Slider

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Pãozinho de Santo Antônio



Queridos e Queridas!

Fiz essa receita hoje e enquanto fazia fui colocando o passo a passo no stories... e devido a chuva de mensagens privadas que recebi das seguidoras solteiras vim postar correndo para dar tempo de vocês fazerem no próximo dia 13! rs

Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, e conversando com uma amiga lembramos do pãozinho que é distribuído nas paróquias. Não sou muito conhecedora das tradições, mas me explicaram que o pão pode ser colocado no pote de arroz para ter fartura o ano inteiro ou pode ser consumido pensando em atrair um relacionamento.

Eu não fiz promessa para o Santo, mas prometi para essa amiga que faria o pãozinho e levaria para ela para que atraia um relacionamento maravilhoso!
Como não vou conseguir fazer no dia, já garanti hoje e estou aqui firme e forte para não comer tudo antes de levar a parte dela, rs.

Acredito que tudo o que fazemos com boa intenção e amor tem o poder de transmitir boas energias. Não sou santa casamenteira, mas coloquei muito amor e muitos desejos lindos enquanto amassava os pães. Que o Santo a ouça (e que me ouça de tabela também, afinal estou fazendo uma boa ação, né gente?! hahaha Cara de pau é pouco! :). Brincadeiras a parte, sugiro que façam intencionando um desejo, mas principalmente agradecendo pela vida! <3 


Pãozinho de Santo Antônio
Fonte: ligeiramente adaptado daqui.

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, lactose e soja. Contém glúten e ovos.

1 ovo
1 colher de sopa de açúcar demerara
1/4 de xícara de chá de óleo
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de água morna
1 sachê de fermento biológico seco
Aproximadamente 500g de farinha (não será necessário utilizar tudo)
1 gema para pincelar (opcional)

Misture o ovo, o açúcar demerara, o óleo e a água. Bata com um garfo até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e bata com o garfo novamente.
Despeje em uma bacia ou tigela grande e acrescente a farinha aos poucos. Primeiro misture com a ajuda de uma colher e quando estiver mais difícil passe a misturar com as mãos. Agora é a hora de sentir a massa, não despeje a farinha de uma vez, é preciso colocar aos poucos e ir sentindo, senão você corre o risco de ter um pão massudo e duro. Acrescente um pouco de farinha e sove. Coloque mais um pouquinho e sove novamente. Quando a massa estiver bem macia e quase sem grudar nas mãos (ainda vai grudar um pouco) forre o fundo da bacia com um pouco de farinha, cubra com uma toalha e coloque para crescer em local quente por 1 hora ou até dobrar de tamanho. (Para vocês terem uma noção, sobrou quase 2 xícaras de farinha, mas como isso pode variar é necessário sentir a massa!)
Após o período de descanso, faça bolinhas (fiz 12 unidades) e coloque para crescer novamente. Dessa vez, coloquei em cima do fogão coberto com pano de prato enquanto o forno preaquecia. Deixe em torno de 20 - 30 minutos até crescerem.
Asse em forno médio preaquecido (180 graus) por aproximadamente 30 minutos. Fique de olho, o tempo de forno pode variar, quando o topo estiver dourado e o fundo dos pãezinhos também já estão prontos.

Sequência da receita do pão que coloquei no stories enquanto preparava. :) 


E gostaria de agradecer a todos que passaram no stand do Personare na Naturaltech, foi maravilhoso ter a oportunidade de compartilhar e participar! Depois da palestra gravei alguns conteúdos com o maravilhoso Cleber da equipe do Personare e assim que for ao ar aviso vocês!

Muito obrigada, equipe Personare, pela confiança! <3


Com muito amor e bons desejos,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário