Slider

sábado, 4 de maio de 2013

Sobremesa Cremosa de Painço com Calda de Caqui


Olá!

Tenho certeza que muita gente se contorceu só de ler o título da receita! rs
É isso mesmo, a receita é feita com painço. Diferente, né?
Sempre que ia ao mercado, olhava esse pacotinho de painço descascado da foto abaixo:


Até que um belo dia não resisti e trouxe para casa. E sabe que me surpreendi? A sobremesa ficou muito gostosa, ninguém jamais vai imaginar que é feita com painço, pode apostar! Isso porque seu sabor é bem neutro, dá para saborizar da maneira que quiser e não fica nenhum gosto remanescente. Eu provei o painço puro depois de cozido e para falar a verdade... não tem gosto de nada! rs

Fiz uma ligeira adaptação da receita que encontrei no site Tudo para Vegetarianos. A calda original é feita com maracujá, fiz com caqui e acredito que fique gostoso com qualquer fruta: manga, abacaxi, morango...
Eu e minha família gostamos bastante e espero que vocês fiquem com vontade de provar também! ;)


Sobremesa Cremosa de Painço com Calda de Caqui - Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: ligeiramente adaptado do site Tudo para Vegetarianos.

1/2 xíc. (chá) de painço descascado para uso culinário
1 1/2 xíc. (chá) de água
1 pitada de sal
100 ml de leite de coco
4 colheres (sopa) de coco ralado
1/4 xíc. (chá) de suco de limão
4 colheres (sopa) de açúcar demerara

1. Lave o painço, escorra a água e coloque para cozinhar em uma panela com a água e a pitada de sal. A proporção é sempre 3 de água para 1 de painço. Deixei cozinhar até secar a água. (Enquanto o painço fica pronto, faça a calda)
2. Ainda quente, coloque no liquidificador com o leite de coco, coco ralado, suco de limão e o açúcar. Bata bem até virar um creme homogêneo.
3. Distribua em tacinhas e coloque a calda por cima. Coloque na geladeira e consuma frio.

Calda de Caqui
2 caquis (utilizei o caqui "mole", aquele que é bem macio, sabem? existem outros tipos, como por exemplo, o caqui chocolate, que é bem duro e não é ideal para fazer caldas)
3 colheres (sopa) de açúcar demerara

1. Retire a pele do caqui e leve ao fogo com o açúcar. Deixe ferver por alguns minutos até começar a ficar brilhante. Bata a calda com um mixer ou no liquidificador. 

Rendimento: 4 porções.



Fiquei tentada a fazer um "arroz doce" de painço, mas o problema é que apesar do painço ser descascado, alguns grãozinhos ainda vieram com a casca e não foi nada agradável sentir essas casquinhas na hora de comer. Então bati tudo no liquidificador e segui a receita.

Uma dica muito bacana que está no site é que esse creme (no caso, só o painço cozido batido no liquidificador) pode ser utilizado como base doce ou salgada. E eu concordo! Vou tentar fazer um patê (olha a vibe do patê aí de novo, rs).



Beijos!

10 comentários:

  1. Oi Monalisa! Realmente é inacreditável como vai-se descobrindo quantas coisas nos fazem bem e nos servem de alimento. Pobres passarinhos, vão ficar sem o seu painço! Formidável receita, e aproveitando a fruta da estação. Beijocas.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Monalisa! Amei este creme, ficou ótimo!
    O toque do limão ficou muito bom.
    Bati um pouco com um mixer, pois queria que ficasse mais rustico e parecido com arroz doce.
    um bjo.
    Inessa

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a receita!! Fiz aqui em casa, mas confesso que pro meu paladar o limão ficou um pouco forte. Deixo como dica aqui ir colocando bem aos poucos e ir experimentando :)

    ResponderExcluir
  4. Voi fazer parece que fica muito bom. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço painço nunca vi aqui nos mercados que frequento aqui em São Paulo, o que é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dá uma olhadinha aqui: https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/painco-pequeno-tamanho-grande-em-beneficios/

      Excluir
  6. Fiz ontem, só que não tinha caqui nem nada disso, daí fiz com goiabada mesmo! Ficou uma delícia! Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  7. Fiz de novo ontem e já comprei 5 kg de painço descascado do ML... Desta vez eu não tinha leite de coco e nem coco ralado, usei de soja e botei umas gotas de baunilha e, claro que não tinha caqui, então calda de goiabada. FICOU UMA DELÍCIA... já foi comido metade do doce (fiz uma tortinha)! Novamente, valeu pela receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Mi! Um carregamento de painço, que demais! :) Eu que agradeço por ter vindo aqui novamente deixar seu comentário, fico muito feliz! Grande beijo!

      Excluir