Slider

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quadradinhos de Limão Sem Lactose


Olá Pessoal!
Tudo bem por aí? =)

Vocês já deram um "curtir" na página do blog no Facebook? Então corre!
Estou sempre colocando algumas dicas e "conversando" com o pessoal, é uma maneira mais fácil e rápida de entrar em contato com vocês. Sempre está rolando idéias legais por lá. #ficaadica ;)

Receitinha de hoje é da Tia Martha (Stewart), hehe. Fiz esta receita há algum tempo e adorei, super recomendo! E agora já estou pensando numa versão 'quadradinhos de maracujá', deve ficar bom demais! =)


Quadradinhos de Limão / Lemon Squares - Sem Lactose
Fonte: Receita retirada do site da Martha Stewart

Massa
3/4 xícara de chá de farinha de trigo
1/3 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de chá de amido de milho
1/2 colher de chá de sal 
1/2 xícara de chá de creme vegetal sem sal gelado

Creme de limão*
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar cristal (usei demerara)
2/3 xícara de chá de suco de limão
1/4 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
*fiz 1 inteira mais 1/2 receita do creme de limão

papel manteiga e creme vegetal para untar
açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

1. Prepare a massa: coloque a farinha, açúcar de confeiteiro, amido de milho e sal em um processador e pulse para misturar. Adicione o creme vegetal e dê algumas pulsadas até ficar uma farofa grosseira. Cubra com a farofa o fundo de uma assadeira forrada com papel manteiga e untada com creme vegetal - deixe um pouco de papel manteiga sobrando por fora da forma para auxiliar quando você for desenformar. Deixe na geladeira por 15 minutos. (vou confessar: eu não pulsei, praticamente bati a mistura toda e acabou virando uma massa, assei mesmo assim e deu tudo certo. E também não coloquei por 15 minutos na geladeira, assei direto. Não sei porque eu ainda perco tempo lendo a receita se eu faço tudo diferente no final... rsrs) 

2. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e reserve. Diminua a temperatura do forno para 160 graus enquanto prepara o creme de limão.

3. Prepare o creme: bata os ovos com uma batedeira de mão até ficar espesso. Adicione açúcar cristal (ou demerara), suco de limão, farinha, fermento e sal. Bata mais uma vez até encorporar os ingredientes. Coloque em cima da massa recém assada e leve ao forno por mais 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar em temperatura ambiente e coloque na geladeira por 1 hora. Desenforme usando o papel manteiga que sobrou como uma alça, polvilhe açúcar de confeiteiro se quiser e corte em quadrados.

Usei uma assadeira pequena para que o creme de limão ficasse alto. A massa esfarela um pouco, porém fica muito boa. Recomendo fazer 1 1/2 receita ou 2 receitas do creme de limão para ficar mais saboroso.


Beijos!

9 comentários:

  1. Monalisa minha querida, essas barrinhas estão lindinhas! Também qdo fiz fiquei com vontade de provar com maracujá, deve ficar ainda mais gostosa. Claro que já curti tua págima no FB!
    Ah, domingo de manhã no Ibirapuera tem o Yoga pela Paz. Vou estar lá! Programaço, se vc curtir...

    beijocas e um ótimo finde

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Qual o creme vegetal você usa em suas receitas? Meu filho tem APLV e ouvi dizer que o aroma de manteiga que contém na Becel seria prejudicial. Você conhece outro que não contenha? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu utilizo a Becel Original da tampa azul. Eu desconheço essa informação e conheço alérgicos que utilizam Becel Original normalmente. Talvez você esteja se referindo a Becel Manteiga (da tampa amarela, essa aqui http://www.becel.com.br/becel/Produtos-saudaveis-para-o-coracao-Becel/Becel-Manteiga.aspx), porém nunca comprei e não sei te dizer quais são seus ingredientes e se fariam mal ou não. Só consultando o fabricante mesmo. :( Beijos

      Excluir
    2. Obrigada, Monalisa.
      Vou consultá-los. Abraços.

      Excluir
    3. Meu filho tem APLV e consome Becel normalmente....

      Excluir
  3. olá Monalisa, comecei a acompanhar seu blog agora, por sinal gostei muito. Minha mãe tem diabetes, gostaria de saber se essa receita seria apropriada para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josaine! Para se tornar apropriada, ela deverá substituir o açúcar por adoçante e consumir com moderação. Beijos

      Excluir
  4. boa tarde, quanto rende a receita?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Boa Tarde!
      Infelizmente não vou saber te dizer. Se não está na receita, possivelmente eu não anotei na época. E como fiz essa receita em 2011 não vou me lembrar agora.
      Beijos

      Excluir