Slider

domingo, 19 de abril de 2015

Pasta/Manteiga de amendoim

 
Olá!
 
Quem gosta de amendoim? (Acabei de me lembrar de cajuzinho... nossa! Ai que delícia, ai que sabor de infância!)
Seja no pão, na torrada (com geleia! Sim, fica muito bom com geleia!), com banana, em receitas... essa pasta /  manteiga é a coisa mais simples do universo. É só ter paciência e um processador que aguente a missão, rs.


 
Pasta / manteiga de amendoim
 
Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem glúten, leite, ovos e soja. Vegana.
 
3 xícaras de amendoim cru
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar demerara
 
Obs. as quantidades são a gosto, faça a quantidade que preferir e acrescente mais açúcar caso goste de uma pasta mais doce. O sal é para realçar o sabor, mas se preferir não o coloque.
 
1. Despeje o amendoim em uma assadeira e leve para torrar no forno médio pré aquecido (180 graus). É bom sacudir a assadeira de tempos em tempos para que torrem por igual. Eu prefiro não torrar muito, quando está levemente dourado tiro do forno. Aguarde esfriar e tire o máximo da pele do amendoim que conseguir, para fazer isso esfregue os grãos nas mãos.
2. Bata no processador até virar uma farinha, acrescente o sal e o açúcar e daqui para frente é só ter paciência e bater. Demorei 15 minutos, precisa ir parando, raspando as laterais e mexendo a massa para que processe por igual e para que o óleo do amendoim vá se soltando. Em algumas receitas há a sugestão de colocar um fio de óleo para ajudar a bater, mas não usei. UPDATE: mentira! lembrei que coloquei 1 colher de chá de óleo de girassol! rs
 
Use para passar no pão e em receitas, como por exemplo, de cookies, trufas e docinhos.


 
Beijos e Ótima semana!

Com amor,
 
Monalisa Cavallaro

2 comentários:

  1. Eu queroo. Posso fazer com a sobra do leite vegetal de amendoim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda! Infelizmente nunca testei para te dizer ao certo como ficará. Se for tentar, será preciso secar o resíduo no forno e depois tentar bater. Beijos

      Excluir