Slider

sábado, 24 de junho de 2017

Quinoa Doce com Amendoim


Essa semana conversando com uma amiga nossa imaginação foi nas alturas pensando em receitas de festa junina com algum ingrediente diferente e lembramos da tal quinoa doce! 
Pensando no gosto específico da quinoa tentei pensar em alguma coisa que pudesse acrescentar sabor e na hora veio a paçoca. Mas voltando uma casa no jogo da imaginação, parei apenas no amendoim para evitar o excesso de açúcar. E para variar na escolha do tipo do leite vegetal e sair um pouco do leite de coco, optei pelo "leite" de avelã"! Ficou muito, mas muito bom!

Além de diferente é muito saudável: a quinoa é rica em fibras e em aminoácidos essenciais que são aqueles que não produzimos no nosso organismo e por isso devemos ingerir através dos alimentos. Por isso a importância de ter variedade na alimentação, um alimento sozinho não tem todos os oito tipos de aminoácidos essenciais que precisamos... 

E sabe a serotonina, que com certeza você já ouviu falar? Ela é o neurotransmissor que tem relação com bem estar, bom humor, redução de ansiedade... coisas que a maioria de nós precisa, neah?
Para ela ser produzida são necessários alguns nutrientes, como o triptofano (um tipo de aminoácido essencial que a quinoa tem!) e vitaminas do complexo B e é aí que entra a avelã e o amendoim escolhidos para essa receita! 

Bora comer quinoa doce? Vou adotar como lanche da manhã no trabalho no período de frio. :) 

Duas observações:

- um dos passos da receita é deixar a quinoa e avelã de remolho na água. Se você consome "leites" vegetais caseiros com frequência sugiro que faça esse processo para diminuir uma substância chamada fitato, que atrapalha a absorção de alguns nutrientes como o cálcio e ferro. Não precisa entrar em pânico e nem deixar de fazer a receita se não tiver deixado de remolho, mas tente adquirir esse hábito principalmente se for um consumidor assíduo.

- cuidado, principalmente nessa época em que o amendoim está em evidência, ao comprar de locais de procedência duvidosa. O mau armazenamento e empacotamento de amendoins pode dar origem a um fungo que gera a aflatoxina, uma substância tóxica que pode causar uma série de doenças. Não é brincadeira, viu!? 


Quinoa Doce com Amendoim

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

1 xícara de chá de quinoa em grãos
2 xícaras de chá de "leite" de avelã coado*
1 xícara de chá de "leite" de amendoim sem coar**
6 colheres de sopa de açúcar demerara (ou mascavo ou de coco)
1 unidade de canela em pau
6 unidades de cravo da índia

Deixe a quinoa em grãos e as avelãs de remolho na água em recipientes separados por 8 horas (eu deixo de um dia para o outro). Descarte a água de remolho e lave os grãos em água corrente.
Coloque a quinoa, apenas 1 xícara de "leite" de avelã, o "leite" de amendoim, o açúcar, a canela e o cravo em uma panela. Cozinhe em fogo baixo mexendo por 15 minutos. Após esse período, prove para corrigir o açúcar se necessário e se certificar que os grãos estão cozidos. Despeje a 1 xícara restante do "leite" de avelã, tampe a panela e desligue o fogo. 
Sirva com canela em pó e mais amendoim torrado.

Observação: tem a tendência a secar quando guardada na geladeira, então ao esquentar para consumir coloque um pouquinho a mais de leite de avelã se preferir.

*"Leite" de avelã
3/4 de xícara de chá de avelãs
500 ml de água

Após o remolho e orientações acima, bata as avelãs no liquidificador com os 500 ml de água. Coe.  

**"Leite" de amendoim
1/2 xícara de amendoim
1 xícara de chá de água

Eu já tinha em casa um pouco de amendoim sem sal que minha mãe assou no forno, então usei esse mesmo. Você pode utilizar amendoim cru e fazer o mesmo processo da quinoa e avelã e deixar de remolho. Bata no liquidificador com a água por 40 segundos ficar com pedacinhos. Utilize na receita sem coar.  


Com amor, doçura e gostosuras,

Monalisa Cavallaro

2 comentários:

  1. Monalisa, acompanho seu blog há tanto tempo e de vez em quando corro aqui para "pedir socorro", pois sei que as receitas são saborosas e certeiras. É sempre uma delícia voltar e ver o carinho e empenho de sempre com as receitas. AMEI a quinoua doce, sabe que faço ela com pera e mel ou maçã e canela? Agora temos mais um uso (além daquele bolo de chocolate divino, claro). Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fernanda, que comentário mais lindo, encheu meu coração de alegria! :)
      Sempre será muito bem vinda aqui no blog e espero que as receitas sempre te tragam boas experiências. Adorei saber a forma como você faz a quinoa, vou provar assim que possível. Grande beijo e um abraço bem apertado! :)

      Excluir