Slider

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bolo de Fubá com Amêndoas e Limão Sem Lactose, Sem Glúten


Olá queridos!

A receita de hoje rendeu '2 ursos'. Um deles desmoronou na hora que a senhorita-mão-leve foi desenformar. E o outro, coitado, sobreviveu, mais ou menos... o suficiente para que eu pudesse registrar, hehe.

O bolo é sem glúten e super delicado, esfarela com facilidade, então sugiro que vocês façam em uma forma redonda de 23cm como sugere a dona da receita, Tia Nigella.

Enquanto eu saboreava esse bolo, fiquei pensando como ele também ficaria bom se as amêndoas fossem substituídas por castanha-do-pará e de repente tive um deja vú, como se já tivesse provado antes... Fiquei muito cismada e fui olhar no índice do blog... adivinha? Já fiz uma receita super parecida usando castanha-do-pará no lugar das amêndoas (essa aqui). Enlouqueci de vez? Pelo menos serviu para que eu tivesse certeza que o bolo é sucesso total com qualquer uma das 2 opções. =)


Bolo de Fubá com Amêndoas e Limão - Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: receita retirada do site da Nigella.

200 gramas de creme vegetal sem sal
200 gramas de açúcar refinado
200 gramas de de farinha de amêndoas (fiz em casa usando um processador)
100 gramas de fubá (usei o mimoso, fino)
1 1/2 colher de chá de fermento químico para bolo
3 ovos
raspas de 2 limões

para a calda:
suco dos 2 limões
125 gramas de açúcar de confeiteiro (usei açúcar demerara)

obs. fiz meia receita e coloquei algumas amêndoas inteiras por conta própria para ter o prazer de encontrá-las no meio do bolo. :)

1. Bata o creme vegetal com o açúcar até formar um creme pálido e fofo. 
2. Misture a farinha de amêndoas, o fubá e o fermento e junte à mistura do creme vegetal, acrescentando 1 ovo de cada vez e mexendo o tempo todo. Acrescente as rapas de limão e coloque a mistura numa forma redonda untada de 23cm (se preferir, cubra com papel manteiga e unte as laterais com creme vegetal).
3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixe assar até as bordas ficarem douradas e um palito sair limpo. 

Quando o bolo estiver próximo de ficar pronto, faça a calda: 
Leve ao fogo o suco de limão com o açúcar. Assim que o açúcar estiver dissolvido, a calda já está pronta. Faça alguns furinhos no bolo usando um palito e jogue a calda ainda quente por cima (o bolo deverá estar ainda dentro da forma para que a calda seja muito bem absorvida). Espere esfriar para desenformar.

Só tenho uma coisa a dizer: delicioso! 


Beijos! ;)

3 comentários:

  1. Oi Monalisa, tudo bem? Que lindo o ursinho!!!

    Esses tempos experimentei uma barrinha de banana com cobertura de chocolate, ela é bem macia, contém óleo de palma, o fabricante é aqui da minha região, chama Supino, não sei se tem ai na sua cidade, é uma delícia e livre de lactose!! Dá pra usar como substituta na hr da vontade do chocolate...

    Bjo =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna! Tudo bem e você?
      Acho que já vi essa barrinha no mercado se não me engano... vou prestar atenção na próxima vez. Obrigada pela dica, eu adoro esse tipo de barrinha e principalmente banana! :) Beijos!

      Excluir
  2. Olá.eu uso suprasoy sabor chocolate como milke shake minha filha adora

    ResponderExcluir