Slider

domingo, 10 de janeiro de 2016

Cobertura de chocolate para cupcakes e bolos


Olá, queridos!

Primeiro post de 2016! Desejo muito amor, saúde e prosperidade, que cada um consiga aproveitar as oportunidades que são concedidas diariamente, que os pequenos detalhes façam a diferença na vida de vocês! :)
Esse ano estarei de volta ao blog, com os cursos e quem sabe, mais pra frente algumas mudanças poderão ocorrer.

Estive muito ausente do blog ano passado. 2015 foi o ano onde senti a necessidade de desacelerar e observar. Refletir. Pensar na vida.
Correr para quê? Correr para chegar aonde? Coincidência ou não, foi o ano da chegada dos 30, digamos que entrei em um processo de análise da vida. Tudo o que eu queria ontem hoje já não fazia mais sentido. Muito louco isso, né? Nossa, muita informação para processar.

Essa confusão de ideias fez com que eu sentisse vontade de me aprofundar espiritualmente. E através de encontros, indicações e surpresas da vida acordei no meio do Tantra, indo fazer retiro do Sagrado Feminino com mais 20 mulheres, compartilhando histórias, me abrindo para receber e oferecer ajuda, aprendendo a lidar com minha força (adormecida) de mulher. Foram 3 retiros no ano passado, um intensivão... cresci em 6 meses o que não tinha aprendido em 29 anos.
Conheci a meditação, a energia kundalini, Osho, o poder da gratidão... Uau, quantas possibilidades se abriram, quantas oportunidades.

Esse despertar teve um impacto substancial na minha saúde. Vamos conversar mais sobre isso daqui para frente, estou estudando para que eu possa dividir com vocês a experiência que tive da melhor maneira possível. Tenho certeza de que tudo isso aconteceu por um propósito.   

Desde que descobri a intolerância à lactose muitas coisas boas aconteceram e que certamente não teriam ocorrido caso não tivesse a intolerância. Primeiro, aprendi a me alimentar melhor, criei o blog e através dele fui um canal para ajudar muitas pessoas, surgiu o interesse de me aprofundar e cursei Nutrição, mudei de profissão, enfim... foi uma mudança e tanto. Com certeza eu tinha a necessidade de passar por isso, aprender, doar, dividir.
Pois bem, aprendi a lição e sou muito grata por isso.

Agora vamos para o próximo passo, um novo ciclo se inicia. Bem vindos a nova fase!

A primeira reflexão que deixo é: 

“Você tem medo dos alimentos?”
“Uma criação divina seria capaz de fazer mal?”

Quem sentir o coração tocado e desejar fazer parte dessa nova fase continue por perto, vamos nos falando... 


Cobertura (ou Ganache) de Chocolate para cupcakes e bolos 
Fonte: ligeiramente adaptado do delicioso "Presunto Vegetariano" da querida Paula Lumi.

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, ovos, glúten e soja. 

Ingredientes:
200g de chocolate em barra meio amargo* (usei zero lactose e glúten da Cacau Show)
3/4 xícara de chá de leite de coco
3 colheres de sopa de açúcar demerara
3 colheres de chá de ágar ágar (gelatina de algas, encontrada em lojas de produtos naturais)
1 colher de café de essência de baunilha (opcional - utilizei 1 colher de sopa de conhaque)

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho maria. Reserve.
Misture com um fouet o leite de coco, açúcar demerara, ágar ágar e essência de baunilha ou conhaque. Despeje essa mistura no chocolate derretido e mexa bem.
Para preparar faremos o banho maria invertido, então encha um recipiente até a metade com água gelada e pedras de gelo. Coloque o recipiente com o chocolate dentro do recipiente com gelo (cuidado para não cair água dentro). Mexa bem e vigorosamente com o fouet até o ganache endurecer e ficar no ponto de confeitar. Mantenha na geladeira. 

O cupcake foi um bolo formigueiro, uma massa básica de baunilha acrescentada de chocolate granulado. Voltarei com a receita. ;)

*Atenção na escolha do chocolate, em caso de alergia verifique com o fabricante se há presença de traços do alérgeno.


"Toda pessoa vem a este mundo com uma destinação específica - ela tem algo a cumprir, alguma mensagem tem que ser entregue, algum trabalho tem que ser realizado. Você não está aqui por acaso - há um motivo para você estar aqui. Há um objetivo a ser alcançado. O Todo pretende fazer algo pelo seu intermédio". Osho

Ótima semana!

Gratidão

Monalisa Cavallaro

12 comentários:

  1. Oi Monalisa,

    Feliz 2016! Que bacana saber de todo esse processo pelo qual você passou e ainda melhor saber que você está melhor consigo mesma depois dele. Com certeza todos viemos a esse mundo com um propósito e nossa passagem por aqui deve ser aproveitada (no sentido de melhorar o mundo um pouquinho, pelo menos). No ano passado senti falta dos posts do blog, pois adoro o diário de receitas sem lactose, mas fico realmente feliz em saber o quanto você evoluiu e se fez mais forte nesse período. Você é uma pessoa iluminada, com um coração lindo e merece muita alegria e paz! Que 2016 seja um sucesso...aguardarei ansiosamente novos posts, fiquei bem interessada em saber mais sobre tudo que você aprendeu!
    Grande abraço!!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Feliz 2016 para você também!
      Seu comentário iluminou meu coração, gratidão por sempre ter sido tão querida, sua presença constante aqui no blog sempre se fez de forma muito leve e amorosa. Que você sempre esteja cercada de alegria e pessoas do bem. Grande abraço! :)

      Excluir
  2. Essa cobertura dá pra cobrir qts cupcakes? Daria pra cobrir um bolo de 20cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonor! Tudo bem?
      Dá para cobrir generosamente 12 cupcakes grandes. Cobre tranquilamente um bolo de 20 cm sim.
      Eu fiz em mini cupcakes, cobri 26 e ainda sobrou um pouco.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Monalisa!
    Feliz 2016!! Eu também acredito que tudo na vida da gente tem um propósito e o seu está sendo realizado com muita sabedoria, dedicação e amor. Muito obrigada por compartilhar seus aprendizados, tantas coisas gostosas e nos ajudando nesse processo de inclusão alimentar para alérgicos e intolerantes. Tenho uma filha de três anos que é alérgica a leite de vaca, ovo, soja e mamão. Tenho aprendido muito com as alergias dela, tenho conhecido muitas coisas que jamais teria me interessado, mas enfim vamos fazer do limão uma deliciosa limonada e com sua ajuda ficará mais saborosa.
    Ah, também me interessei sobre esse seu processo de autoconhecimento, também estou estou nesse caminho! Obrigada por tudo!!! bjsssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora! Feliz 2016 para você e sua família! Eu que agradeço, gratidão pelo carinho! No decorrer dos posts vou dando mais detalhes, os contatos dos retiros e tudo mais. Grande beijo! <3

      Excluir
  4. Oi, Monalisa! Me identifiquei muito com seu post, mas minha "transição" aconteceu em 2014, chegando nos 30! Leio sempre seu blog (já até enviei receitinha, lá em 2012, rs) e hoje em dia, com a facilidade dos "likes", esquecemos a importância de um comentário para quem se dedica a escrever.... #shameonme! Já conhece a Java Chocolates? É um chocolate muito bom, srm glúten, leite (lactose, traços e caseina) e vão começar a vender barras para cozinhar! Experimente, vale muito a pena! Beijos e bom ano para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lica! Fico muito feliz de saber que você acompanha o blog por todo esse tempo :) <3 Ainda não conheço esse chocolate, vou procurar e com certeza, provar! Grata pela dica! Grande beijo

      Excluir
  5. Olá!
    Amo suas receitas e tenho seguido...Vc teria uma outra opção de chocolate culinário em barra sem leite?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mardes! Tem o Chocolife, Melken Unique 70%, Callebaut 70%, por exemplo. Beijos

      Excluir
  6. Amo o seu blog!
    Parabéns pela sua dedicação, q Deus continue lhe iluminando, bgd por compartilhar suas receitas maravilhosas com TDs nós, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Eva! Agradeço imensamente o carinho! Um abraço bem apertado e cheio de luz para você! :)

      Excluir