve.
Em uma panela coloque o azeite, a cebola e o alho. Aguarde um minuto apenas para a cebola murchar. Acrescente a mistura do liquidificador, o sal, a cúrcuma e a pimenta preta. Mexa até formar uma massa que desgruda da panela. Coloque a salsinha e mexa. Prove e acerte o sal e temperos, se necessário. Coloque em um refratário e aguarde esfriar.
Enquanto isso, misture os ingredientes da farinha para empanar e reserve.
Faça bolinhas com a massa utilizando uma colher de sopa como medida. A massa não vai grudar nas mãos. Empane com a farinha preparada e coloque em uma assadeira (usei uma antiaderente e não untei, se utilizar uma sem o teflon unte com um pouco de óleo). Asse por 30 minutos, virando na metade do tempo.

Molho para acompanhamento:
Fiz um molho no olhômetro utilizando o que tinha em casa. Usei cerca de 4 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sobremesa de tempero chimichurri (comprado pronto - mix de ervas com tomilho, orégano, cebola, alho, pimenta vermelha, etc) e 2 colheres de chá de alcaparras picadas. Misturei tudo e servi junto.


Desejo uma ótima semana!

Com amor,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário