Slider

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filé Mignon "Pós-Marinado" a la Nigella


Faz tempo que estou namorando esta receita devido a um detalhe curioso: ao invés de marinarmos a carne antes do preparo, a marinamos após.
A versão original deixa a carne mal passada, mas como aqui em casa não comemos carne desse tipo, deixei ao ponto. Dei uma adaptada e substituí o tomilho por orégano e usei filé mignon ao invés de alcatra.
Gente... é muito bom! Comemos assim: com mini pão sírio e palmito picadinho, delicioso!
Da próxima vez, servirei com uma farofinha, arroz e umas batatas douradas no forno para acompanhar... aiaiai... :D


Filé Mignon "Pós-Marinado" a la Nigella Sem Lactose
Fonte: Receita ligeiramente adaptada do livro Nigella Express (Steak Slice with Lemon and Thyme) - não sei qual o título desta receita na versão em português do livro, por isso adaptei o nome.

1 peça de 1/2 kg de filé mignon ou alcatra
1 colher de sopa de folhas de tomilho (usei orégano)
2 dentes de alho amassado (coloquei 4)
1/3 xícara de azeite de oliva extra virgem e mais um pouco para pincelar a carne
raspas e suco de 1/2 limão
1/2 colher de chá de sal
uma boa pitada de pimenta (usei pimenta do reino)

1. Coloque uma frigideira de fundo grosso no fogo médio e deixe esquentar bem. Enquanto isso, tire alguma gordura excessiva da carne, caso necessário. Se a carne for muito grossa, poderá ser cortada, porém ela deve ficar como um filé bem grosso. Pincele toda a carne com bastante azeite.
2. Coloque a carne na frigideira bem quente e deixe fritar por 3 minutos de cada lado, depois vire de novo e deixe por mais 1 minuto cada lado (caso você prefira a carne bem passada, é só deixar mais tempo até ficar do seu gosto).
3. Enquanto a carne está fritando, coloque em um refratário de vidro o azeite, as folhas de tomilho ou orégano, as raspas e suco do limão, o sal e a pimenta. Misture bem.
4. Quando a carne ficar pronta, coloque a peça de carne inteira para marinar por 4 minutos cada lado, depois corte-a em fatias grossas na diagonal. 
(Eu fiz ao contrário: cortei primeiro em fatias e depois coloquei para marinar rapidamente por 2 minutinhos, mais do que isso a carne vai ficar encharcada no azeite e não vai ficar legal. Eu fiz assim porque estava com pressa. Sim pessoal... alguns minutos faziam diferença... rsrs).

Olha meu marinado ultra rápido aí...



Beijos!

6 comentários:

  1. Ainda bem que hoje jantei file senao estaria morrendo de vontade agora.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima receita, ficou boa demais!
    Beijinhos,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  3. @Toronto Raptors: Ainda bem mesmo! rsrs E eu que comi fico com vontade toda vez que olho a foto... rsrs

    @Andréa: Obrigada Andréa! =) Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Voce nao quer fazer denovo e me mandar via sedex, fedex, dhl etc?? To com muita vontade. Ahhh e coloca uns alhinhos por cima, meu deus

    ResponderExcluir
  5. hahaha posso até te mandar, mas não garanto que vá chegar. O pessoal do correios vai sentir o cheiro e não vai resistir, vai abrir a sua encomenda e já era! rsrsrs =)

    ResponderExcluir
  6. Fiz essa receita quando ainda estava lá no Japão e apesar de ter gostado, nunca mais repeti. Agora vc me fez querer preparar de novo, ainda mais aqui que tem temperinhos frescos "a la vonte" e carne com sabor de carne! Bjss

    ResponderExcluir