Slider

sábado, 17 de dezembro de 2011

Panetone e Chocotone Sem Lactose

Olá queridos!

E é com muito prazer que apresento para vocês o meu desafio do ano: fazer panetone e chocotone caseiro! Foram 3 tentativas, sendo que as 2 primeiras foram um desastre total.
Mas todo o esforço valeu a pena, acabei encontrando uma receita ótima e eles ficaram deliciosos! Principalmente o chocotone, que ficou SENSACIONAL, só falta 1 fatia para acabar, "alguém" já comeu quase tudo... hehe


O melhor de fazer panetone e chocotone caseiro é que você pode personalizar o seu recheio e colocar a quantidade que você quiser. No panetone, por exemplo, eu acrescentei nozes e coloquei mais cerejas. Já no chocotone coloquei bastante recheio. Vou fazer mais um chocotone neste final de semana, com chocolate e nozes. Yummy!


Panetone e Chocotone Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado do Edu Guedes.

Rendimento: 1 panetone e 1 chocotone (500 gr cada)

Esponja
1/2 xícara de chá de água morna
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico fresco (ou o equivalente em fermento em pó)

Massa
1/2 xícara de chá de leite vegetal morno 
4 gemas
3/4 xícara de açúcar
1 pitada de sal
100 gramas de creme vegetal
1 colher de sobremesa de essência de panetone
500 gramas de farinha de trigo 

Recheio
Panetone: 
1/2 xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de nozes picadas
Chocotone: 
2 xícaras de chocolate sem lactose picado em pedaços médios

1. Prepare a esponja: misture a água, a farinha e o fermento em uma tigela. Deixe em local abafado até crescer e espumar (aprox. 30 min).
2. Misture na esponja o creme vegetal, o açúcar, as gemas, o sal, a essência e o leite vegetal morno. Acrescente a farinha aos poucos e misture até obter uma massa homogênea. Não precisa sovar, apenas misture. Se estiver grudando nas mãos, acrescente um pouco mais de farinha (cuidado para não deixar a massa dura). A massa deverá ficar lisa e macia. Deixe dobrar de volume em local abafado por aproximadamente 1 hora.
3. Divida a massa em duas partes. Abra as partes o máximo possível, distribua em uma delas as frutas cristalizadas, as uvas passas e as nozes, e na outra o chocolate. Enrole as massas como se fosse um rocambole e coloque em formas para panetone. Deixe dobrar de volume em local abafado.
4. Faça um X com o auxílio de uma faca no topo dos panetones e leve-os para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 40 minutos.


Nas fotos vocês podem observar melhor como é a esponja e o ponto da massa.
Abaixo: os panetones antes do descanso, depois do descanso e depois de assados.


Para a decoração:
A quantidade de ingredientes para a decoração vai depender do tipo de decoração que você queira fazer. 
Abaixo listo o que eu utilizei:

Decoração panetone: 
Coloque 1 colher de sopa de suco de limão em 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro. Misture o máximo possível até ficar uma farofa. Pingue aos poucos gotinhas de limão até conseguir o ponto de um glacê grosso, ainda opaco. Coloque o glacê em um saco de confeitar pequeno e faça riscos primeiro na horizontal e depois na vertical. Enfeite com cereja, nozes e frutas cristalizadas. Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Decoração chocotone: 
Derreta 1/2 xícara de chocolate, coloque em um saco de confeitar e faça riscos primeiro na horizontal e depois na vertical. Enfeite com cereja, nozes e frutas cristalizadas. Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro.


Dá água na boca né pessoal? Ainda dá tempo de fazer o panetone e o chocotone e surpreender a todos no dia da ceia. Depois voltem aqui para me contar se vocês gostaram!


Grande Beijo!


53 comentários:

  1. Gostei da decoração, lindos!!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Monalisa, que lindos seus panetones e chocotone!!! Confesso que nunca tentei fazer até por preguiça e medo de dar errado..agora entrarei de férias e espero conseguir fazer! ahhaa :) Lindos, lindos e sem lactose, que legal!! Parabéns, amei as fotos!!beijos Tereza

    ResponderExcluir
  3. Monalisa, seus panetones ficaram um luxo! Lindos e certamente deliciosos! Esse "alguém" que comeu quase todo o panetone foi bem espertinha! rss
    Bjss e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  4. lindos, e deliciosos devem ter ficados! adorei a receita apesar de eu não ser fã de panetone, minha avó é e pra ela vai ser o maior presente de natal poder degusta-lo! e feito do jeito que elea quer! humm..vou testar tb!
    ah, vou ficar viciada no seu blog!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. gente só assim como panetone sem dor na consciência,esse fim d ano,rsrsr,maei a receita !!!

    ResponderExcluir
  6. Você é uma anja!!!!
    Minha maior tristeza é no natal não poder comer mais
    meu chocotoninho...
    Bjxxx

    ResponderExcluir
  7. muito legal amiga principalmente pq não tem a bendita da lactose...assim minha filha de 4 anos pode comer sem eu me preocupar dela se sentir mal.ela e alergica e qui na minha cidade tem uma loja que vende o panetone sem lactose com 240gr por 17 reais e um absurdo...valeu

    ResponderExcluir
  8. Para esta receita, qual seria o equivalente do fermento seco, em vez do biológico fresco? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês!
      Como a receita pede 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g), o equivalente em fermento biológico seco seria 1 sachê de 10g. O fermento seco no caso é o fermento para pães e não o químico para bolos, ok? :)
      Beijos

      Excluir
    2. Um sachê apenas?!!?
      Quero fazer... =)
      Para assim poder me deliciar até me lambuzar!! kkkk

      Excluir
  9. Testei a receita ontem, fiz em formato de bolo, e ficou ótimo...obrigada

    ResponderExcluir
  10. Monalisa será que dá para fazer com óleo no lugar da becel, aqui não pode reage. E tb sabe se posso substituir os ovos?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Será necessário realizar um teste para ver como fica, nunca fiz com óleo. Quanto aos ovos, eu costumo substituir os ovos nas receitas por gel de linhaça, porém como nessa receita é pedido apenas as gemas, não acredito que seja uma boa substituição. Caso você queira testar, a medida é 1 colher de sopa de farinha de linhaça + 3 colheres de sopa de agua para cada ovo. Mistura e deixa repousar até formar um gel. Beijos

      Excluir
  11. Olá! Tentarei fazer esta receita! Mas o que é creme vegetal? Margarina?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!!
    posso substituir por leite de coco ?? Minha filha tem intolerância a lactose e a soja

    ResponderExcluir
  13. Ah! Monaliza meu netinho que tem um ano e oito meses, tem intolerância á lactose, fiquei super feliz de encontrar suas receitas de panetone, pois no ano passado ele não comeu panetone, mas esse ano ele entende melhor, e não quero que ele deixe de comer, então com certeza vou fazer suas receitas de panetone! beijos e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Darci! Ah que fofura! Depois me conta se ele aprovou o panetone, espero que todos gostem bastante! Grande beijo!

      Excluir
  14. Oi, Monalisa.
    Acabei de tirar do forno meus panetone e chocotone! Está um cheirinho tão bom na casa!
    Mas esqueci de deixá-los crescendo! kkkk Ficaram pequeninhos... Isso que dá fazer receita com uma criança em volta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu! Poxa que pena! Mas essas coisas acontecem nas melhores famílias! rs Espero que tenha ficado bom mesmo pequenininho! Beijão

      Excluir
  15. Monalisa, vc sabe me dizer quantas colheres de sopa para o 100gr de creme vegetal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode usar meia xícara de creme vegetal. Acho complicado te passar por colheradas porque cada um enche a colher de um jeito, não é mesmo? rs Então com a xícara fica mais fácil: 1/2 xícara! Beijos

      Excluir
  16. Eu usei óleo de coco ...só que metade do que pode a receita e usei leite de côco que é gorduroso e compensou bem.....ficou maravilhoso. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Marina! Adorei saber que dá certo com o leite e óleo de coco. Grande beijo

      Excluir
  17. Onde posso encontrar creme vegetal. E o mesmo aue banha vegetal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,um exemplo de creme vegetal é a Becel da embalagem azul. Encontra facilmente em supermercados. Beijos

      Excluir
  18. Boa noite Monalisa, adorei seu diário (sua página), descobri á alguns dias e para mim foi um achado, mas aqui a dificuldade é maior, não se pode lactose, ovo e nem glúten , será que posso substituir em proporção por ffarinha sem glúten, os ovos por farinha de linhaça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Lourdes! Eu sugiro que você busque uma receita já testada sem glúten e sem lactose e teste a substituição dos ovos. Será mais fácil dar certo do que adaptarmos de uma receita que contém os 3 alérgenos, assim você não perde ingredientes. Geralmente são necessários muitos testes para chegar a uma boa textura, então dessa forma você já terá meio caminho andado. Por exemplo, essa receita aqui: http://josinaocontemgluten.blogspot.com.br/2011/11/panetone-sem-gluten-e-sem-lactose.html Grande abraço

      Excluir
  19. Oi Monalisa, tudo bom?
    Desde o ano passado que faço essa receita, MARAVILHOSA, do chocotone!! Mas acho que perdi a mão, já fiz essa receita três vezes esse ano e em duas delas o chocotone não cresceu como deveria, acho que eles não cresceram muito depois que eu coloquei o recheio e passei para a forma. Sabe qual pode ser o problema??

    Muito obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandra! Tudo bem e vocÊ?
      Infelizmente não saberei te dizer o que ocorreu. Pode ter sido muitos fatores, o fermento poderia não estar muito bom, ou o clima atrapalhou no crescimento... enfim... Espero que volte a dar certo como nas outras vezes. Super beijo!

      Excluir
  20. Olá massa ficou maravilhosa eu fiz com o leite de coco os ocorreu um detalhe as frutas ficou mais em baixo não ficou tão espalhadas fiz conforme o passo a passo da receita. Parabéns pelas receitas.

    ResponderExcluir
  21. Oii ! eu vi na foto que tem uma forma de papel .. nao sei ... algo assim... voce assou com ela mesmo ? nunca fiz panetone antes da intolerância à lactose.... agora vou tentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! Isso mesmo, tem uma forma de papel para assar o panetone. Você encontra facilmente em lojas de confeitaria. Beijos

      Excluir
  22. Poderia me informar qual leite vegetal? Pode ser o de soja?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane! Pode sim, eu já fiz essa receita com o de soja, coco e amêndoas.
      Se precisar, aqui no blog tem a receita do leite vegetal caseiro: http://www.diariosemlactose.com/2013/04/como-fazer-leite-vegetal-e-ricota-de.html
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada, vou fazer hj mesmo essa receita.
      Meu filho de 4 anos é alérgico a leite e esta morrendo de vontade de comer chocotone.
      Depois conto se ele aprovou.
      bjos

      Excluir
    3. Oba! Me conta sim, fiquei curiosa! :) Beijos

      Excluir
  23. Adorei a receita vou fazer para minha filha que tem alergia da proteína do leite depois posto se deu certo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina! Oba! Por favor, depois me conte se ela gostou. Beijos

      Excluir
  24. Amei vou fazer para meu filho que não pode com comer nada de leite , vai ser á primeira vez que comerá um panetone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Fabricia! Quando fizer volte aqui para me contar se o seu filho e você gostaram! :)

      Excluir
  25. Lindos!
    Vou fazer essas receitas para algumas amigas que não podem comer nada com leite e seus derivados.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Fiz a receita e ficou péssimo!! Ele fica duro e ressecado assim mesmo? O gosto realmente fica em parecido mas a textura não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! Poxa que pena que você teve uma experiência ruim. Você substituiu algum ingrediente? Essa receita não é para ficar dessa forma não. Nunca tive esse problema e os demais comentários acima demonstram que dá certo, então estou achando bem estranho. Será que não ficou muito tempo no forno e ressecou?

      Excluir
    2. As vezes foi excesso de farinha, o maior cuidado com a massa e a farinha. Ela fica meio grudentinha mesmo, caso coloque farinha demais fica duro e seco. Espero ter ajudado. Beijos!

      Excluir
  27. Olá, o chocolate posso usar aquele de barra grande, zero lactose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, pode usar qualquer chocolate em barra sem lactose de sua preferência. Beijos

      Excluir