Slider

domingo, 12 de maio de 2013

Resumo da Semana #2

Olá Pessoal, tudo bem? Como passaram a semana?

Minha semana começou com o curso de Gastronomia aplicada à Nutrição Funcional com a Dra. Andreia Naves e o Chef Marcelo Facini. O tema do curso foi pães, bolos e cookies sem glúten e sem lactose.
Aprendemos algumas receitas e a boa notícia é que o Chef Marcelo autorizou a publicação aqui no blog, então vou colocar aos poucos para vocês! \o/
Ontem fiz uma variação da receita do pão de forma que aprendemos com ele e na próxima semana estará no ar! :)


Essas são algumas fotos que tirei no curso, tudo estava uma delícia! Há mais fotos no meu Instagram.

Vocês já sabem que estou cursando Nutrição, não é? Estou cada vez mais feliz porque tenho certeza que me encontrei! Não tenho mais dúvidas que quero seguir na área de alergias e intolerâncias alimentares e não vejo a hora de me formar para começar a especialização. :) Mas ainda falta 1 ano e meio, então vamos que vamos! 



Essa semana aconteceu a feira da APAS (Associação Paulista de Supermercados). Não fui nas últimas duas edições, mas tive a sorte de ter um "correspondente" que me passou algumas fotos e produtos sem lactose que estavam por lá. Obrigada Rafael Barbosa!
A maior novidade para mim foi o achocolatado zero lactose* da Picaranjuba, em caixinha de 200 ml perfeito para levar de lanche. A outra foi o iogurte sem lactose* da Danubio, nos sabores: integral, physalis e morango. (*ler observação ao final)


Outros produtos foram o achocolatado (de soja) da Jussara, que também vem em embalagem para lanche, biscoitos de vários sabores e pão de mel sem glúten e sem lactose da marca Seu Divino e a Balkis também estava na feira com a linha Sinlact (vocês viram o queijo coalho no palitinho sem lactose? morri de emoção!). Obrigada ao Alexander da Balkis pela foto! :)
Esses produtos já estão à venda em algumas cidades, para maiores informações acessem o site das empresas.


Coloquei no Instagram essa semana a foto da minha prateleira de livros sem lactose. O acervo é pequeno, mas é meu queridinho: aqui ninguém mexe! rs


E lembram das sobremesas sem lactose da Ducoco que eu falei aqui? Essa semana fiz o pudim de coco e gostei muito! Meu preferido até agora. Ainda preciso provar a maria mole, quando fizer coloco a foto para vocês!

*Momento desabafo* - essa semana fiquei muito chateada quando vi que um blog do gênero sem lactose está usando informações do Diário sem dar os créditos... Eu sempre fui a favor de divulgar e ajudar os blogs novos do gênero para que possamos ter o máximo de informação possível e ajudar cada vez mais as pessoas, mas se for para ajudar e depois receber essa falta de respeito... Lamentável! Bom, cada um com a sua consciência, não é? Espero que essa pessoa aprenda a fazer as coisas de forma ética e respeitosa, para o seu próprio bem.
Não gosto de ficar escrevendo esse tipo de coisa, mas é que esse caso em especial me deixou MUITO chateada. Desculpem. 


E é claro que eu não poderia esquecer do Dia das Mães!

Ofereço à todas as mamães e futuras mamães que frequentam o blog um jardim repleto de flores perfumadas... que cada flor represente um desejo meu para todas: saúde, força, disposição, paciência, vitalidade, perseverança... 
Mando algumas flores vazias para que possam incluir os próprios desejos... mas com uma condição: hoje, pelo menos por hoje, peçam algo para vocês, mães!
Feliz Dia das Mães! 

Beijos!






Observação: o achocolatado da Piracanjuba e o iogurte da Danubio são produtos sem lactose preparados a partir do leite de vaca, portanto não são recomendados para alérgicos à proteína do leite de vaca. 
Lembrando que cada organismo tem uma sensibilidade diferente. Há intolerantes à lactose que passam mal com uma quantidade mínima de lactose. Então cabe a cada um avaliar se um certo produto será apropriado ou não para uso. Consulte sempre ajuda profissional do seu médico e/ou nutricionista!

6 comentários:

  1. Oi, leio sempre o seu blog e acho muito legal a sua dedicação. Sou IL, descobri no final do ano passado e quero q saiba q vc me ajuda bastante. Então, Obrigada :) Sobre o seu desabafo, concordo com vc, isso é bem chato, mas como comentou, vai da consciência de cada um!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Fran! Muito obrigada pelo seu comentário! :)
      Beijão!

      Excluir
  2. Sou sua fã e mais uma vez tô aqui deixando meu recado!
    Desejo muito fazer esse curso de Gastronomia Funcional, você tem o contato com a organizadora? quero trazer pra Fortaleza.
    Vou fazer um curso de massas para intolerante e qualquer coisa podemos trocar receitas.
    Pretendo trabalhar com alimentos para nós e outros tipos de intolerâncias!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Já conversamos através do Face, mas vou deixar o site da VP Consultoria aqui caso mais alguém queira: www.vponline.com.br
      Iria adorar saber do seu curso de massas, depois me conta! ;)
      Beijão!

      Excluir
  3. Olá o blog é maravilhoso e gostaria, se possível é claro, que publicasse mais receitas que não contenham leite e nem ovos. Meu filho tem 2 anos e tem alergia aos dois. Vou acompanhar o blog e aguardar as receitas. Muito obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu que agradeço o seu comentário, obrigada!
      Tenho recebido muitos pedidos de receitas sem ovos, sempre que posso e que acerto e receita publico, vou tentar fazer com mais frequencia, ok? Grande Beijo!

      Excluir